26 novembro 2009

LASANHA DE ABÓBORA ASSADA E RICOTA

Decididamente o queijo ricota é o melhor recheio para massas! Para nós a tradição já não é o que era. Nunca fomos fãs de massas recheadas com molho de tomate e cobertas de molho bechamel. No nosso entender ficavam muito pesadas apesar de saborosas.

Descobrimos um mundo novo apartir dos
Canelones Gourmet. Nunca é tarde para alargar horizontes, especialmente no contexto gastronómico, não é verdade Sandra G.? É muito importante esta nossa permuta de descobertas entre blogs. Fico-vos muito grata.

A ideia de assar abóbora veio primeiramente do blog
MenosCaloriasMaisVida e de seguida do blog PãoBolos&Cia.. Por vezes é preciso ver e rever uma ideia para nos decidirmos por ela no seguimento daquela "máxima": se mais do que uma pessoa gostam é porque é mesmo bom.
INGREDIENTES:
Fátias de abóbora com casca;
Azeite (usei o azeite já das minhas azeitonas, é delicioso);
Ervas secas e frescas (usei oregãos, tomilho, cerefólio, salsa e coentros frescos);
Sal grosso q.b.
Azeite q.b.;
1 cebola média;
2 tomates médios;
Vinho de kéfir e uva-pássa (ou outro de compra);
1 pacote de natas de soja;
Pitada de sal;
1 colher (chá) de mel;
Manjericão fresco picado.
1 embalagem de queijo ricota;
8 metades de nozes partidas miúdo;
Sal fino e pimenta;
1 emb. de placas de massa para lasanha (ou massa fresca).
CONFECÇÃO:
Cortar a abóbora com casca às fatias (de preferência que seja biologica para poder comer a casca). Num almofariz juntar o azeite com as ervas. Barrar a abóbora com o tempero e deixar repousar durante uns 10 minutos (ou mais). Levar a assar na Actifry durante 30 minutos ou até conseguir espetar o garfo sem dificuldade. Também pode assar no forno normal a 200º.
Enquanto isto, faça o refogado de azeite, cebola e tomate. Junte o vinho de kéfir ou outro. Eu uso este por ser um produto caseiro e natural, muito suave de paladar. Deixe cozinhar e apurar. Triture ao mesmo tempo que junta as natas de soja, o manjericão fresco picado, sal e mel (para retirar acidez do tomate).
Noutra panela, coloque água a ferver para hidratar as placas de lasanha de compra. O ideal seria utilizar massa fresca caseira. Mas desta vez não foi possivel. E unte o tabuleiro com azeite.
Assim que a abóbora esteja assada, esmigalhe-a com faca e garfo. Corte a casquinha que é bem boa desde que seja biologica. Esmigalhe também o queijo ricota noutra tijela, onde vai juntar as nozes partidas. Misture os dois preparados: abóbora e queijo com nozes.
Comece a preparar o prato. Passe as fatias de lasanha pela água a ferver. Disponha no tabuleiro, aplique uma camada de recheio e alterne com outra camada de placas, sucessivamente, até terminar o recheio. Por fim deite o molho de cebola, tomate, vinho e natas de soja. Leve ao forno a 200º, durante cerca de 30 minutos. No final ligue o grill. Pode ainda colocar queijo ralado por cima mas tornará o prato muito calorico. Cuidado com o colesterol !! Para nós basta-nos o queijo do recheio, abdicamos do queijo gratinado.
Quase que me esquecia do acompanhamento:
Rúcula, 1/2 maçã reineta, azeite, sumo de lima e sal fino.

18 comentários:

  1. Cá em casa gostamos muito de abóbora, e todos os anos cultivamos algumas na nossa horta. Este ano, por causa da falta de água, tivémos poucas e estamos precisamente a acabar a última. Este prato parece delicioso, apesar de um pouco trabalhoso. Se calhar vou tentar ultrapassar o meu "medo" das lasanhas e experimentar (gosto muito de lasanhas, mas as poucas vezes que tentei fazer em casa, não me saiu grande coisa, normalmente a massa fica demasiado dura, ou então deixo-a tempo demais na água a ferver e parte-se, ou colam-se as placas umas às outras...enfim, acho que é mesmo falta de jeito).

    ResponderEliminar
  2. Parece trabalhoso mas não é assim tanto. E até podes assar a abóbora num dia e confeccionares a lasanha no outro.

    Há um truque que posso adiantar, nunca encho o tabuleiro todo com placas de lasanha. O que faço é que monto as camadas ao centro do tabuleiro deixando os lados do tabuleiro sem nada.

    Depois, se o molho for este e não o de bechamel, vais conseguir cozer a massa na perfeição. As placas de lasanha só passam uns 2 minutos em água. Saem da panela ainda semi-duras. Só hidratam suavemente. Depois cozem na cebolada de tomate e natas sem stress.

