20 dezembro 2009

DELI-SLICES BIOSMILE, VEGETARIAN DELICACIES

Ontem fui às compras à Biocoop. Não costumo ir lá com a frequência que desejaria pois fica algo longe da minha casa e não compensa gastar tanta gasolina quando já se encontra a maior parte dos produtos aqui por perto. No entanto como gosto bastante de supermercados, em especial "biológicos e ecológicos", encaro a ida à Biocoop como um passeio.

Sempre que lá vou, trago uma saca de 25 kilos de farinha T65 biológica e gosto especialmente de comprar as mercearias a granel. Peso sacos de 5 kilos de arroz biológico, 2 kilos de sal integral, 2 kilos de cuscus integral, 1 kilo de cajú ao natural, leguminosas, cereais, açúcar integral, tudo a peso. Diminui-se imenso nas embalagens, desta forma. E podemos optar por sacos de plástico ou de papel. Ah! já esquecia de referir a compra de ovos avulso. Convém por isso reutilizar caixas de ovos que se tenha em casa. É como levar vasilhame! No entanto eles também lá têm caixas em 2ªmão :)

Desta vez, trouxe uns quantos produtos novos para experimentar. As mortandelas
BioSmile foram uma agradabilissima surpresa. Experimentei a BioSmile Pepper (de pimenta) em pão de forma com uma sopa ao jantar e fiquei mesmo consoladinha. Hoje, testei uma torrada com BioSmile Mixed Garden (de vegetais e especiarias) no café da manhã e ó pra mim a sorrir bio desde ontem à noite, até agora :))

Outra descoberta sensacional, foram as natas de espelta, natas de amêndoa e as natas de arroz. Apesar de também ter trazido natas de aveia que já conhecia. Ontem ao almoço, confeccionei uns hamburgueres com molho de natas de espelta bem temperados com alho, sal, pimenta e louro... um espetáculo! Estão aprovadissimas por maioria.

Adoro encontrar alternativas mais saudáveis no mercado. Pareço uma criança no parque de diversões. A parte pior é a "dolorosa" na altura de pagar. Mas mesmo assim não achei nada caras as mortadelas (cerca de 2 euros e tal cada embalagem).

Por falar em espelta deixo aqui uns artigos relacionados:

Iogurte de Espelta e Inversão
Pão de pão duro ralado com leite de Espelta
E por falar em mortandela lembrei disto:

10 comentários:

  1. Um post ao serviço da ecologia e da saúde! Quem me dera que esses podutos fossem mais acessíveis, não só em preço mas também fisicamente! Estaria assim, tal como a Rute, a contribuir para o equilíbrio da Natureza, para além de investir na minha saúde. E claro está que esses produtos biológicos devem possuir um sabor mais autêntico e tornar as suas receitas fantásticas ainda mais fantásticas!
    beijinho e um Bom Domingo!

    ResponderEliminar
  2. Rute, tu és um espectáculo. Pena haver poucas lojas e os produtos serem um pouco mais caros. Mas eu acredito que dentro de pouco tempo, já haverá mais lojas e também produtos um pouco mais económicos. Essas mostadelas, têm um aspecto.....hummm. Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. As minhas preferidas são as rodelas BioSmile de Pistachio, as Natural e as Kentuki... costumo comprar no Jardim Verde, cá em casa são todos fãs... :)

    Já se vê que não podes ir às compras!

    Beijinhos e um muito Feliz Natal!
    Isabel

    ResponderEliminar
  4. Tantos miminhos saudáveis...
    Rica prenda de Natal!:)

    ResponderEliminar
  5. Pois, o preço é que não é para o bolso de todos. A mortadela é basicamente ao preço do fiambre... nada demais. Mas o resto, imagino que seja bem mais caro :)

    ResponderEliminar
  6. Bom dia lindas comentadoras :)

    Isabel e Elisabete, realmente é uma pena estes produtos ainda não chegarem a todo o lado. Mas aos poucos vão-se generalizar pois o vegetarianismo já está muito divulgado e os supermercados "normais" já quase todos têm secção veggie. A ver se me inspiro e transformo a receita do fiambre de soja numa mortandela com pimento :) Deram uma olhadela no artigo relacionado?

    Isabel de Matos, fiquei curiosa de experimentar essas variedades de BioSmile que falaste. Obrigada por me dizeres que há à venda nas lojas Jardim Verde. Julgo que há uma no Cascais Villa não é? Costumas ir à BioCoop?

    Mary estas mortandelas faziam as tuas delicias se as comprasses :)

    Ameixinha, as natas são a 1 euros e 50, mais ou menos. Mas 1 pacotinho dá para 2 vezes no caso de um molho de natas para 2 pessoas. Estou mortinha para experimentar as natas de amêndoa. Devem dar um saboooor!

    Beijinhos e boa semana de natal.

    ResponderEliminar
  7. Sim, há uma no Cascais Villa e outra no Jumbo de Cascais...
    Ainda não fui à BioCoop, fica-me fora de mão e eu tenho o tempo muito contadinho para as compras (pois tenho que ir logo substituir o Pedro no Ensino Doméstico assim que saio do trabalho...). A minha filha mais velha foi lá umas duas vezes o ano passado pois trabalhava relativamente perto, este ano já não..., uma pessoa perde-se a querer comprar tudo e experimentar tudo! É mesmo bom... ;)
    Beijinhos
    Isabel

    ResponderEliminar
  8. Um post super interessante, pena não ter por cá essa loja.
    Bjs

    ResponderEliminar
  9. Estou encantada!! Para mim, qualquer ida a supermercdos, se nao estiver com opressa, sao como um passeio! Perco-me a procura de novas coisas e ideias!!

    E um Feliz e Santo Natal Amiga!!

    ResponderEliminar
  10. hummm!Bem onhecidos da minha despensa!!sAO UMA DELICIA TODOS!!:)

    ResponderEliminar