09 outubro 2009

TIJOLOS FÔFOS E DOCES DE BETERRABA

Sempre quis ter uma casa com paredes às cores :) Mas a 3ªparede não saiu tal e qual como idealizada. Os tijolos não têm todas as faces da mesma cor. Vou ter de reclamar na Olaria!
No entanto, o sabor é extraordinário. Adorei a variação de beterraba. Tão bom ou melhor do que o de cenoura. Palavrinha de honra!
INGREDIENTES:
  • 330 gr de beterraba crúa descascada;
  • 4 ovos M;
  • 1 cháv e meia de açúcar;
  • 1 cháv e meia de farinha de trigo;
  • 1/2 cháv de amido de milho (farinha maisena);
  • 1 colher (sopa) de fermento Royal;
  • 1/2 cháv de óleo de amendoim;
  • Raspa de 1 limão;
  • Sumo de 1/2 limão.
CONFECÇÃO:
Picar a beterraba na velocidade 4, por uns segundos até deixar de ouvir barulho.
Juntar os restantes ingredientes à excepção do sumo e raspa do limão. Programar 4 minutos, velocidade 4.
Enquanto a bimby trabalha, juntar o sumo e a raspa pelo bucal. Ao fim de 3 minutos abrir o copo da bimby, empurrar restos da farinha que estejam na lateral, fechar e programar velocidade espiga durante o resto do tempo.
Pulverizar um tabuleiro com óleo, levar a cozer em forno pré-aquecido, durante 30/40 minutos, a 180º. Espetar um palito para verificar se cozeu por completo. Esperar que arrefeça para desenformar e cortar em quadrados.

19 comentários:

  1. A cor é linda, assim como o pão desse legume!
    Qual será o próximo tijolinho? Acho que você já usou as principais opções...

    ResponderEliminar
  2. Que pena Rute! Mas se está bom de sabor é o que interessa!
    Olha, eu andava de olho numa receita que vi com beterraba em que o bolo fica com uma cor magnifica!
    Se quiséres testar, fica o endereço:
    http://www.chefwanabe.com/2009/08/31/beetroot-cake/

    Beijinho.

    ResponderEliminar
  3. Rute, gosto tanto de bolo de cenoura, que fico pensando se partilharia da mesma opinião que você quanto a ser superado por esse...
    Mas a beterraba é um legume maravilhoso, que comi em pão, não em bolo.
    Seus tijolinhos ficaram muito fofos.
    Bjs.

    ResponderEliminar
  4. Beterraba ou cenoura...eu fico com os dois...hehehehhehe

    bjssssssssssss

    ResponderEliminar
  5. Pronto e agora vem para aqui dizer me que este sabor é extraordinario! E uma pessoa tem que decidir qual por na lista dos afazeres!! Se nao em vez de engordar... rebolo mesmo!!!

    Desculpa, nao tenho tido muito tempo para andar pelos blogues, vale-me andar com algumas receitas guardadas em rascunho!! Ve la que sao 5:30 da manha, acabei de chegar do trabalho... voltei ao trabalho a noite... Ou seja, de dia numeros, dps tenis, e aos fins de semana bar :S aiaia, quero enriquecer!!

    ResponderEliminar
  6. Difícil é escolher qual vou fazer primeiro. :)))
    Bjs

    ResponderEliminar
  7. Mas que olaria tão atarefada, fico á espera de tijolos de mais cores.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Meu Deus do céu! Mais esses tijolinhos fofos estão de matar! Simplesmente maravilhosos! Lindos, lindos e lindos! Amei! Parabéns

    ResponderEliminar
  9. Se afirmas tão veemente que é melhor que o de cenoura, quando fizer escolho a beterraba...:9

    ResponderEliminar
  10. Querida Rute, ando maravilhada com as tuas construções, sempre a surpreender-nos. Espinafres, beterraba, vou experimentar pois a minha versão era com agriões e como tu dizes e bem, não sabe a sopa nem a quiche.Excelentes sugestões, parabéns pela tua arte.
    Beijinhos e bfs.
    Susana

    ResponderEliminar
  11. Só experimentando, mas a cor não ficou muito marcada! Será que amanhã sai tijolo preto?

    ResponderEliminar
  12. Fantástico!!

    Qual será a póxima cor dos teus tijolos?
    ;)


    Bjocas

    ResponderEliminar
  13. OLÁ RUTE...
    ADOREI A IDEIA DOS TIJOLOS... SÓ ME FAZ LEMBRAR A HISTORIA DA CASA DE CHOCOLATE...

    ResponderEliminar
  14. Minha Rute Veggie, afinal hoje o dia de negro não tem nada! :)
    Logo já falamos melhor, então...um dia muito feliz para ti!****

    ResponderEliminar
  15. Não me digas que se seguem os pretos......;))
    Supercoloridos e fofos estes cubos.

    ResponderEliminar
  16. Adorei as diversas produções de tijolos, quase que dava para fazer uma casinha hehehe
    Este de beterraba, se tivesse usado a beterraba cozida era capaz de ficar mais vermelhinho. Mas ficaram todos muito bons e originais. Assim ainda podes criar um bolo arco-iris sem usar corantes, já pensaste nisso?
    Beijocas
    Moira

    ResponderEliminar
  17. Ficaram todos fantásticos, para mim pode ser um de cada.
    Bjs

    ResponderEliminar
  18. Olá, Rute, hoje eu não saio daqui!Acho que vou fazer este bolo para a minha filhota para ver se perde a mania do chocolate, já estou enjoada de fazer bolos de chocolate, que às vezes engano com a alfarroba...e ela nem nota, que feio enganar as criancinhas, mas acho que é para o bem delas...Este bolo, se eu falar que é de morango ela come...será que vou para o inferno?Dizem que de boas intenções...
    Shau! Beijocas!

    ResponderEliminar
  19. Ai vais para o inferno vais!!
    E porque não fazes de morango?
    De certeza que também dá.
    Só tens de substituir metade da beterraba por morango. Experimenta!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar