.jpg)
.jpg)
.jpg)
Há uns 2 anos a esta parte que sempre que há aniversários familiares, calha-me a mim levar o bolo. Mas nunca era eu a fazê-lo. Simplesmente passei a ficar encarregue de levar o bolo porque há uma pastelaria excelente aqui perto que confecciona o bolo preferido da minha familia: Bolo recheado e coberto com chantily, morangos e ananás. Geralmente era a nossa prenda, pois cada bolo destes custa +/- 30 euros (dependendo do peso).Mas eis que descubro a massa de cenoura e entretanto vou à Puratos ver duma forma, "tropeço" num produto exclusivo para pastelarias e encho-me de coragem! Compro o creme de chantily instantâneo e de repente consigo confeccionar uma imitação do bolo preferido da familia. Foi um sucesso!! E apesar do nervosismo no manuseamento da seringa de pasteleiro, até não me sai nada mal. Não sobrou migalha pra contar história. Eramos 10!
Quis fazer a "coisa" a preceito, dai que comprei o prato de cartão com naperon no Supermercado Continente (60 cênt), assim como as velinhas (12 = 1 euro) e a caixa de papelão na Papelaria Fernandes (60 cênt). E todos pensaram que o bolo era da tal pastelaria. Quando cortei o bolo, contei a verdade, pois este era laranjinha por dentro e o outro não.
O creme de chantily é super bom. Nada enjoativo. No ponto certo de açúcar. Nada gorduroso. De comer à colherada sem enjoar. Basta juntar o pó e a água (ou leite magro). Misturar na velocidade 2, e depois bater 4 minutos na velocidade 5. E voilá, 1 litro de chantily!! Depois de confeccionado deixei-o a refrigerar 1 hora. E antes de sair de casa para o almoço familiar, deixei o bolo no congelador durante outra hora. Foi uma manhã trabalhosa mas valeu a pena!

Parabéns, miúda! O bolinho está lindo de morrer, apetece tirar uma fatia (não estivesse ele já todo comido)!:)
ResponderEliminarParabens Rute pelo bolo lindo!
ResponderEliminarEsse tipo de bolo com chantilly e frutas é o preferido aqui tambem,nao falta nos aniversarios.
Parabens ficou mesmo a parecer os de pastelaria, e caseiro é muito melhor.
ResponderEliminarbjssss
Absolutamente fantástico, ninguem diria que era caseiro ficou lindo, quanto ao sabor só me resta imaginar.
ResponderEliminarBeijinhos
Pétáculo!! :))
ResponderEliminarNão conhecia esse chantilly, só aqueles de spray, que acho que não são grande coisa... Esses produtos só se encontram na loja ou há à venda noutros sítios? (Já cá faltava a perguntinha da praxe...)
bjs
Muitos parabéns! O bolo ficou magnífico :)
ResponderEliminarParabéns!
ResponderEliminarEstá fantástico. também deve estar delicioso.
Bjs
Muitos parabens e já anotei a ideia para amanhã ;-)
ResponderEliminarOlá a todas, obrigada pelos parabéns :)
ResponderEliminarQuanto à tua perguntinha Claudia, este chantily só se vende na Puratos. Que não tem loja. Eu fui à empresa que há em Sintra, pois tenho lá um cliente no mesmo parque industrial.
A quantidade minima é saca de 5 kilos. E para cada litro de água (ou leite) utilizas 650 gr de produto. No entanto, agora que já experimentei, vou passar a fazer só metade da dose para cada bolo.
Aventurei-me a comprar pois vou ter muitos aniversários de seguida. Agora foi o meu, daqui a 15 dias é o da minha filha e por aí fora até Abril. O prazo de duração da saca é de 6 meses depois de aberto.
Custa 29 euros (com iva incluido). Fica a 3,82 euros cada litro de chantilly. Mas para um bolo só precisas de 0,5 l dai que fica a 1,91 euros (c/bolo).
