06 dezembro 2009

MANTEIGA DE AZEITE DA ALDEIA

Desde que fui apanhar a azeitona à aldeia (link aqui) que a minha manteiga matinal tem sido esta: azeite refrigerado. Estou mesmo apaixonada pelo meu azeite e já ando a magicar alguns produtos que levam azeite na sua constituição. Se as experiências correrem bem, depois publico os resultados.

Era para ter escrito um outro artigo a respeito da apanha da azeitona e da transformação desta em azeite, mas logo por azar quando fui entregá-la ao lagar, a máquina fotográfica ficou sem pilhas e não deu para fazer a reportagem. Até achei piada ao dono do lagar que andou a vasculhar no escritório dele, à procura de pilhas só para que eu pudesse fotografar o seu lagar. Enquanto isto os empregados perguntavam-me se eu era reporter e se trabalhava para a imprensa :) Ficaram com pena de não serem fotografados :(

Mas hei-de lá voltar, pois o lagar só fecha em Janeiro ou Fevereiro de 2010 e prometo-vos uma magnifica reportagem. Inclusivamente, vou pedir explicações do processo, pois naquele dia em que trouxe o meu azeite foi um dia chuvoso no qual eu estáva ensopada da água da chuva. As minhas calças pesavam chumbo de tanta água ter apanhado quando estive a ensacar a última azeitona.

Mas voltando à "manteiga" de azeite. É super fácil. Basta colocar azeite num potinho no frigorifico durante 2 dias. Pode até temperar com sal se achar necessário. Eu adoro comer a manteiga de azeite barrada nas torradas e por cima coloco um pouco de doce de tomate. Prefiro o doce da Casa de Mateus do que o caseiro pois o doce caseiro de tomate geralmente tem de levar doses industriais de açúcar para ficar gelatinoso.

Hoje à tarde experimentei outra forma de comer a minha manteiga de azeite ao lanche no pão da avó: barrei com manteiga de azeite a torrada, esfreguei com alho crú e acompanhei com
azeitonas caseiras.

17 comentários:

  1. Acabei de falar das "minhas" azeitonas e vejo esta manteiga de azeite, hummm que bom, embora eu prefira as torradas com a manteiga de azeite e um presunto fatiado finissimo, enfim coisas de carnívoros hehehe, quanto ao doce de tomate que faço com 500g de tomate, 400g de açúcar e sumo de limão, fica perfeito, mas se preferires reduz mais no açúcar e adiciona-lhe pectina, que serve para fazeres doces mesmo sem açúcar nenhum, têm é que ser consumidos no máximo em 4 dias senão azedam.
    Beijocas

    ResponderEliminar
  2. Obrigada Moira pelas dicas. 40% de açúcar não é nada mau. A ideia da pectina também é interessante. Tenho de experimentar...
    Beijokas.

    ResponderEliminar
  3. Já tinha reparado que o azeite fica assim quando vai ao frigorífico mas não sabia que dava para barrar no pão tipo manteiga. Achei que ficava mais líquido :)

    ResponderEliminar
  4. Epá! Eu já vi a minha mãe fazer manteiga das natas de leite comprado na vacaria, lá na quinta, há uns bons anos atrás, mas manteiga de azeite?? Belas ideias só mesmo vindas de ti! Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Eu por mero acaso, sabia que o azeite ficava assim.
    Tivemos o pão,agora vêm a manteiga, tu dás cabo de uma pessoa.
    Eu comi há bocado com um queijo mozarella...hum tão bom.
    Sim curti as azeitonas....hehe
    bjssssss

    ResponderEliminar
  6. O meu marido gosta de comer pão quente com azeite e umas pedrinhas de sal, diz que comia em criança em casa da avó em Viseu.
    Manteiga de azeite sempre é mais saudável.

    ResponderEliminar
  7. Achei muito estranho estares alguns dias em standy by. Mas já percebi o porquê. Estiveste a deliciar com o pão da avó e a bela manteiga de Azeite. Ai, ai....

    Uma dúvida,essa manteiga pode ser utilizada com margarina?

    ResponderEliminar
  8. Fiquei muito curiosa com essa manteiga, que não conhecia!!

    Bjocas

    ResponderEliminar
  9. Ameixinha, o meu azeite fica assim, completamente coalhado, mas só ao fim de 2 dias de frigorifico. E depois tem de ser guardado no frigorifico todos os dias. Não sei se o de compra se comportará da mesma forma!

    Suzi, tu também tens uma vida muito enriquecida de experiências. Que interessante ir à vacaria buscar natas para fazer manteiga. Eu já fiz manteiga na bimby, mas não imagino como será possivel fazê-la pelo processo artesanal.

    Abelhinha, e outros tipos de pão hão-de vir! A saca já está a vazar com a distribuição :))

    Isabelocas, então o teu marido vai adorar o pão da avó com azeitinho. É um luxo!!

    Margarida, realmente não tinha pensado nisso. Mas sim podemos ter manteiga de azeite no frigorifico para usar nos cozinhados como se fosse margarina de cozinha.

    Isa, é duma simplicidade tremenda como podes verificar no texto. Muito saudável mas há quem não tolere o sabor do azeite logo de manhã. O meu marido, por ex, não lhe toca. Esta manteiga é só para mim.

    Beijinhos a todas.

    ResponderEliminar
  10. Bem saudavel essa manteiga e deve ser bem boa. Eu no supermercado de vez em quando tambem compro manteiga de azeite.

    Beijinhos e boa semana

    ResponderEliminar
  11. Olá amiga,

    Tudo bem?
    Eu sabia que o azeite ficava assim com o frio.Na terra dos meus avós no inverno a azeite ficava assim.

    Já vi a fazerem o azeite no lagar, ia com o meu pai entregar as azeitonas e ficava lá a ver.É muito interessante.

    Tenho me esquecido de dizer, as azeitonas ficaram uma maravilha, ainda ontem coloquei na mesa e fizeram um sucesso.

    Bjs

    ResponderEliminar
  12. Manteiga de azeite, só mesmo tu para descobrires isso.
    Bjs

    ResponderEliminar
  13. Como diria o outro "assim n há ...que aguente", primeiro o pão e agora isto, assim é demais. Não tem ginástica que tomer conta de umas coisas maravilhosas assim. Logo agora que que precisamos fazer regime porque o natal está á porta...snifff, desculpem mas dieta eu não consigo.
    Vos testr esta do azeite. Beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Já vi manteiga de muita coisa, de alho, de ervas, eu sei lá! Mas de azeite its news and, of course, i feel like trying it!:)

    ResponderEliminar
  15. Essa é mesmo a "manteiga" mais saudável. Tanto que agora já começam a aparecer no mercado algumas manteigas com percentagem de azeite elevada. Mas não há nada que chegue aos calcanhares da caseira. Também trouxe 3 garrafões de azeite do Algarve. O que dá gozo é ser feito só com as nossas azeitonas.
    Bjocas

    ResponderEliminar
  16. Não deixem de experimentar. E se for do nosso azeite ainda melhor. Para o ano há mais azeitona para apanhar, alguém quer ir trabalhar para ganhar 1 garrafão de 5 litros!??

    ResponderEliminar
  17. Faz-se muita ginástica a ripar as oliveiras. Equivale a 1 semana de ginásio!!

    ResponderEliminar