08 outubro 2009

TIJOLOS FÔFOS E DOCES DE ESPINAFRE

Este blog está a ser emparedado de tijolos fôfos e doces, coloridos :) Depois do sucesso dos de cenoura, tive de inventar, não é verdade?

Na minha memória guardava ainda o
Dia Verde da Suzi R e como tenho cá um canteiro de espinafres na horta de varanda, foi só somar ideias e substituir ingredientes.
E... realmente sabe a bolo!! Não sabe a sopa, nem a quiche. A cor verde natural, sem corantes nem conservantes, alegra o olho e faz sorrir o estômago :)
INGREDIENTES:
  • 210 gr de folhas de espinafres (+/- 4 chávenas);
  • 4 ovos M;
  • 1 cháv e meia de açúcar;
  • 1 cháv e meia de farinha trigo;
  • 1/2 cháv de amido de milho (farinha maisena);
  • 1 colher (sopa) de fermento Royal;
  • 1/2 cháv de óleo de amendoim;
  • 1/2 colher (café) de erva doce;
  • 1 colher (chá) de canela.
CONFECÇÃO:
Picar as folhas de espinafres na velocidade 4, por uns segundos, até deixar de ouvir barulho.
Juntar os restantes ingredientes, programar 4 minutos, velocidade 4.
Ao fim de 3 minutos, abrir a máquina, empurrar os restos da farinha que estejam na lateral, fechar e colocar na velocidade espiga o resto do tempo.
Pulverizar um tabuleiro com óleo e levar ao forno pré-aquecido, durante 30/40 minutos, a 180º.
Espetar palito para verificar que está cozido por dentro, deixar arrefecer, virar o tabuleiro e cortar aos cubos.

21 comentários:

  1. Com erva doce e canela aposto que é bom! E saudavél...e giro...e fácil...e podes trazer! :)

    ResponderEliminar
  2. Realmente estes paes ficaram optimos!!! vou começar a fazer a massa na mfp e cozinha-los no forno
    beijinhos grandes linda!!

    ResponderEliminar
  3. lool...comentei os teus paes na foto errada...Dahhhh!! Bem, estou a ver que abriste uma cerâmica multicolor!! que lindos os teu quadradinhos!! adorei, sao super giros para festas!! beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Olha ficaram com uma bonita cor!!!

    Bjocas

    ResponderEliminar
  5. Uau! Ficou com uma cor muito bonita! E assim comemos os espinafres todos! Se bem que também os adoro só cozidos!
    Os de cenoura também estão um encanto!
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  6. Adorei estes! Vou experimentar esta ideia excelente.Parece tão fôfo...
    bjs

    ResponderEliminar
  7. Assim de certeza que não há miudo que resista a comer os espinafres todos lol.
    Beijinhos e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  8. Ora aí está... matcha para quê? Esse verde ainda é mais bonito :) Pena não ter um canteiro com espinafres. Tentei semear agriões mas também não deu nada! Acho que também funcionam bem para a cor verdinha. Ora sai um tijolo amarelo e um verdinho faxavor :)

    ResponderEliminar
  9. Rute, só podia esperar de ti uma invensão para os tijolos.Espinafres, canela e erva doce, deve estar bom!

    Acreditas que ainda não provei os brigadeiros de okara!!???Só os fiz ontem e tinha andado a comer umas bolachas, estava cheia.Mas hoje não escapam.
    Bjs

    ResponderEliminar
  10. Mas me diz uma coisa sabe mesmo a espinafre?? e fica bem como doce ? fiquei super impressionado com a apresentação e com o uso de sabores mas não consigo imaginar como doce ainda ...talvez tenha de o fazer e comer para ver. jinhos doces xxx Rico Receitas

    ResponderEliminar
  11. Olá a todos!

    Ricardo, não, não sabe a espinafre. Sabe a bolo normal. A queque de pastelaria, digamos que...

    Fica muito bem como doce. Expecialmente para conseguir a cor verde que até agora deu-me imensas dores de cabeça pois não encontrava matcha em lado nenhum.

    Já não preciso de matcha! Basta-me juntar espinafre à massa de bolo e voilá, obtenho uma cor verde natural (sem corantes!!). Não é o máximo!?

    Bjinhos a todos!!

    ResponderEliminar
  12. Muito nices! Por acaso já tinha comido bolo de espinafres e concordo contigo, não sabe nada a espinafres sabem a queques muito bons!

    Muitos beijinhos, boas pesquisas e invenções... e quero ver como é que vai ficar esse bolo de aniversário! (não dou os parabéns adiantados, dou depois... ;) )

    Isabel

    ResponderEliminar
  13. Cor espectacular, e têm um aspecto bem fofinho.
    bjsss

    ResponderEliminar
  14. Que espectáculo! Isto com tanto tijolo mais parece uma versão saudável da "Casinha de Chocolate" :)

    Olha que bela ideia, já arranjaste o teu próprio matcha :))

    Para mim pode ser um de cada, mas acho que prefiro os de cenoura (preconceituosa....)

    bjs

    ResponderEliminar
  15. Olá às 3 meninas que vieram por último :) Isabel, Abelhinha e Claudia M.

    Por falar em casinha de chocolate... ainda me falta uma parede e um telhado. A 3ª parede acabei de publicar, é de beterraba!

    Já estou a imaginar um teatrinho... com os habitantes da casa às dentadas às paredes :P

    ResponderEliminar
  16. Quanta criatividade... hehehehehe... muito boa a ideia!

    bjsssssssssss

    ResponderEliminar
  17. Já tinha visto um bolo verde, mas era de agrião. Deve ser bom também, por que não?
    Bom final de semana!

    ResponderEliminar
  18. Estes aguçam a minha curiosidade heheheh, lindos!!!

    Realmente, vamos competir?? quem engorda mais hahaha, olha que... sou boa a comer hã!

    Adorei a ideia deste bolo... e parece cada vez mais fofinhoooo!

    ResponderEliminar
  19. E venham mais 3! Bom dia Anita, Gina e Verdinha.

    Anita, minha criatividade tem de rebentar por algum lado. Como a profissão que tenho é super monotona, vingo-me na culinária. By the way, sou contabilista ou em brasileiro: Contador.

    Gina, também estou curiosa em relação ao bolo de agrião mas tenho receio que o travo do agrião seja demasiado notório no bolo. Este aqui de espinafre, é bem soft.

    Verdinha, a trabalhar todas essas horas por dia (e por noite) é impossivel engordares!

    Ainda em relação aos tijolos verdes, comi hoje, torrados com manteiga e ficam...hum...O meu marido diz que uma dentada deste bolo com manteiga e uma golada de café, fica-se com o gosto do bolo de bolacha :) delicioso!!

    ResponderEliminar
  20. Rute,realmente estes paes ficaram optimos!!!Quanta criatividade...
    Bom final de semana!

    ResponderEliminar