04 novembro 2009

FOLHADO SORTIDO COM CREME E AMÊNDOA

Porra que já queimei a lingua!! Bem feito! Quem mandou comer o sortido quente??

Mal podia esperar por dar umas trincas no sortido folhado, dai que queimei a lingua com o creme de pasteleiro a ferver :(

Voltando um bocadinho mais atrás, à idealização do folhado sortido, surgiu para utilizar a sobra de creme de pasteleiro do
bolo do Noddy. Era suposto ter feito cornucópias com as formas que comprei por intermédio da Cinha mas não sei onde as guardei, virei a casa ao contrário e não as encontro. Dai que passei no blog da SóniaMeirinho vi os mini-croissants dela. Fui para a cozinha dar largas à imaginação recortando vários formatos: croissants, pasteis retângulares, amolfadinhas, etc...

INGREDIENTES:

Creme de pasteleiro instantâneo (250 ml água, 80 gr pó pasteleiro, 50 gr frutose);
1 emb. massa folhada retângular LIDL;
Amêndoa granulada q.b.;
Sementes de linhaça para decorar;
Açúcar branco em pó;
Canela em pó.

CONFECÇÃO:

Aquecer a Actifry durante uns minutos. Cortar a massa folhada: aos triângulos para os croissants, aos retângulos para os pasteis "tentugal", aos círculos para as almofadinhas e o restante, em placa para formato de rissois.

Rechear com creme de pasteleiro já pronto. Senão tiver pronto, faça na hora, juntando todos os ingredientes e misturando numa velocidade lenta e só depois numa velocidade forte (cerca de 3 minutos na velocidade 4 a 5 da bimby).

Adicionar amêndoa granulada ao recheio. Seja generosa pois sabe muito bem encontrar bastante amêndoa dentro do creme. Feche os folhados, decore com sementes de linhaça. Leve à Actifry ou ao forno a 250º durante uns 10 minutos.

Quando estiverem prontos, retire-os e povilhe com açúcar em pó e canela. Assim até fazem lembrar os pasteis de nata. Coma-os só quando estiverem frios (para não queimar a lingua!).

Este
creme da Puratos é bastante estável em temperaturas altas pelo que não há perigo de alterar quando vai ao forno (isto foi-me dito mesmo pelo técnico da Puratos).

12 comentários:

  1. eheh
    o Bruno também queimou a lingua quando fiz os mini croissants com creme pasteleiro!! hihi
    depois culpou-me...lool.
    Estão deliciosos e realmente custa a resistir!! Tadinhas das papilas gostativas!!hii
    Beijos

    ResponderEliminar
  2. Ainda não tomei o pequeno-almoço de olhara para estes folhados já estou a babar. Ficaram com um aspecto delicioso.

    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Eu tbem sou apressadinha, e sempre me queimo...hehehehehe

    bjssssssss

    ResponderEliminar
  4. Entre tanto tacareco, às vezes tb me desespero para encontrar o que procuro.
    Na casa nova tenho grandes planos de arrumação! :) :) :)

    Amiga, este sortido parece-me delicioso. :)

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  5. Este blog tá cada vez mais doce, e esses sortidos uma tentação.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Bem, Rute, nem acredito, também ontem me queimei Sôfrega a provar o meu folhado que fiz para o jantar assim que ele saíu do forno(tarte de cogumelos e espinafres e nozes, tipo quiche, mas com massa folhada) e também utilizei a mesma massa folhada rectangular do Lidl!!! :) Não percebo estas coincidências....;)

    Beijinhos, temos que nos encontrar!
    Isabel

    ResponderEliminar
  7. Deixa lá não és a única, eu sofro do mesmo mal, arrumo tão bem que depois já não sei onde está.

    Que belo sortido, também quero!!!
    Com essas coisas todas a minha vontade de experimentar os pós está a crescer. :) :)

    Beijinhos grandes

    ResponderEliminar
  8. Quem vai com muita sede ao pote é assim... pró próxima bufa antes de levar à boca :)

    ResponderEliminar
  9. Para a próxima já sei que convém deixar arrefecer bastante. Pois aquilo engana. Fica morno por forma mas ainda a ferver por dentro. Mas são tão bons, tão bons que só duraram meio-dia. Eu só comi 2, ok!

    Quanto às formas de cornucópias ainda andam desaparecidas. Quem me dera uma casa nova, ou melhor, uma cozinha nova, ENORME! Dáva um jeitaço.

    ResponderEliminar
  10. Adorei, para a próxima, faço-me de convidada.
    bjsss

    ResponderEliminar
  11. Ficaram tão lindos! Eu fiz no fim semana com chocolate, distraí-me e ficaram todos pretos.
    Bjs

    ResponderEliminar