13 novembro 2009

CANELONES GOURMET DE RICOTA E ESPINAFRE

São poucas as imagens e as palavras para descrever os canelones gourmet...

Quando descobri esta preciosidade no blog da
Sandra G. jamais poderia imaginar (em tempo algum!) o prazer que iria sentir, ao degustar uns canelones tão suaves e delicados. Quem prova canelones de espinafre e ricota, nunca mais irá ter vontade de comer os tradicionais de carne, molho de tomate e bechamel.

Porém, não há nada como, comer com os olhos ao mesmo tempo que se come com a boca e para embelezar o prato lembrei do dia vermelho da
Gina, esta flôr de tomate que eu havia jurado, a mim mesma, reproduzir. O tempo foi passando e quase que esquecia de cumprir o prometido. Quem quiser ver o passo a passo do corte do tomate, basta clickar no link do nome.

E foi assim que finalmente dei uso à máquina manual de estender massa fresca. Com tanta ferramenta de cozinha tem alturas em que as pobrezinhas ficam guardadas em cima do armário meses sem fim. Lamentavelmente, a falta de tempo é inimiga do home made.

INGREDIENTES da massa fresca:

200 gr farinha trigo T65;
2 ovos;
1 colher (chá) de azeite;
1 pitada de sal;
sumo de beterraba q.b.

INGREDIENTES dos canelones (para 2 pessoas):

8 placas de massa fresca;
Azeite q.b.;
200 gr folhas de espinafre frescas;
3 dentes de alho picado;
1 embalagem de queijo ricota fresco;
8 metades de nozes partidas miúdo;
1 cebola média;
2 tomates médios;
Vinho de Kéfir e Uva-passa (ou outro vinho branco);
Pitada de sal e de açúcar fino;
1 pacote natas de aveia;
Manjericão em folha;
1 tomate rijo para decorar.


CONFECÇÃO da massa fresca:

Antes de começar a explicar, devo informar que eu dupliquei a receita. Ou seja, fiz 400 gr com 4 ovos, porque pretendo fazer outros pratos de massa fresca e a massa aguenta muito bem no frigorifico um ou dois dias.

No copo da bimby juntar os ovos, a farinha, o azeite e o sal. Triturar 15 segundos, velocidade 6. E de seguida, programar 4 minutos na velocidade Espiga. Enquanto amassa na vel Espiga vá deitando um pouco de sumo de beterraba (utilizei sumo de compra, beterraba com limão) e compensando com um pouco de farinha pelo bocal da tampa (processo molha/enxuga).

Também pode confeccionar a massa pelo processo manual. Sempre fiz massa fresca, mesmo antes de ter bimby e de ter máquina de esticar. Basta amassar com as mãos e esticar com o rolo.

Terminado o tempo de amassar, guarde a massa envolta em farinha branca, embrulhada em papel vegetal, no frigorifico, num minimo de 2 horas (mas pode ser mais tempo). Depois deste tempo é só esticar e cortar as placas à medida.

CONFECÇÃO dos canelones:

Num tacho faça um refogado de azeite, cebola, tomate e vinho. Deixe apurar, tempere de sal e pitada de açúcar para cortar acidez do tomate. Triture com a liquidificadora manual. Junte as natas de aveia e algumas folhas de manjericão. Corrija sal (mas não exagere). Volte a triturar. Reserve.

Enquanto isto, numa frigideira anti-aderente, dei-te o azeite, as folhas de espinafre cruas. Deixe murchar enquanto mexe. Adicione o alho picado. Cozinhe só até amolecerem todas. Deixe as folhas all dente. Junte as nozes partidas pouco antes de desligar. Quando estiver morno junte o queijo ricota (é idêntico ao requeijão).

Por fim, recheie as placas de massa com o preparado de ricota. Disponha num tabuleiro e cubra com o liquido de natas e tomatada. Leve ao forno a 250º graus. Na fase final ligue o grill para gratinar.

Assim que ligar o grill, prepare a decoração de tomate e folhas de manjericão.

