14 dezembro 2009

COMIDA DE LAREIRA - APROVEITAR ENERGIA

Que frio glacear se instalou em Portugal desde ontem! Cruz Credo!! Andavamos nós a passear no Parque das Nações, a Carolina toda entretida a andar de Kart e eu a pensar: "Esta zona da cidade é bem mais fria do que lá para os nossos lados (Cascais)".
Afinal, não era nada disso. Simplesmente a temperatura desceu a pique e quando chegámos a casa só apeteceu acender a lareira. Como toda a familia sabe que a mãe gosta de aproveitar bem o lume, a filha foi fazer uns embrulhinhos de papel de revista, bem coladinhos com imensa fita-cola :(( para as castanhas assadas, enquanto o marido punha a lenha a arder.
Assim que o lume ficou bem ateado, colocámos lá dentro um púcaro com castanhas para cozer, com água, pitada de sal e erva doce em pó. Do outro lado, um tabuleiro redondo com castanhas para assar, cortadas ao meio, envolvidas em sal grosso. E por fim uns papelotes de folha de aluminio com batatas-doces bem lavadas e esfregadas, picadas com garfo.
Quando as batatas-doces assaram por completo, cortámo-las ao meio, povilhámos com canela, barrámos com creme de pasteleiro enfeitado com amêndoa granulada e terminámos com mais canela em pó. Uma delicia!! Se fizerem lareira não se esqueçam desta divina sobremesa.
Só faltou o pão da avó e o chouriço assado :)) E também me deu saudades de bananas em papelote com chocolate derretido por cima e coco!

21 comentários:

  1. Tivesse eu lareira para cozinhar nela.
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Tu não me fales em frio que eu desoriento só de pensar!!
    Eu acho uma excelente opção a de aproveitar o calor da lareira. E agora sabe tão bem estar de lareira acesa..
    beijinho

    ResponderEliminar
  3. Aí que delícia, um friozinho, lareira...aqui tá um calor infernal.
    Gostei da idéia das castanhas assadas na lareira. Comprei castanhas nesse fim de semana e estava a pensar como faria elas.
    Não tenho lareira, mas penso que posso assá-las no forno também, não é?
    Bjuss!!!

    ResponderEliminar
  4. Uma maravilha ter lareira.
    As fotos estão lindas x

    ResponderEliminar
  5. Brrr..brrrrbbrrr, como eu detesto o inverno.Quero o veeerãooo.

    Há lareira é outra coisa, sabe tão bem nestes dias de frio.
    Lembro-me quando era miuda na quinta dos meus avós havia daquelas lareiras grandes, a minha avó cozinhava nas panelas de ferro.
    A água também era quente nessas panelas.
    Gostei desse jantar, a sobremesa deve ser óptima.

    Bjs

    ResponderEliminar
  6. Pois tu tiveste essas delicias, e eu tive pão da Avó e chouriço e morcela assada...estamos quites...hehe.
    bjssssss

    ResponderEliminar
  7. Não faz isso comigo! À medida que ia descrevendo os pratos, sugerindo outros e lembrando do passado, fui viajando com você para Portugal. Quase senti o gosto das castanhas assadas com erva-doce...
    E eu com lareira que nunca foi usada..., mas também não seria agora com o calor do verão!
    Bjs.

    ResponderEliminar
  8. Rute, aceitei o convite e vim sentar-me à lareira para degustar estas comidinhas divinais. Este blogue é maravilhoso: se ainda ontem só apetecia estar numa linda praia a tomar banhos de sol, hoje já nos contagiaste com o calorzinho da lareira e estas iguarias. Nunca nos aborrecemos por aqui! :)
    beijinho.

    ResponderEliminar
  9. Que belas dicas e sugestoes para aproveitar o calor da lareira.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Muito bem. Eu este ano ainda não utilizei a lareira, mas garanto que na noite do natal, lá estará acessa.
    Bjcas

    ResponderEliminar
  11. Aqui tenho frio e lareira, só não tenho as castanhas, fiquei curiosa em relação ás bananas.
    Bjs

    ResponderEliminar
  12. Cá em casa estamos à espera que o homem da lenha venha trazê-la. Há mais de uma semana que a encomendamos e nada... já andamos com receio de não ter lenha para o Natal :) Entretanto os aquecedores estão a trabalhar!!! Acho muito bem aproveitar o lume, belos petiscos vocês fizeram :)

    ResponderEliminar
  13. As fogueiras e os lumes têm feito parte da nossa vida nestes últimos dias.

    Organizámos um passeio aqui pelo Alentejo nas nossas super carrinhas Mercedes e todas as 4 noites do passeio fizemos fogueira e lá a nossa comidinha: carnes e peixes grelhados, aquecer água para a açorda alentejana, sopa de legumes, castanhas assadas e para terminar o cafezinho. Soube mesmo bem :)

    ResponderEliminar
  14. E aqui um calor de matar! afffff... mas a sua dica é 10!

    bjssssssssssss

    ResponderEliminar
  15. Amei as suas dicas...vou guardar pro inverno já que aqui está um calor bom demais...Bjinhus!!!

    ResponderEliminar
  16. Amiga...gostei dessa dica da batata doce!Obrigado :))
    Mas amei a ideia da banana em papelote com chocolate... como será isso?!
    JINHOS
    Tina

    ResponderEliminar
  17. Este frio até me congela as ideias!
    Só não me congela a fome. :)

    Até no Algarve estava assim...

    Lareira só na casa dos papás ou na quinta, aí sim, sabe mesmo bem.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  18. Que bem me sabia ter uma lareira em casa :)
    Para cozinhar e para aquecer hehehe
    Bjs
    Moira

    ResponderEliminar
  19. A batata doce nunca fiz na lareira. Mas as castanhas...
    Na casa da minha avó, não me podiam deixar (a mim e a uma prima minha) com a lareira acesa e uma saca de castanhas...
    Quando iam para fazer as castanhas já elas tinham desaparecido mesteriosamente! lol
    Velhos tempos...
    Mas já matei saudades dessa lareira este ano!
    ;)
    Beijos.

    ResponderEliminar
  20. Aqui na serra da estrela tem nevado muito!Esta tudo branquinho!Uma delicia para os olhos!

    ResponderEliminar