30 dezembro 2009

ECOPRODUTOS: ESPONJA-ESFREGÃO NATURAL

Hoje trago-vos uma esponja-esfregão 100% natural. Vocês espantam-se comigo e eu espanto-me com a perfeição e generosidade da natureza. Quanto mais a conheço, mais vontade tenho de defendê-la e preservá-la. Só de pensar em perder todas estas virtudes que a mãe Terra coloca à nossa disposição, deixa-me extremamente triste e algo revoltada.

A combinação que vêem na foto foi inventada por mim. Decidi juntar o mar com a terra e criar uma esponja-esfregão. Bastou-me coser com linha a luffa à esponja maritima e obtive um óptimo esfregão de cozinha. No entanto também pode servir como esponja de banho com um lado esfoliante que activa a circulação e faz renovação celular.

A parte amarela, a
esponja maritima, é na realidade o esqueleto dum animal maritimo. Durante muitos anos pensava-se que as esponjas maritimas eram plantas aquáticas, mas nos anos 80 os zoólogos descobriram que elas são animais. As esponjas naturais absorvem muito mais água que as sintéticas, são mais macias, não retém odores e possuem maior durabilidade.

A parte branca, de nome bucha ou
Luffa Cylindrica, é o "esqueleto" fibroso do fruto duma planta, pertencente à familia das abóboras, courgettes, pepinos, etc... A planta da luffa dá flores comestíveis tal e qual como as flores de abóbora e os frutos também são comestíveis enquanto jovens e tenros, porém não se deve ingerir em quantidade, pois são um pouco tóxicos apesar das suas fantásticas propriedades purgativas e vermifugas. Para obter uma esponja vegetal há que deixar o fruto amadurecer bastante e criar fibra grossa no seu interior. Quando jovens as luffas têm pouca fibra.

As 2 esponjas que mostro aqui são de compra. A esponja do mar comprei na farmácia. A esponja da terra comprei numa loja de produtos brasileiros em Cascais. Mas através duma semente facilmente se cultiva luffas em Portugal (a exemplo vejam
o blog da Ana Ramon). Inclusivamente já vi no Mercado Biológico de Oeiras um dos feirantes a limpar a pele e sementes duma luffa. Brevemente vou pedir-lhe umas sementinhas para cultivar luffas na aldeia :)

Para terminar deixo-vos um assunto relacionado com as esponjas do mar:
o Bob Sponge! Um desenho animado criado por um biologo maritimo norte-americano que é apaixonado por animação: Stephen Hillenburg. Este senhor resolveu juntar as suas 2 paixões e criou o personagem Bob Sponge para alertar sobre as ameaças ao mundo subaquático:


Mais ainda 2 videos sobre as esponjas maritimas ao vivo e a cores:


20 comentários:

  1. E eu a pensar que o Bob Esponja se chamava assim porque bebia que nem uma esponja he he
    Eu esfrego-me com as minhas mãozinhas, a lavar-me com um esqueleto... que seja com o meu enquanto ainda está vivo ;)
    Mas que é interessante... é :)

    ResponderEliminar
  2. Eh que giro! Sabes que também me deram essa esponja 'Luffa' só que nem sabia o nome, só me disseram que vinha de uma planta e confesso que ainda nem experimentei! Mas tu já me deste vontade de a testar! Beijinhos e Bom Ano Novo!

    ResponderEliminar
  3. Também nunca tinha reparado que o Spongebob era uma esponja do mar (mas também nunca me sentei a ver nenhum episódio...).

    Feliz 2010!!!

    ResponderEliminar
  4. Rute, sempre na vanguarda dos produtos naturais!
    A esponja do mar conheço, agora a lufa-lufa confesso que é novidade!
    Obrigada!
    ;)
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  5. Tu não existes :):) Todos nos pensamos algum dia na natureza, uns mais outros menos. Acontece que por exemplo estas mudanças de tempo é td culpa nossa... andamos a brincar com o ambiente e ele as vezes mostra nos do que é capaz...

    Bem, a parte disto desejo-te um Optimo 2010... umas optimas entradas!

    Eu andei um bocado doida hj no trabalho, para por ferias amanha :)

    Muitos beijinhos!!

    ResponderEliminar
  6. Rute, é mesmo teu acabar o ano com esta partilha.Uma novidade que faz bem á saúde do planeta terra.5*.
    Olha para 2010 desejo tudo de bom e que continuemos a ter os nossos encontros para conversar, rir e trocar ideias.Foi muito bom conhecer-te amiga.

    Beijinhos bem grandes

    ResponderEliminar
  7. Um post muito interessante...