ARTIGOS RELACIONADOS:

Fettuccine caseiro de Farinha de Milho

31 comentários:

  1. Rute, estou tão contente por teres gostado, eu fiquei fã desses canellones, são realmente uma delicia.Essa flor de tomate fica linda em cima dos canellones.Obrigado pelas fotos que estão belissímas, pois a minha não dava para perceber o quanto Gourmet fica. ;) :)

    Beijinhos grandes

    ResponderEliminar
  2. Ficou um prato bem bonito. A cor das folhas de lasanha ficou linda e o toque com a flor de tomate foi perfeito.

    Já estive para comprar uma máquina para trabalhar a massa como a que tens na foto, mas as que vejo são tão pequenas, pelo menos a meu ver,devem ter uns 25-30 cm. De que tamanho é a tua?

    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Sandra G.,
    ainda bem que te pude retribuir alguma alegria. Já me deste tantas alegrias com a reprodução de receitas minhas. Adorei esta troca de galhardetes.

    Quanto às fotos tenho de te ensinar a melhorá-las. Mas o importante é disparar montes de fotos, de cima, de lado, de perfil, de baixo, sei lá mais o quê! E depois é melhorar-lhes a luz e a cor já no pc.

    Cacahuete,

    Sim, julgo que a minha máquina tem mais ou menos essa medida, 25 a 30 cm. Parece pequena mas não é. No entanto sei que há 2 tamanhos.

    Eu adoro a minha mas uso-a raras vezes por falta de tempo. E talvez porque andava distraida com outros utensilios de cozinha. Parece-me que esta receita da Sandra G. vai dar muitos frutos. A máquina vai fartar-se de trabalhar.

    ResponderEliminar
  4. realmente têm um aspecto delicioso!!! eu adoro canelones!!! beijo grande

    ResponderEliminar
  5. Parabens têm um aspecto delicioso, eu gostaria de certeza, o resto do pessoal é que é mais complicado.
    A flor está linda.
    bjsss

    ResponderEliminar
  6. Rute adorei a tua versão pink dos canellonis...muito sofisticada e o tomate "en rose" 5 estrelas

    Bjs

    ResponderEliminar
  7. Amiguinhas,

    não se fiquem pelo ver, façam também pois são uns canelones especiais.

    Sónia, o teu chef ia gostar de certeza. Atrevam-se a confeccionar. Com ajuda é mais fácil.

    Abelhinha, experimenta fazer só para ti. Juro que não te vais arrepender. E aposto que depois os teus homens (pai e filho) vão atrás de ti roubar-te o prato.

    Borboleta e eu gostei muito do teu comentário :)) Versão pink e e tomate "en rose". Trés bien!

    ResponderEliminar
  8. Adoro comida Italiana, dai o nome do meu blog , e esses canelones estão com um ar apetitoso.
    Também tenho uma maquineta dessas no armário a ver se um destes dias ponho a mão na massa.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Adorei esses canelones!!!
    e essa cor ficou perfeita, bem diferente dos que costumamos a ver :)

    Bjocas

    ResponderEliminar
  10. Olá Rute
    Ficaram belissimos!Já experimentei em recheio de raviolis,mas assim ainda é masi facil!
    Bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  11. SushiB. agora é que está mesmo tudo explicado. Primeiro explicaste-me o porquê do teu nick, agora explicaste o porquê do "La pasta". Vá, toca a fazer justiça ao nome do blog. Apresenta-nos uma magnifica pasta! Tira a máquina do armário! Eh eh eh venha de lá a festa da pasta italiana na blogoesfera :)

    Isa, tu, tal e qual como eu, és uma apaixonada pela cor dos alimentos. Ainda não esqueci a sopinha azul que publicaste ;) Viva o arco-iris culinário.

    Canela, até parece que estás a adivinhar... em breve vou fazer uns raviolis mas não de espinafre. São de outra coisa, humm, suspense!!!