Este não tem nada a ver com aquele chantilly já pronto em spray. Esse é uma droga. Este é uma delicia!! Até a lavar a loiça se nota que não tem demasiada gordura.
Beijinhos e até daqui a nada.
Já tenho o dia preto despachado, só me falta publicar. Já volto!
Parabéns ...agora oficialmente (eh ehe eh). O teu chantilly despertou-me a curiosidade. Normalmente utilizo chantilly de soja da SOYATOO. Estou em pulgas para ver a tua participação.
ResponderEliminarMuitos beijinhos !
Parabén para ti também!!!
ResponderEliminarO bolo ficou magnifico!!
Bjocas
Mulher, ainda montas uma pastelaria! :)
ResponderEliminarE das boas. :)
Quando precisar de um bolo de aniversário, já sei que é só encomendar à Dona Rute. :)
Parabéns.
O bolo ficou maravilhoso!
ResponderEliminarEsse chantily é mesmo práctico!
Beijinho.
Parabéns, Rute!
ResponderEliminarCom um pouco de atraso, mas mais vale tarde que nunca...
Chegámos ontem, mas já não fui à net... o fim-de-semana soube muito bem, lá em Peniche!
Muitos beijinhos, temos que combinar um encontro... ;)
Isabel
Ontem não fui á net... não consegui e agora fiquei duplamente triste:(
ResponderEliminarAtrasada mas um beijo grande de PARABÉNS!!!!
Por ti e pelo magnifico bolo!
PARABÉNS !!!
Este bolo parece mesmo de compra. E deve ser saboroso...
ResponderEliminarParabens pela coragem e pela experiencia ter corrido a 100%. Acho que ja nao vale a pena ir a padaria comprar o bolo.
Jocas
Parabéns ao aniversariante, e a ti também por este bolo tão bem conseguido! Estás contratada para trazer o bolo no meu aniversário ahahaha. Beijinhos
ResponderEliminarRute,
ResponderEliminarNinguém diz que não é de pastelaria, ficou perfeito e decerto muito melhor.
Continua que estás no bom caminho ;)
Bjs
Moira
Muitos Parabéns!
ResponderEliminarMesmo atrasada quero felicitar-te pelo o teu aniversário, quando vi a foto achei que era um bolo de pastelaria, está perfeito.
Bjs
Obrigada a todas pelos parabéns.
ResponderEliminarEntretanto achei importante colocar aqui a composição do chantilly instantâneo:
Açúcar
Xarope de Glucose
Gordura Vegetal Hidrogenada
Amido Modificado
Emulsinantes (E472a,E471)
Proteínas Lácteas
Estabilizantes (E460i,E401,E412)
Sal e Aromatizantes
Contém produtos à base de cereais com gluten, amendoim, soja e sésamo.
Agora...o que são os Es apresentados:
E471 e E472a - Mono e diglicéridos de ácidos gordos e seus ésteres
E401 - Ácido alginico e sais
E412 - Goma de guar
E460i - Celulose e derivados
Não fiquei muito contente com esta descoberta mas...se comprar o bolo como ainda mais Es do que estes, pois geralmente a massa de bolo das pastelarias também é instantânea :(
Olá Rute,
ResponderEliminarEsta minha pequena paragem pela blogosfera fez com que perdesse o dia preto... e eu que até gosto dessa cor.
Já tinha passado por aqui e visto o bolo, mas não li os comentários e burra não associei a coisa!
Mas como tenho como filosofia de vida "mais vale tarde... que nunca" envio-te um beijinho e um grande abraço de PARABÉNS.
Eu tb devo ser um grande calhau com olhos, pensava que este bolo de aniversário era para algum familiar, e não porque tu fazias anos...o post está feito com um subtileza..hehe.
ResponderEliminarMais uma vez parabéns.
bjjjjjjjjj
Rute só agora é que vi não te dei os PARABÉNS. Desculpa, o ditado é velho mas muito sábio mais vale tarde que nunca. Um bejinho e muitas felicidades
ResponderEliminar