    Feliz Ano Novo, Rute! E cá espero com curiosidade as novidades que os teus posts nos vão trazer em 2010!

    Muitos beijinhos
    Isabel

    ResponderEliminar
  8. Olá Rute :)
    Com espanto, fiquei eu (mais uma vez) a olhar para a tua nova criação! Este original 2 em 1 é uma verdadeira LUFAda de brisa Marítima que vem refrescar as nossas consciências no sentido de preservar este nosso Planeta.
    Utilizando as palavras do teu primeiro parágrafo, eu diria que "a nossa Rute nos espanta com a sua perfeição e generosidade. Quanto mais a conheço, mais vontade tenho de a ler!! Só de pensar em perder toda a informação que nos coloca à disposição, deixa-me a sensação de que estaria a perder algo de muito valioso!"
    E para não alongar mais este LONGO comentário :), venho desejar à nossa Rute e para todos os que lhe são queridos, que tenham um Ano 2010 repleto de Saúde, Amor e Felicidade!
    Um grande beijinho!

    ResponderEliminar
  9. SÓ TU MESMO AMIGA!!!
    Uma vez mais fiquei ...encantada com as tuas capacidades :))
    Passei pra te agradecer a disponibilidade sobre as formas de pão...depois falaremos :)
    Mas passei principalmente pra vos desejar um BOM ANO!!!
    BEIJINHOS ESPECIAIS :)
    Tina

    ResponderEliminar
  10. Minhas queridas amigas virtuais :),

    não me vou alongar porque disponho de pouco tempo para extensos comentários (com muita pena minha)!

    Agradeço de coração todas as vossas palavras e dedicação a este blog. Tenho muito orgulho no PPP. Aqui consigo estruturar a informação que vou adquirindo, partilhando com os demais com um duplo intuito: o de partilhar puramente e outro, de receber de vós mais informação que queiram juntar ao assunto exposto. Enriquecer e aumentar a informação que está a ser partilhada.

    2009 foi um ano muito bom para mim. Pelo que espero que 2010, seja, no mínimo igual. Se possivel melhor. Só peço saúde para mim e para os meus e alegria de viver.

    Ainda consegui visitar alguns blogs. As minhas desculpas aos que ficaram por desejar boas entradas. Vou estar uns diazinhos de férias. Volto para o ano :)
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  11. Olá Rute
    Passei para desejar umas boas entradas e um bom ano, com tudo de bom.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Olá,

    um Excelente 2010 (já te desejei isto "no blog ao lado", mas nunca é demais desejar, pois nãp?)!!!

    Se poderes arranjar-me uma sementinhas eras uma querida...

    A minha filhota tem perguntado muito por ti: "A onde é que mora a Rutiii?" e eu respondo-lhe: "Em casa dela"

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Amiga um óptimo ano 2010 para ti e usa uma esponja para apagar o que não interessa. Volta com força e as ideias malucas do costume para pintares a manta comigo.

    Bjs

    ResponderEliminar
  14. Super interessante.
    Rute desejo-te um Feliz Ano Novo.
    Bjs

    ResponderEliminar
  15. Olá Rute
    Desejo-te um excelente 2010 (muito melhor q 2009) e ainda com mais ideias inovadoras...

    Em relação às esponjas marinhas ihihih adoro ver o spongebob (não sabia que o criador era biologo), os dialogos entre os personagens é espectacular. Conheço as esponjas marinhas à cerca de 8 anos (desde que a minha filha nasceu) e se não quiseres ter trabalho (coisa que não se adequa muito a ti!!!) podes comprar dessas esponjas numa loja de produtos naturais.
    Bjs

    ResponderEliminar
  16. BOM ANO queridas amigas!!

    Estou de volta e a seu tempo visitarei uma a uma. Por enquanto apenas consegui publicar o meu HIPERFABULÁSTICO bolo de rei :)

    P&M, também tenho muitas saudades da tua filhota (e de ti claro!), e desse sorriso maravilhoso que ela tem. Brevemente iremos estar juntas na visita de estudo à gráfica! Obrigada pelo comentário e pela visita. Respondo-te aqui pois não tens blog.

    Beijinhos a todas sem excepção.

    ResponderEliminar
  17. É optimo!! Nós também vamos plantar brevemente na quinta!!

    ResponderEliminar
  18. boas!será possivel alguem dar-me algumas sementes de Luffa cylindrica? ou vender?
    Favor de enviar resposta pra nunofri@hotmail.com
    obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde Nuno. Não conheço ninguém que venda sementes de Luffa, mas pesquisei na internet e encontrei este anuncio no OLX: http://coruche-santarem.olx.pt/sementes-luffa-cylindrica-iid-370621188.

      Eliminar