    Bom fim de semana a todas/os.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  12. Bem, esta mulher é o máximo!
    Os teus caneles estão fantásticos, e a decoração nem se fala, está linda.
    Parabéns

    ResponderEliminar
  13. Muito fashion esses canudos :)
    Quero uma maquineta dessas!!! Deve ser muito fixe fazer massa caseira. Esse recheio também deve ser uma delícia :)

    ResponderEliminar
  14. Rute, massa fresca é mil vezes superior à massa seca, mas poucas vezes a fiz. Cheguei a comprar um cilindro para abrir massa, não gostei e devolvi. Tendo os aparelhos a gente se anima bem mais. Da próxima vez que for comprar um, vou escolher bem.
    Ainda hoje fiz uma torta, abrindo a massa com rolo, mas o cotovelo sente, pois tenho epicondilite, também chamada cotovelo de tenista. Se ao menos tivesse adquirido jogando tênis, seria bom...rsrs!
    Seu canelone ficou "show de bola". E não é que você fez a flor de tomate? Fico feliz que a flor contribuiu para aumentar o charme do seu prato.
    Beijinhos, querida!

    ResponderEliminar
  15. Isabel, sempre que vens cá é uma carrada de elogios :)) Brigada :)) Vê lá se publicas alguma coisa que é para eu também te elogiar. Até porque tu és uma excelente cozinheira.

    Ameixinha, esquece lá a máquina. Faz a massa fresca à la "pata"! Desde os meus 16 anos que faço massa fresca e nessa altura amassava com as mãos e estendia com o rolo. Portanto, não gastes dinheiro em máquinas. Não te esqueças que estás a juntar para a fôrma do pão, certo!?

    Gina, assim sendo, com cotovelo de tenista é preferivel comprar máquina electrica, pois esta aqui é manual, tem de dar à manivela. Viu como ficou lindona minha flôr de tomate??? Dei pulos de contente quando terminei. Pensei que fosse bem mais dificil, mas não, suas instruções são precisas. Foi fácil!!

    Beijinhos pessoal.

    ResponderEliminar
  16. Rute, ficou um prato bem bonito e a decoração nem se fala, está linda.
    Bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  17. Amiga, está tudo liiindo!!
    Os canelones sei que são fantásticos porque faço muito cá me casa, aliás, tenho uma versão lasanha pronta a publicar. :)
    Surpreende-me que tu, sendo vegetariana, nunca tivesses feito!

    A flor de tomate está perfeita!
    E a massa cor de rosa com o sumo da beterraba bem que valeu teres ido tirar as teias de aranha à maquineta.

    Parabéns! :)

    ResponderEliminar
  18. Boa tarde Rute, eu sei sim amiga sobre o cozimento dos legumes, que a maioria dos nutrientes ficam no caldo do cozimento! Mesmo assim obrigada pela preocupação! Costumo comer muita sopa, com muitos legumes dai o caldo fica super saudável né! Hihih... Mais faça o brócolis do jeito que vc achar melhor, vai ficar delicioso do mesmo jeito! Bjinhos

    ResponderEliminar
  19. Rute,
    Eu pedi uma máquina dessas ao pai natal hehehe, vamos ver se ele é generoso o suficiente.
    Gostei da massa cor de rosa, quanto ao recheio: Perfeito e muito melhor que com carne, já fiz com bacalhau e espinafres e também é muito bom.
    Beijocas
    Moira

    ResponderEliminar
  20. Obrigada Anna, sua tarte de maçã também está um espanto.

    Gasparzinha, surpreendeste tu muito bem, mas de facto nunca tinha comido ricota. Só se foi nalgum restaurante e não tenha dado por isso. Na realidade fujo um bocadinho aos queijos pois sou doidinha por queijo de qq espécie. Talvez por isso nunca tenha experimentado. Bom, mas agora vai ser uma perdição. Fico à espera da tua lasanha.

    Paula, pois é, na sopa nunca se perde nada :) Mas cozido ou salteado, o que é facto é que broculis com fusili vai super bem.

    Moira, há muito tempo atrás, também já com bacalhau e espinafres e sei do que falas. É mesmo uma delicia. Vou torcer para que o pai natal seja generoso contigo :)) Acho que foste uma boa menina este ano, por isso mereces prendinhas.

