23 dezembro 2009

CREME HIDRATANTE CASEIRO P/ PÉS E MÃOS

Pura magia! Experiência realizada com hiper sucesso! Começo a convencer-me que tenho o poder de criar tudo com as próprias mãos. Esta sensação de auto-suficiência instiga a inumeras experiências futuras. O céu é o limite! Parar é morrer! E até parece que andei a fumar umas cenas malucas pois estou extasiada com a recente descoberta.

Num dos almoços com o grupo de ensino doméstico, a Luísa do blog
A Oeste tudo de novo levou-nos uns cremes que aprendeu a fazer num workshop. Achei um piadão àquilo, analisei bem o conteúdo dos frasquinhos, perguntei quais os ingredientes e a Luísa mencionou a cera de abelhas, uns óleos prensados a frio, aveia e etc. Vim para casa a matutar e com muita vontade de frequentar um workshop desses.

Mais tarde, no blog
Come-se da Neide, encontrei este artigo aqui onde consolidei a ideia que tinha de usar o meu azeite no fabrico do creme hidratante caseiro. Pesquisei na internet à procura de mais incentivo e encontrei este Video no YouTube. Para terminar encomendei a cera e hoje, criei!! O poder da criação é algo de transcendente! Obtive um óptimo creme que por enquanto só apliquei nas mãos e pés. Ainda tenho receio que seja demasiado gorduroso para a cara, uma vez que tenho pele mista.

INGREDIENTES:

50 gr azeite;
30 gr cera de abelhas;
22 ml água de rosas;
2 gr de Borato de Sódio (à venda nas farmácias).

CONFECÇÃO:

Esterilizar um boião e tampa com água a ferver.

Colocar uma panela baixa ao lume com um dedo de água. Dentro dum púcaro, colocar o azeite e a cera partida aos pedacinhos, a derreter em banho-maria na água da panela. Num forminha de queque colocar a água de rosas e o borato de sódio a diluir, também em banho-maria ao lado do púcaro, dentro da panela com água. Lume baixo. Mexa a mistura de azeite e cera com um pauzinho de madeira (usei pauzinho de sushi).

Assim que a cera derrete no azeite morno, retire o púcaro para fora da água, mais a água de rosas e o borato. Comece a bater o azeite com uma liquidificadora de mão ou com uma vara de arames e deite aos poucos a água de rosas com borato. Continue sempre a bater como se fosse uma maionese. Deite no potinho esterilizado e bata com o pauzinho de madeira até arrefecer.

A função da cera e do borato é ligarem o azeite com a água. Caso contrário aconteceria o mesmo que acontece com o azeite e o vinagre, após serem misturados, separavam-se :)

Depois deste ponto de partida vou concentrar-me em perfumar ainda mais o creme, embora tenha um cheiro bom. Não cheira a refogado hein! Acredito que se possa juntar umas essências de perfume em óleo para conferir ao creme, perfume a rosas, a baunilha, a côco, ou outro a gosto. Divirtam-se!

26 comentários:

  1. Minha querida Rute, com a idade já bem que vamos precisando destas coisas e sendo artesanais melhor ainda! Feliz Natal para ti e para todos! Muitos beijinhos!

    ResponderEliminar
  2. Bem, posso dizer-te que fiquei de boca aberta...
    Ao ler o post anterior já me tinha perguntado, para que tu ias querer a cera das abelhas, mas jamais me passou pela cabeça que irias fazer CREME HIDRATANTE!!! E não serve só para as mãos e pés, no corpo deve ser fantástico!?
    Feliz Natal e excelente 2010!
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Bem moça, tu és uma fonte inesgotável de sabedoria e imaginação :-)

    Fico a aguardar as tuas versões mais perfumadas.

    Um Bom Natal.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Bahhhh... bem isto que estava procurando... só não sei o que é pucaro...

    E essencia de coco não posso colocar, senão como todo o creme...hahahahahahaha

    bjs e Feliz Natal!

    ResponderEliminar
  5. Soberbo!
    Olha, aquela de não poderes ver nada era um elogio!!!
    A ver se também faço uns cremes desses, tenho muita vontade. E se os faço com o Alexandre, é uma boa experiência de ensino doméstico e ele adora tachos... estou só à espera que a Catarina tenha um tempinho, porque ela tem um fascínio por cremes naturais e já estivémos a falar nisso depois do almoço com a Luísa.
    Ah, e é verdade, chegaste a ver o calendário do advento da Camâra com ideias sustentáveis cujo link coloquei no post?

