11 novembro 2009

SLOW FOOD - Beringelas da horta de varanda

Que grande surpresa tive à hora de almoço! Invadiu-me uma alegria tremenda, fiquei ao rubro quando ao regar a horta de varanda reparei nos frutos da planta de beringelas. Quando a comprei no mercado biológico de Oeiras no inicio de 2009 não pensei que viesse a dar frutos.

Trouxe-a para casa, pequenina em vaso, e até me esqueci dela em cima de terra velha. As suas raizes passaram pelos buraquinhos do vaso para a floreira e nessa altura só consegui encher o resto da floreira com terra nova até cima e cortar o vaso antigo à volta para não arriscar um transplante.

Tem crescido e crescido, parece quase uma árvore. Tem dado muita flôr mas nada de fruto (até à data). E precisamente na altura em que decorria um pensamento no género: Esta planta farta-se de dar flôr mas não há meio de dar fruto. PIMBA! Espreito por baixo das folhas e lá estavam eles, os ovos. Sim, as beringelas bébés têm já o tamanho de 1 ovo M. Impressionante!

A planta das beringelas é amississima dos
Espinafres, passam a vida entrelaçados juntamente com uma trepadeira e a Coração-magoado. As floreiras destas espécies são vizinhas e passam a vida na "casa" umas das outras em amena roçadeira. A trepadeira até já fixou raizes na casa das beringelas e na dos espinafres! Aqui reina um equilibrio magnifico. São estas pequenas coisas que me enchem o coração :)

10 comentários:

  1. Que lindo! O meu marido adora chuchu e resolveu plantar no nosso minúsculo quintal, perto de uma romanzeira, e não é que o dito, por mais que o coloquemos para o outro lado, insiste em trepar pela romanzeira acima.
    Também aind anão deu nada, talvez para o ano, logo se vê.
    Beijocas e parabéns pelos Bébés.

    ResponderEliminar
  2. Qualquer diz abres uma venda de produtos biológicos no hall do prédio! :) :) :)

    Que máximo.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  3. É fantástico quando vemos dar frutos algo que plantámos, e mais ainda é usar nos nossos cozinhados directamente colhidos do quintal ou de uma varanda. Às vezes pequenas coisas são as que nos dão mais alegria e nos enchem o dia.

    Bjs

    ResponderEliminar
  4. És uma máquina, mais biológico que isso não há.És tu que tratas da pequena horta, sabes o que colocas.
    Estou a bater palmas para ti. :)

    Bjs

    ResponderEliminar
  5. Se na varanda tens isso tudo imagino se fosse um quintal grandito.
    Bjs

    ResponderEliminar
  6. Nada como ter produtos purinhos... legal..

    PS.: não tem problemas, não ter tido tempo antes de comentar em meu blog... comente qdo puder...

    bjsssssssssss

    ResponderEliminar
  7. Rute, não é chá verde não...

    É uma brincadeira... chá = xá do verbo deixar(um genérico)...

    por isto escrevi lá:

    chá comigo, chá pra lá... e seria
    deixar comigo, deixar pra lá...

    entendeu? veja que o "deixar comigo" é só coisa q engorda...hehehehe

    bjs e obrigada por comentar...

    ResponderEliminar
  8. Rute, é tão bacana quando há coerência entre o que se diz e o que se faz. Sua horta reflete seu modo de ser.
    Pretendo fazer um post sobre horta, que penso vai ficar interessante.
    Também vibro com a natureza. Ontem fotografei a primeira flor gigante do ano de um cacto que tenho em casa. Ano passado fiquei muito feliz com a quantidade de flores desse cacto. Outro dia, passeando com os cachorros, me deparei com uma flor chamada lanterninha chinesa, sozinha na calçada, me esperando... Ia usar num post uma flor da net, agora não preciso, uso a minha própria foto. E a flor estava exatamente como eu queria, meio fechada. Você entende perfeitamente minha alegria com esses pequenos detalhes.
    Bjs.

    ResponderEliminar
  9. Obrigada a todas pela visita.

    Anita, já fui lá novamte no seu blog, agora que entendi a problemática do chá :)

    Gina, é importante mesmo ser coerente e verdadeira. Esforço-me por isso. É claro que eu entendo seua alegria com os pequenos detalhes. Só uma pessoa boa e sensivel tem olhos para tudo o que acontece ao seu redor. Os pequenos acontecimentos são importantes demais.

    Beijinho a todas.
    Quando as beringelas ficarem escurinhas, publico fotos de novo.

    ResponderEliminar
  10. E eu a pensar que a beringela é fruto de Verão he he Afinal, vais ter beringelas em pleno Inverno :) Bem fixe. Pró ano também quero ver se nascem beringelas, courgettes e pimentos no meu canteiro!!!

    ResponderEliminar