    ResponderEliminar
  21. Fizeste-me lembrar que uma receita que tenho lá no figo que gosto bastante que são os canelones de requeijão, rúcula e presunto. Esses que fizeste também costumo fazer e confesso que os prefiro aos de carne.
    A rosa foi mesmo a "cereja no topo do bolo"!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  22. Tu espantas-me! Tão depressa fazes cozinhados pré-preparados como tens a trabalheira de fazer massa fresca! Só tu! Adorei esta receita! Beijinhos

    ResponderEliminar
  23. Margarida! Com rúcula deve ficar tãããão bom! obrigada pela dica. Hei-de experimentar.

    Suzi, é o tempo quem dita o 8 ou o 80! Se tenho tempo prefiro fazer tudo caseirinho, se estou sem tempo lá recorro aos pré-preparados.

    :( é a lei do desenrasca.

    ResponderEliminar
  24. Rute tu não existes!! Estou maravilhada, é recheio e é essa massa....!!

    Pena ter medo de tentar, fiz uma vez massa fresca com a maquina e não gostei nd :-S

    Adorei o teu prato, e acho que podias servir num lugar bem finex :D

    ResponderEliminar
  25. Amiga, e é muuuito simples fazer a ricota em casa.
    Dá aqui uma espreitadela:
    http://nosoup-foryou.blogspot.com/2009/08/ricota-caseira.html

    ResponderEliminar
  26. Está de comer só de olhar.
    Estes são uma óptima ideia para dar uso à minha máquina de massas.
    Bjs

    ResponderEliminar
  27. Realmente a cozinha visual é outra coisa...e tua imaginação também!
    Eu a máquina dispenso, quando quiser experimentar (e tiver algum tempo), vai à mão que é um mimo! hihihi
    Mas deixa-me que te diga, que a cor está delirante!:)

    ResponderEliminar
  28. Verdinha, ganha coragem para fazeres outra vez, desta vez com bimby :)

    Gasparzinha, já fiz queijo fresco assim com vinagre mas só deu 1 queijinho fresco dos pequeninos. Mas acho que fiz com leite magro (é normal que dê menos). Hei-de experimentar de novo.

    Conceição, realmente é bem mais simples do que fazer esparguete ou fitas. Para canelonis ou lasanha é só esticar.

    Mary, de certeza que consegues fazer manualmente. Quando era miúda fazia fettuccine de 3 cores com rolo e saia muito bem.

    Beijinhos. Amanhã vou apanhar azeitona. Não estarei pelos blogs.

    ResponderEliminar
  29. hummm, tenho a boca cheia de agua!!:) Para experimentar sem duvida!Adoro fazer massa fresca!

    ResponderEliminar
  30. Estes canelones estão excelentes. Adoro requeijão e espinafre. Ás vezes também faço, mas nunca fiz a massa.
    Beijinhos.
    Susana B.

    ResponderEliminar
  31. Rute acho massas frescas feitas em casa simplesmente divinais. Minha saudosa mãe sómente fazia massas frescas, tinha o cilindro, e eu ajudava na confecção. Depois que ela se foi, o cilindro tbém se foi, não sei onde foi parar o aparelho,isso por que sou filha única, até hj não sei que fim deu, eu adoraria fazer massas frescas, já tentei fazer talharim, até que deu certo, o ruim foi na hora de cortá-los. Essa massa está maravilhosa, quanto ao recheio ja provei, qdo faço para mim, faço com espinafre e ricota, só não adicionava as nozes, ótima opção. Agora qto a massa achei espetacular, a cor ficou linda,e o toque final com essa bela rosinha de tomate só me fez comprovar o que eu ja sabia, vc realmente tem mãos de fada e neurônios de ouro hehe. Adorei as dicas Rutinha, obrigada por compartilhar, a tarde voltarei para visitar as cozinhas amigas, e vou dar um passeio por sua cozinha, tem delicias escondidas por aqui, é só percorrer o caminho..hehe..bjos uma linda semana minha amiga

    ResponderEliminar