    Um optimo Natal para ti e família!
    Boas experiências!
    Beijinhos
    Isabel

    ResponderEliminar
  6. Olá, Rute,
    Que belo creme.
    Desejo-te para ti e toda a tua familia um SANTO E FELIZ NATAL

    Bjinhos,
    BOAS FESTAS

    ResponderEliminar
  7. Olá, bom dia a todas, Feliz Natal!

    Suzi, por acaso nem é por velhice :) Desde que me conheço que lembro de ter mãos e pés secos especialmente no verão quando ando de sandálias. Unto os pés com creme todas as noites. E sempre que lavo a loiça ou faço limpezas termino com creme nas mãos. Com este creme caseiro já posso poupar uns trocos. Já que o meu azeite é quase de borla.

    Sandra f., claro está que já experimentei e a opinião é que é excelente para peles secas. Pelo que nas zonas mas secas do corpo vai resultar, também, muito bem. No entanto vou tentar uma fórmula mais liquida e aromatizada para ser fácil de espalhar no corpo.

    Manuela, que bom ver-te por aqui. Tenho sentido a tua falta. Bom... de sabedoria não digo, agora de imaginação sim :) Esta cabecinha não pára! Mas há tanto ainda para aprender...

    Anita, fui no seu blog explicar o que é púcaro mas para as meninas brasileiras que lerem este post, púcaro é uma caneca de metal. Fico a aguardar as suas experiências.

    Isabel de Matos, eu sei que era um elogio, obrigada. Mas é uma verdade incontestável, tudo a mim serve de pedra de toque. Às vezes até parece que estou distraída mas não estou :) É uma experiência maravilhosa, os teus filhos vão adorar. Agora ando a pesquisar outras confecções no mesmo estilo.

    Beijinhos a todas.
    Amo partilhar estas descobertas convosco.
    Boas Festas, poucos doces :)

    ResponderEliminar
  8. Obrigada Mary,

    um santo natal também para ti. Estáva a responder aos comentários quando tu comentaste.
    Obrigada pela visita e pelos votos natalicios.

    ResponderEliminar
  9. Olá Rute :)
    Publicação atrás de publicação, descobrimos o quanto a Rute é uma pessoa rica em conhecimentos mas também em afecto e generosidade. Nunca pára de nos surpreender!
    Rute, Há uns anos atrás, também interessada na cosmética natural, encomendei um livro pelo Círculo de leitores chamado "Cosmética Natural" de Linda Waniorek, e nele pode-se encontrar receitas com produtos naturais e sem conservantes para preparar cremes, loções, óleos de massagem, champõs, protectores solares e bronzeadores, destinadaa a todos os tipos de pele. Todas as receitas são explicadas passo-a-passo e o tempo de validade dos produtos oscila enre 5 semanas a 6 meses. É um livro deveras interessante, mas como na altura em que o adquiri, andava a estudar, guardei-o na prateleira e com o tempo e as coisas da vida, fui me esquecendo dele. Agora com este interessante texto da Rute, lembrei-me do dito e fui busca-lo..
    fiquei curiosa em experimentar! Parece que vou mesmo divertir-me, mas a minha diversão vai começar pela receita da Rute se conseguir os ingredientes! Estou certa de que com a criatividade da Rute, vai sair daí um creme maravilhosamente perfumado!!
    Um grande beijinho e obrigada pelas suas amáveis e tocantes palavras :)
    Um grande beijinho Rute e desejos de um Natal muito feliz, cheio de Amor, Paz e Saúde, para si e para todos os que lhe são queridos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá.... ultimamente andava com vontade de voltar a fazer os meus proprios cosmeticos mas a copia que tinha deste livro perdeu se numa mudança....andava um pouco triste pois nao existem puclicaçoes e na net nada de jeito... e descobri este comentario, fiquei felicissima...a pergunta é se me faz uma cópia e envia por mail....pago claro...o meu mail é: 11233694@edu.ulusiada.pt, chamo me Eugénia e sou de Sintra. bjinhos e boa Páscoa

      Eliminar
    2. Olá Eugénia,
      quem tem o livro "Cosmética Natural" é a Isabel do blog http://sitiodasdelicias.blogspot.pt/ e não eu (Rute do PublicarParaPartilhar).
      É à Isabel que tem de efectuar esse pedido. Infelizmente não consigo ajudá-la.

