15 dezembro 2009

76 PRIMAVERAS E MAIS UM BOLO CASEIRO

A nossa avó fez anos ontem :) A minha avó e a bisavó da Carolina. 76 anos para ser mais exacta. E como não podia deixar de ser, confeccionei um bolinho de aniversário para levar para o jantar de familia no restaurante.

Sentámos à mesma mesa 4 gerações, mas em tempos, já sentámos 5 gerações. A minha bisavó faleceu no ano em que a Carolina nasceu, mas ainda a teve nos braços durante uns meses. Carolina junior ao colo da Carolina sénior. Bonita foto!

Só espero viver tanto como as minhas avós. Aliás, espero viver mais! A minha meta são os 100 anos. Portanto vão ter de aturar o PublicarParaPartilhar até... até! Eu ainda só tenho 38 anos e tenho imensos projectos para os próximos 38. Cá vos espero para partilhar delicias e experiências.

INGREDIENTES E CONFECÇÃO DO BOLO BASE
neste link (é só clickar)

DECORAÇÃO:

Cortei o bolo ao meio para o rechear com
Creme Cacau Trufado. 1ª cobertura do mesmo creme de cacau.

Como usei a forma ninho que tinha visto no blog
Pão Bolos & Cia, coloquei no centro um dedo de altura de Creme de Pasteleiro Puratos (preparado com frutose).

Para a coroa de frutas comprei: uvas, cerejas, framboesas e maçã verde. Lavar bem todas as frutas, limpar com um pano, peça à peça. Laminar 1 metade de maçã verde e mergulhá-la em sumo de limão para não enegrecer. Ao fim de 5 minutos, passar a maçã com limão por água e escorrer.

Montar a coroa de fruta colocando as uvas por baixo. Terminar com
Mirror Neutro Puratos que é um "espelho" gelatinoso que se coloca por cima da fruta para evitar oxidação. A minha avó chamou-lhe verniz :))

Terminar com decoração de
Chantilly em seringa de pasteleiro.

25 comentários:

  1. Só essa apresentação, diz tudo.

    Muitos parabéns a tua avó.

    Bjcas

    ResponderEliminar
  2. Um bolo lindíssimo para uma linda avó que tem uma linda idade e a quem deixo um beijinho carinhoso de parabéns.
    Eu conto com 35 e espero viver para além de outros tantos, e conta comigo para vir aqui deliciar-me com o que a Rute tão gentilmente partilha.
    beijinho.

    ResponderEliminar
  3. A cachaça está a fazer efeito...lol
    Comia esses frutinhos vermelhos todos, enchem bem o olho!
    Com o resto lambuzava-me de seguida...hehehe:)

    ResponderEliminar
  4. Tão lindo!!!!! Aposto que a avó adorou....

    ResponderEliminar
  5. Rute, que lindo bolinho, ficou maravilhoso tão maravilhoso quanto a idade da tua avó, que lindo 76 aninhos.
    Adorei o bolinho, ficou mangnífico e ainda bem que te comprometes com o publicar e partilhar coisinhas maravilhosas que sempre fazes.
    Beijocas e parabéns á avó.

    ResponderEliminar
  6. Como nao podia deixar de ser voltas a surpreender-me com mais um lindissimo bolo, tens cada ideia mais fofa. Adorei.

    Bjs
    Teresa

    ResponderEliminar
  7. O bolinho ficou lindo!! Muitos parabéns à tua avózinha é uma idade muito bonita! ;)
    Beijocas.

    ResponderEliminar
  8. Imaginando o prazer e carinho com que fizeste este bolo, só podia ficar mesmo assim: lindo!
    Infelizmente as minhas já se foram.
    Tenho a agora a minha Vó Carmina emprestada do Esparguete.

    :)
    Parabéns.

    ResponderEliminar
  9. Fiquei de boca aberta por segundos...juro!Q
    Está lindo o teu bolo.... esse toque especial dos frutos...bem!!!
    Já percebi que andas numa onda da puratos?! Ainda bem, assim fazes estas delicias para os teus amores!
    Um beijo de parabens á tua avozita :)
    Jinhos
    Tina
    Ah... essa geleia ,ou lá o que lhe chamaste dá um toque especial...tão brilhante :)

    ResponderEliminar
  10. Rute que lindo o bolo de aniversário da avó.

