30 outubro 2009

MANGA ENFORMADA EM PÃO

Nem tudo o que reluz é ouro, nem tudo o que brilha é prata! Há por aí muito pão havaiano, bem mais bonito que este mas que não lhe chega nem aos calcalhares!
Por isso, apesar da aparência pouco vistosa, resolvi publicá-lo na mesma. Tive aqui um contratempo inesperado: A massa resolveu crescer demais e saiu para fora da fôrma :(( E como senão bastasse, o topping agarrou na tampa e foi um caso sério para abrir a caixa.
Enfim, desventuras passadas, aqui está ele, o pão de fôrma com polpa de manga e topping de manga desidratada. Um MUST!
INGREDIENTES:
  • 3/4 polpa de manga, lata de 450 gr (eu coloquei 1 lata inteira, mas convém diminuir);
  • 1 colher (chá) de agar-agar;
  • 2 colheres (sopa) de manteiga planta;
  • 1/2 copo leite soja;
  • 2 ovos;
  • 2 colheres (sopa) coco ralado;
  • 1 colher (chá) sal fino;
  • 1 copo de flocos de batata (puré instantâneo);
  • 500 gr farinha de trigo T65;
  • 1 copo e meio de farinha de trigo à parte;
  • 1 pacote e meio de fermento Fermipan;
  • Óleo para untar a fôrma;
  • Manga desidratada para decorar.
CONFECÇÃO:
Deitar a polpa de manga no copo da bimby. Aquecer a 40º durante 1 a 2 minutos, velocidade 3. Juntar a agar-agar e triturar enquanto aquece o leite de soja com a manteiga no micro-ondas. Deitar o leite e a manteiga no copo da bimby e triturar mais um tempo enquanto abre os ovos para uma chávena. Deite os ovos e continue a triturar na velocidade 3.
Por fim, abra o copo da bimby, deite os restantes ingredientes à excepção do copo de farinha à parte, do óleo e da manga desidratada. Programe 4 min, velocidade Espiga, sem temperatura. A meio do tempo ajude com a espátula para fazer rodar melhor a massa.
Agasalhe o copo da bimby com um pano à volta e outro por cima. Deixe levedar até a massa sair por fora do bocal da tampa.
Enquanto isto, aqueça o forno com a fôrma de pão, tapada, lá dentro. E coloque a manga desidratada em água para hidratar.
Após a massa levedar, retire-a do copo e deite-a num alguidar enfarinhado. Amasse manualmente juntando farinha até obter uma massa elástica e pouco pegajosa. Forme um rolo com a massa, deite dentro da fôrma untada de óleo, decore com manga espremida e leve ao forno desligado para levedar um pouco mais.
Ao fim de 15 minutos verifique em que estado está a levedação. No meu caso foi tudo muitissimo rápido desde o inicio. Talvez porque a polpa de manga é doce pois eu não adicionei açúcar nenhum (não sei se repararam). O que é facto é que as leveduras trabalharam depressa e bem!
Por fim, ligar o forno a 200º, assar o pão durante 30 a 40 minutos. Na recta final, retirar o pão da forma e levá-lo mais 5 a 10 minutos a tostar por fora.

21 comentários:

  1. Olá,Rute,
    Ficou lindo esse pão.
    E de manga hummm deve ser delicioso.




    bjinhos

    Boa semana.

    ResponderEliminar
  2. Queres-nos enlouquecer?!
    Pãozinho com o adocicado da manga, logo de manhã, deve saber tão bem e deve ajudar ao congestionamento intestinal que é um mimo!
    Just fab****

    ResponderEliminar
  3. Não tenho dúvida alguma que esse pão ficou uma delícia :)

    Bjocas

    ResponderEliminar
  4. Uma delicia, não sou amiga de manga, mas já estou a imaginar com outra fruta...hehe.
    Bjsssss

    ResponderEliminar
  5. eu achei muito vistosa sua aparência. Nunca comi nada parecido, mas com certeza vale experimentar. Parabéns pelo blog.

