07 outubro 2009

TIJOLOS FÔFOS E DOCES DE CENOURA

Desde Domingo que estou loucamente apaixonada por este bolo! Fomos a uma reunião de amigos no fim-de-semana e como todas as raparigas tinham bimbys toca de "Exchange Recipes"!

É super fácil, super rápido, hiper fofinho e +/- saudável :)

Já depois de ter comigo a receita, descobri no fórum bimby o
Bolo de Cenoura Divinal da Gisa que tem tido muito sucesso, conta actualmente com 60 páginas comentadas! Suponho que a Gisa seja a merecedora dos direitos de autor :)
Entre a receita que me deram e a da Gisa encontro algumas diferenças, e ainda assim, dei-lhe o meu toque pessoal. Ora vejam lá:
INGREDIENTES:
  • 4 a 5 Cenouras cruas médias;
  • 4 ovos M;
  • 1 cháv e meia de açúcar;
  • 1 cháv e meia de farinha trigo;
  • 1/2 cháv de amido de milho (farinha maisena);
  • 1 colher (sopa) de fermento Royal;
  • 1/2 chávena de óleo de amendoim;
  • 5 bagas de cardamomo (apenas as sementes do interior).
CONFECÇÃO:
Ralar as cenouras na velocidade 4, durante uns segundos, até deixar de fazer barulho.
Juntar os restantes ingredientes, programar 4 minutos, velocidade 4.
Ao fim de 3 minutos, abrir a máquina, empurrar restos de farinha que estejam na lateral, fechar e colocar na velocidade espiga o resto do tempo.
Pulverizar um tabuleiro com óleo e levar ao forno pré-aquecido, durante 30/40 minutos, a 180º.
Espetar palito para verificar que está cozido por dentro, deixar arrefecer, virar o tabuleiro e cortar aos cubos.

17 comentários:

  1. Rute, eu já fiz o bolo de cenoura divinal da Gisa, e é realmente divinal.A tua versão parece-me igualmente divinal

    Bjs

    P.s Já fiz os brigadeiros de okara, para a semna publico.

    ResponderEliminar
  2. Não me importava nada de levar com um tijolo desses em cima :)

    ResponderEliminar
  3. Tem gente que ainda gosta de cobertura de chocolate, mas acho que quanto menos meleca, melhor!!
    Estão com uma cara ótima!

    ResponderEliminar
  4. Oi...estou de volta e voltando pra visitar vc e ver esta delicia...

    Adorei perfeito!

    bjssssssssss

    ResponderEliminar
  5. Só pelo aspecto já fiquei a salivar!
    Delícioso, a fazer brevemente!
    Beijinhos grandes.

    ResponderEliminar
  6. Então e aqui para as caretas que não têm Bimby, diz-me lá: a cenoura ralada tem que ficar muito fininha, assim mais tipo sumo (como sai da picadora 1-2-3, por exemplo), ou é mais sólida (como a ralada no ralador manual)? Obrigada!

    ResponderEliminar
  7. Rute, pelo título pensei que os quadradinhos tivessem ficado duros (como os tijolos, lol), mas peracem-me muito fofinhos...
    A cor é bem convidativa! hehehe:)

    ResponderEliminar
  8. ena lá!! só espero que esses não partam os desntinho eheheh
    adorei miga!! a côr ficou tao bonita e viva!! devem ser uma delicia e hiper fofinhos!! beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Eh eh eh são tijolos fofinhos! Mary e Sónia não se preocupem que eles não partem os dentinhos!!

    Pequete, arrisco a dar-te o seguinte conselho. Picas a cenoura no 1-2-3. Até ficar "miudinha". Depois juntas todos os ingredientes numa liquidificadora, deixas a liquidificar durante 4 minutos. E deve resultar. A medida chávena é a de chá.

    Bruna, bem vinda ao meu espaço. Eu sou como você, também gosto de bolo simples sem cobertura. Deste modo é óptimo para as crianças levarem para o lanche da escola.

    Beijinhos a todas e não percam o que vem a seguir... (surpresa!)

    ResponderEliminar
  10. Mulher, que aspecto fofinhoooo!!!

    Confesso que ja deitei o olho aos verdes hehehe

    ResponderEliminar
  11. Este bolo é mesmo um sucesso absoluto de público e crítica!

    Eu tb já fiz com cenoura, abóbora, curgete... sempre divinal!!

    Se precisares de uma arquitecta para dar ajuda com as paredes de tijolo, estou À disposição! :) :) :)

    ResponderEliminar
  12. Sem duvida um sucesso!
    Já o fiz e conheço a autora;)
    Beijos

    ResponderEliminar
  13. Estão bem fofinhos, já fiz e adorei.
    Bjs

    ResponderEliminar
  14. Esta receita vai ser a próxima a entrar no meu forno!! Bolo de cenoura é dos meus preferidos, então com calda de chocolate!!!

    ResponderEliminar