    As minhas já me deixaram.Aos 100 anos não direi, já só peço até á idade do meu avô 93 anos.Uma bela idade.
    Temos práticamente a mesma idade, eh!eh! já viste as duas a escrever os posts para publicar com os óculos na ponta do nariz e a resmungar por tudo e por nada. :):)

    ResponderEliminar
  11. Muitos parabens a tua avo pela linda idade que fez.

    E sai mais um bolinho maravilha desta cozinha extraordinaria, sim senhora, ficou com um aspecto fantastico e de sabor devia estar bem bom.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Ai que lindo :) Muitos parabéns!!! Eu tenho menos 10 anos que tu e nem avó nem bisavó. Da maneira que isto vai... não chego aos 50 quanto mais aos 100 :)

    ResponderEliminar
  13. Muitos parabéns á tua avó!
    O bolo ficou lindo, adorei o pormenor dos frutos.
    Bjs

    ResponderEliminar
  14. Muitos parabéns, está lindoooo.
    Parabéns á Avó, eu nem avós, nem bisavós...tenho muita saudades deles.
    Andas mesmo uma artista da Pastelaria.
    Até aos 100? que horror tenho que ser tua amiga tanto tempo? hehhe.
    Espero que sim, desejo que tenhas muita saúde, vai ser o teu maior presente.
    bjssssssssssssss

    ResponderEliminar
  15. Bom espero aos cem anos ainda estar também por aqui e ter a sorte de ter alguém para me fazer um bolo assim tão bonito como esse.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  16. Rute, estás a ficar uma mestre pasteleira.... o bolo tem (tinha, né?) um aspecto profissional.
    Parabens à tua avó. Uma bela idade, e que conte muitos mais.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  17. Parabens para a vovó...

    Lindissimo seu bolo... ;)

    bjsssssssssss

    ResponderEliminar
  18. Rute, que maravilha de bolo!
    Muitos parabéns à avó, desejo muita saúde!
    E parabéns também à neta que leva um jeitão para fazer bolos e pelos vistos tem muito amor para dar! Isso também é bonito de ver!
    Muitos beijinhos.

    ResponderEliminar
  19. Nossa, que bolo é esse, uma maravilha! Parabéns... bjão!

    ResponderEliminar
  20. Tens mesmo jeito para a decoração!

    Olha, na família da parte da minha mãe também é assim, a minha bisavó faleceu com 92 anos e também poucos meses depois da minha 2ª filha nascer, o que quer dizer que a minha 1ª filha ainda teve trisavó durante 5 anos e picos!... E o meu avô, pai da minha mãe, que foi pai aos 19 anos e avô aos 39, vai pelo mesmo caminho, espero que ele ainda seja trisavô, embora a minha filha mais velha já tenha passado a idade em que eu a tive. ;)

    Beijinhos, Rute, que lindo bolo e parabéns (atrasados :)) à tua avózinha!
    Isabel

    ResponderEliminar
  21. OlÁ,Rute,
    Que apresentação linda,não preciso dizer mais nada a apresentação dz tudo perfeito.

    Muitos Parabéns avó.


    Bjinhos

    ResponderEliminar
  22. Parabéns !!! Atrasados é certo...Lindo bolo :*

    ResponderEliminar
  23. Parabéns para a vó pelos 76 e para a neta pelo desempenho como confeiteira.
    Nós que amamos a vida, sempre desejamos vivê-la ao máximo e por muito tempo, não é?
    Minha mãe está com 76 e meu pai faleceu aos 85. Já o pai dele viveu até 94 e o avô 99! Sentiu o decréscimo...? Tá difícil chegar aos 100, mas...
    Bjs.

    ResponderEliminar
  24. O comentário da 2ª Isabel é meu (Isabel de Matos), não sei porquê agora não aparece a foto que eu tinha...

    Beijinhos :)

    ResponderEliminar