    ResponderEliminar
  6. Pois, é que a manga em açúcar e a massa leveda muito mais :) Mas se não dissesses não se notava que tinha ficado colada à tampa. Nunca tinha visto pão com agar-agar... interessante :)

    ResponderEliminar
  7. Ficou com muito bom aspecto , mesmo com o tal contratempo.

    Olha neste caso a agar-agar serve para que efeito?

    ResponderEliminar
  8. Olá a todos, ainda bem que gostaram do aspecto do pão. mas não foi assim que o imaginei. Nos meus sonhos antes da confecção o pão de fôrma tinha um aspecto mais perfeitinho.

    Entretanto... boa pergunta Borboleta Africana: a agar-agar serve para quê!?

    Bom, então é assim: este pão surgiu há 1 ano atrás quando tentei confeccionar uma gelatina vegetal com polpa de manga e agar-agar. Na altura segui esta receita aqui substituindo a maçã por polpa de manga. Mas eis que a gelatina não solidificou e eu tive de aproveitar aquilo para confeccionar outra coisa, e foi assim que descobri o pão de manga.

    Julgo que ao colocar agar-agar estamos a evitar utilizar mais farinha para absorver o líquido. Assim como quando se coloca agar-agar nas compotas para evitar juntar muito açúcar.

    Mas podem tentar sem agar-agar.

    ResponderEliminar
  9. Rute, mais um pão maravilhoso...claro que vou ter que fazer, mas tenho que colocar menos manga por causa do esquisitinho.grrrr, só eu adoro manga.

    Bjs

    ResponderEliminar
  10. Pois eu acho que tem um ar muito "cool"! :)

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  11. Este pãozinho doce apesar do contratempo se não tivesses dito nada, nem dava por isso, lol. Ficou com boa cara! E deve ser óptimo.

    Bjs

    ResponderEliminar
  12. Com tantos pães lindos que você já fez, esse não ficou atrás. Todos os seus pães são lindos e muitíssimo apetitosos!!!

    Parabéns por tantas receitas maravilhosas de bolos,pães e muito mais.



    Beijão

    ResponderEliminar
  13. Quem diria que houve um contratempo??? Está bem bonitinho! Isto digo eu que só posso ver, porque se pudesse provar... Beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Pois eu acho que esta com um aspecto fantastico!! Fizeste muito bem em mostrar a malta :D E melhor ainda se mandasses uma fatiazinhaaa

    ResponderEliminar
  15. Obrigada lindas :)

    Vou enviar uma fatia para cada por correio. Eh eh eh deviam chegar lá jeitosas! Especialmente a que chegasse ao Brasil, não é Eu Mulher?

    Beijokas queridas.

    ResponderEliminar
  16. Se com contratempo ficou assim, já imagino como iria ficar sem contratempo.
    Uma delícia.
    Tenho que voltar cá com mais tempo pra ver todas as tuas explciações e ajudas sobre este agar-agar.
    Ficou maravilhoso.Beijinhos

    ResponderEliminar
  17. Olá Rute,
    Posso fazer uma pergunta?
    Queria fazer uma compota e ela leva agar-agar sabes me dizer onde a posso adquir?

    Bjs
    Teresa

    ResponderEliminar
  18. Olá teresa,

    nas lojas celeiro encontras de certeza, mas nas secções vegetarianas dos supermercados continente, intermarché ou pingo doce também irás encontrar.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  19. Rute,

    muito obrigado, principalmente pela rápida resposta.
    Eu adoro o teu blog, tens sempre coisas maravilhosas e lindas, mas usas ingredientes que eu habitualmente nao compro e alguns nem nunca ouvi falar.

    Bjs
    Teresa

    ResponderEliminar
  20. Estás sempre à vontade para perguntar. Terei o maior prazer em ajudar.

    Obrigada pelo elogio ao blog. É com muito amor e carinho que o faço. Claro que fico orgulhosa quando os visitantes gostam :)
    Beijinhos.

    ResponderEliminar