30 outubro 2009

BOLACHAS TOSCAS DE ALFARROBA E CAJÚ

Estas bolachinhas toscas são do melhor que há, excelentes para enganar os putos que julgam que estão a comer bolachas de chocolate sem o serem.

Fizemos-as ontem ao fim do dia. Hoje a Carolina levou uma caixa para a escola e esteve a distribuir pelos colegas da sala. Sei porque estive lá na hora do lanche da manhã a prestar uns serviços informáticos ao computador da sala. Eu já envio sempre mais do que ela consegue comer pois adora obrigar os outros a provarem o que a mãe Rute faz :))

INGREDIENTES:

1 Ovo;
125 gr manteiga vegetal planta;
125 gr açúcar integral de cana;
pitada de sal fino;
220 gr farinha trigo T65;
100 gr farinha alfarroba;
1 colher (sopa) canela;
1 colher (chá) fermento Royal;
Cajús crús partidos ao meio.

CONFECÇÃO:

No copo da bimby coloque o ovo inteiro, a manteiga aos pedaços, o açúcar integral, e o sal fino. Programe 30 segundos, velocidade 2 e 1/2.

De seguida junte as farinha (trigo e alfarroba), o fermento e a canela. Programe 15 segundos, velocidade 6.

Retire para um refratário, molde bolinhas no tamanho de brigadeiros. Num tapete de silicone espalme as bolinhas com a palma da mão, decore com metades de cajú crú e leve ao forno quente a 200º.

Inicialmente pensei colocar a massa no dispara-biscoitos mas estáva grossa demais. Por isso optei por fazer este formato tosco.

A receita base é a que utilizei nos
Corações de mousse solares simplesmente nesses usei chocolate e aqui substitui por alfarroba.

21 comentários:

  1. Essas bolachinhas é o que se chama um engana meninos...
    Achei uma óptima ideia e devem de ser uma delicia.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Até eu as comia a pensar q eram de chocolate HEHEHE

    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Se existem coisas que eu gosto de comer por comer, sao bolachas, sou uma verdadeira fa delas. E esta tua receita ja esta debaixo de olho. Optima sugestao.

    Bjs

    ResponderEliminar
  4. São bem saudáveis. Enganam bem, eu costumo fazer bolo de chocolate e substituo por alfarroba e todos gostam.
    Bjs

    ResponderEliminar
  5. Toscas só de nome, porque pelos ingredientes devem ser deliciosas.
    Faz ela muito bem em ter orgulho nos petiscos saudáveis que a mãe lhe prepara! :)

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  6. Adorei! Ainda por cima na Bimby..
    Vou enviar-te um mail.
    bjss

    ResponderEliminar
  7. aMEI ESTE BLOG, PENA NÃO DAR PARA SER SERGUIDORA, MAS VOU VOLTAR...
    jNIHOS FOFOS

    ResponderEliminar
  8. Também deve ficar bom com amendoim não? Tenho alfarroba para usar e estas bolachinhas têm muito bom aspecto :)

    ResponderEliminar
  9. Achei uma óptima ideia e devem de ser uma delicia.
    Optima sugestao:)
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  10. Adorei seu blog... vou passar a segui-lo. Também tenho um blog de receitas "caseiras", mas sou péssimo em doce, tenho mais de salgados.
    Se quiser visitá-lo vá em: http://receitasdonego.blogspot.com

    ResponderEliminar
  11. Rute, mesmo tortas desapareciam enquanto o diabo esfrega um olho!:)
    E com caju deve fica bem interessantes...

    ResponderEliminar
  12. Toscas?!!?? nada disso são sem deliciosas.Gostei dos cajus em cima, eh!eh! ;)

    Bjs

    ResponderEliminar
  13. Tosca sou eu que fico aqui a olhar sem comer nada...
    Ficaram lindas com o pormenor dos cajus. A fazer na próxima fornada de bolachas.
    Bjs

    ResponderEliminar
  14. Coitados dos colegas da Carolina, serem obrigados a comer o que tu fazes... :)))
    Agora a sério, até eu queria provar, têm mesmo bom aspecto, e realmente parece chocolate.

    bjs

    ResponderEliminar
  15. Ahhh maravilha!! Que já tenho a minha farinha de alfarroba lalalal :D

    ResponderEliminar
  16. Ahhh maravilha!! Que já tenho a minha farinha de alfarroba lalalal :D

    ResponderEliminar
  17. Ai que fofo sua filha! Queria estar na sala dela! Hauhauha... Ficaram lindas as bolachinhas! Bjinhos

    ResponderEliminar
  18. Pois, ainda não chegou a encomenda, logo quando chegar a casa já confirmo...beijókas:)

    ResponderEliminar
  19. A alfarroba é um dos meus ingredientes favoritos.
    Excelentes bolachinhas x

    ResponderEliminar