      No entanto, fiz uma pesquisa e descobri no site custojusto.pt alguém que está a vender o livro em 2ªmão. Veja aqui: www.custojusto.pt »» livro por 5 euros
      Beijinhos. Volte sempre.
      Rute

      Eliminar
  10. Já não vinha cá à imenso tempo, fiquei pasmada com o creme FANTÁSTICO.
    Feliz Natal.
    Bjs

    ResponderEliminar
  11. Criaste algo que me parece óptimo para ofertar as amigas! Um creme hidratante caseiro é o último grito da cosmética...e com um mar de variações!:)

    ResponderEliminar
  12. Olá desde há bocado, então andas metida com as minhas amigas, e andas no mel, muito bem, sempre com posts interessantes, aprendizagens-
    Este creme é o estoiro, afinal não sou só eu que ando "pedrada", ando a passar a cena para ti...hehe.
    Tens que organizar um worshop, ia ser muito interessante.
    Minha querida Feliz Natal e coisa e tal, etcs.
    Beijocas
    P-s- O Paulo já me deu banho, foi limpinha para a ceia...hehe.

    ResponderEliminar
  13. RV, um Feliz e Santo Natal, na companhia de quem mais amas! Beijinhos doces:)

    ResponderEliminar
  14. Um Feliz Natal Rute.
    Essa de cremes caseiros é muito bem. A Estée Lauder começou assim, ein !!
    È uma bela ideia, a tentar sem duvida.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  15. Rute, minha linda (cada vez mais linda, agora com esta nova gama de cremes...) :)
    desejo a continuação de boas comemorações de Natal, e devo dizer-te que esta ideia dos cremes caseiros me fascinou!

    bjs

    ResponderEliminar
  16. Olá Rute, que bela descoberta, assim que possível irei experimentar, muito interessante. Votos de umas Boas Festas. Continua a surpreender-nos, estou feliz por ter encontrado o teu blog.
    Um beijo grande.

    ResponderEliminar
  17. Obrigada meninas :) Continuação dum bom natal em familia. O meu já acabou. Já estou na paz do meu lar :)

    Vim num instante publicar o tronco de natal que ficou fabulástico! E agradecer os vossos comentários.

    Isabel, fiquei curiosa em relação ao livro "Cosmética Natural". Vê lá se publicas umas experiências desse livro. Fico à espera das tuas partilhas :) Obrigada pelo texto ENORME e pelas palavras sempre sempre simpáticas. Adoro ter-te como comentadora, tens o poder de enriquecer o post que é publicado com os teus comentários construtivos . Bem hajas!

    Conceição, pois é! Há imenso tempo que não te "via". Ainda bem que o pai natal te trouxe.

    Abelhinha, convém mesmo, tomares banhoca para as festividades. E convém pores meias limpas na chaminé, caso contrário não tens sorte nenhuma com o pai natal.

    Obrigada Mary! Feliz Natal tb para ti miguita.

    Ana Maria, a Ester Lauder que se ponha a pau ah ah ah. Boas festas. Próspero ano novo.

    Claudinha, experimenta menina! Confecciona uns cremes pra ti :) Continuação de boas festividades também para vocês aí em casa.

    Isabel Lopes, fico a aguardar a reprodução do cremesito. E se te lembrares de inovar, partilha com a malta :)

    Beijinhos e até sempre.

    ResponderEliminar
  18. Esta mulher é um espectáculo! Obrigada por partilhares connosco as coisas maravilhosas que fazes.
    Beijinhos
    Lara

    ResponderEliminar
  19. Olá Lara,
    Obrigada :)
    Em breve publicarei uma variação com sucesso, deste creme.
    Beijinhos e continuação de boas festividades.
    Muita paz.

    ResponderEliminar
  20. bem que blog fantástico e cheio de ideia optimas. parabens!!!
    e isso do grupo de ensino doméstico parece-me tao bem! tb gostava de ter um por aqui.
    bjinhos e obrigada pela visita!

    ResponderEliminar
  21. Rute,
    que feliz fico em saber do seu sucesso com os cremes. Ainda mais por ter azeite puro tão mais facilmente que aqui. É tão gratificante ver o resultado, não? Parabéns!
    Um beijo, N

    ResponderEliminar
  22. helenalisboasantos@sapo.pt27 de abril de 2012 às 00:40

    Rute:
    à procura de receitas caseiras para cremes hidratantes, encontrei a sua receita e gostava de a experimentar. Onde posso adquirir a cera de abelha? E tenho de usar água de rosas para diluir o borato de sódio? è que estou a pensar aromatizar com outro aroma que não o das rosas.
    Agradeço desde já a sua resposta.
    Helena

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Helena,
      a cera de abelhas costuma ser vendida por apicultores.
      Em vez de água de rosas pode usar água normal.
      Desculpe a demora na resposta. Só hoje é que vi.
      Abraço.
      Rute

      Eliminar
  23. Marina

    Muito bom este creme... vou fazer....

    ResponderEliminar