02 novembro 2009

FORMA DE FARINHA MIX COM SEMENTES PAPOILA

Mais um revisitar com sucesso. O pão de farinha mix encontra-se neste link do Publicar Para Partilhar (aqui). Foi inventado por mim e no artigo assinalado podem ler os beneficios da junção da soja com a linhaça. São uma extraordinária dupla dinamica.

Desta vez aumentei as quantidades, amassei na Bimby (Thermomix) e assei dentro da fôrma com tampa, no forno eléctrico. Acrescentei as sementes de papoila que o tornaram ainda mais saboroso e irresistível.

Entretanto, aproveito para informar que a Gasparzinha reproduziu esta massa num formato ainda mais giro. Para aceder, basta clickar
aqui. E com uma particularidade, em vez de grão de soja ela usou soja texturizada.

INGREDIENTES:
  • 100 gr de grão de soja;
  • 100 gr de sementes linhaça gold;
  • 400 ml leite de soja;
  • 100 ml água purificada;
  • 2 colheres (sopa) mel;
  • 3 colheres (sopa) óleo de soja (prensado a frio);
  • 2 colheres (sobremesa) canela em pó;
  • 1 pacote e meio fermento Fermipan;
  • 600 gr farinha trigo T65;
  • 1 colher e meia (chá) de sal;
  • Passas de Uva (1 mão cheia).
CONFECÇÃO:
Limpar os grãos de soja com um pano húmido e de seguida com um pano seco. Triturar os grãos juntamente com as sementes de linhaça na bimby. Velocidade 7-8-9 com uns toques de turbo à mistura durante 2 a 3 minutos. Reservar numa tijela a farinha mix obtida.
Aquecer o leite e a água no micro-ondas. Deitar para dentro do copo da bimby vazio. Juntar o mel, o óleo, a canela, a farinha mix (de soja + linhaça) e o fermento de padeiro Fermipan. Programar 2 minutos, velocidade 2, temperatura 40º.
Adicionar a farinha trigo e o sal. Programar 4 minutos, velocidade Espiga, sem temperatura. Ajudar com a espátula da bimby para fazer rodar a massa. Após este tempo, agasalhar o copo da bimby com um pano à volta e outro por cima. Esperar que levede até levantar o copinho do bocal da tampa.
Assim que estiver levedada, ligar o forno com a forma lá dentro, tapada. Colocar as passas de molho em água. Deitar a massa para dentro dum alguidar enfarinhado. Amassar com a ajuda de alguma farinha de trigo.
Retirar a fôrma do forno, untar com óleo (inclusive tampa) e abrir a massa dentro do alguidar. Deitar as passas escorridas no seu interior, dispersas e enrolar a massa formando um rolo à medida do fundo da fôrma. Antes de colocar a massa na fôrma povilhar de sementes de papoila. Deitar a massa e voltar a povilhar com sementes em cima e à volta. Molhar a mão e passar em cima da massa para as sementes aderirem ao topo. Fechar a fôrma e levá-la ao forno DESLIGADO para levedar mais uns minutos (15 a 30 min).
Espreite a massa de vez em quando e quando estiver bastante levedada, ligue o forno a 200º durante 40 minutos. Quando terminar, retire o pão da fôrma e leve-o a tostar mais uns minutos na grelha do forno.
É um pão delicioso quer com queijo fresco, quer com...creme de pasteleiro! Ah pois é, uma fatia deste pão barrada com creme de pasteleiro parece que estamos a comer croissants com doce de ovos, hummmmm.

9 comentários:

  1. Amiga, como te disse, o pão está liiiindo!

    E tu é que és uma querida!
    Então eu venho cá copiar-te o pão e tu depois ainda me linkas?
    Temos uma família de pães: tu tens o pai e eu fiz os filhotes. :) :)

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. e eu com fome aqui olhando o pão... affff...

    escrevi menos no post desta vez...

    bjsssssss

    ResponderEliminar
  3. Que belo pão, também quero uma forma igual, achas que eles enviam formas para casa, mas em Portugal.
    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Esse pãozinho está um must... Com uma bela de uma manteiguinha, ui.

    Bjs

    ResponderEliminar
  5. Ficou lindo. Com creme de pasteleiro deve ficar uma gulodice :))))
    Bjs

    ResponderEliminar
  6. Um belíssimo pãozinho sim senhora!
    Os grãos de soja é o feijão?

    ResponderEliminar
  7. Boa noite,

    sim senhora D.Mary, os grãos são os feijões de soja. Mas também podem fazer com soja texturizada, farinha de soja ou okara (puré de soja que sobra da confecção do leite caseiro).

    Desculpem não me dirigir a cada uma individualmente mas estou cansadita e vou abandonar o pc para descansar a bista! Beijos.

    ResponderEliminar
  8. Ganda pão, mas sem passas para mim. Ficam mesmo bonitos :)

    ResponderEliminar
  9. Ora aqui está ele, o tal pão mix, isso é que foi fazer e comer quentinho heimm, vê lá se me eviaste alguma fatia?? ;)

    Beijinhos

    ResponderEliminar