    ResponderEliminar
  3. Rute,

    Que lasanha tao light e com ar tao delicioso, eu tambem acho que o casamento entre o queijo ricotta e as massas e perfeito, para alem de ser um queijo com "poucas" calorias. Bela sugestao para utilizar as aboboras da epoca.

    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Olha que lasanha deliciosa!!!
    pelo aspecto é de repetir ;)

    Bjocas

    ResponderEliminar
  5. Rute, ontem fiz minha hortinha de temperos numa jardineira e lembrei de você. Agora tenho mais 4 especiarias fresquinhas para usar, além de 2 que já tinha.
    Abóbora é um dos legumes mais apreciados em casa. Com tudo isso que você empregou, deve ter ficado ótima.
    Bjs.

    ResponderEliminar
  6. Adoro abóbora e andei em ensaios com a abóbora cá em casa :) Esta lasanha parece-me uma delícia!!!

    ResponderEliminar
  7. Cacahuete, ando à descoberta do queijo ricota. Vou ter de ter cuidado. Ando fico viciada!

    Isa, repetir...repetir...já não sei! Apesar de ser uma delicia, existem mil variações para esta lasanha. É só pôr a criatividade a funcionar.

    Gina, que bom vc ter feito uma hortilha de temperos. Sei que vcs nesta altura estão na Primavera, certo? É mesmo época propicia para cultivar.

    Ameixinha, eu sei, eu sei que fizeste uma bela tarte de abóbora. Passei por lá mas não tive tempo de deixar comment! Esta lasanha é divinal. Experimenta.

    ResponderEliminar
  8. Amiga isso é que foi, a ricota fez sucesso e ficou com mais uns fãs. :) :)
    Tens toda a razão as trocas de ideias entre os blogs é muito gratificante, por isso fiquei "viciada" em bloguices. ;)
    Agora essa lasanha é mesmo 5*, pois a abobora assada no forno fica com um sabor melhor.A primeira receita que publiquei foi uma sopa com abóbora que vai ao forno.

    Dá uma espreitadela:
    http://chocolateecaju.blogspot.com/2009/04/sopa-picante-de-abobora-e-lentilhas.html

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Mesmo no dia seguinte está tão boa!
    Almocei dela e agorinha mesmo lanchei dela também (não me contive)! Claro que tive de aquecer no micro-ondas mas está molhadinhae fofinha e nada seca ou dura.

    Sandra G. já fui ver a tua sopinha de forno. Ai que delicia!

    Pequete, não tens de quê. Sempre às ordens para as dicas.

    Miss Rita, há que experimentar. É super deliciosa!

    ResponderEliminar
  10. Deve ser uma delícia. Mais uma receita para a lista. :))
    Bjs

    ResponderEliminar
  11. Adorei. :) Que lasanha é esta que tem Gasparzinha escrito a bold? :) :)

    Cá em casa o destino da maioria da abóbora produzida pelo meu pai é o forno. A polpa triturada dá para mil e uma, e mais uma invenções.
    e sempre deliciosas. :)

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  12. mmm gostei muito! Ando com vontde de fazer lasanha de vegetais!! E nunca comprei queijo ricotta!! está ao pé do quê??? Qual o aspecto??

    Beijinhoooooss!

    ResponderEliminar
  13. Conceição, põe no topo da lista pois esta lasanha é mesmo imperdível. Com espinafres também deve ficar boa.

    Gasparzinha, tive a minha sensação que tu: a lasanha está rotulada como super indicada para Gasparzinhas que têm abóbora à borlix :))

    Verdinha, o queijo ricota é um género de queijo fresco. Está dentro duma embalagem tipo tijela, azul escura. É muito fácil de encontrar ao pé dos queijos nos frigorificos. Mas podes fazer o queijo ricota caseiro. A Gasparzinha tem a receita no blog dela.

    Beijooooooooooooooooooos!

    ResponderEliminar
  14. Ando a namorar a actifry...depois vais ver Rute Veggie! Hihihi:)

    Entretanto, já usei 250g do chantilly numa coisa que logo que possa vou postar(de momento ando a 1000, mas no FDS abrando)...
    Só te digo que foi um sucesso!:)

    Belos cannellonis, muito bem acompanhada pela bobrinha! :)

    ResponderEliminar
  15. Hummm!!Soa me maravilhosamente bem!!Adoro abóbora e adoro lasanha!!:)
    Não posso te contratar para a minha cozinha???:)

    ResponderEliminar
  16. Rute, estamos sempre a prender .. não sabia que se podia comer a casca da abóbora.
    Esta lasanha ficou fenomenal, fiquei já com vontade de dar uma dentada. Pena que lá em casa abóbora assada é só para mim...mas um dia experimento esta delicia.
    Beijinhos

    ResponderEliminar