13 dezembro 2009

MIRAGEM AZUL DA COR DO MAR - BLUE DAY

Fatia de mar? Ou fatia de areia? De que lado são servidas?
Aqui fica a última participação do desafio da cor, neste dia tão azuuuuul.
Hoje comem assim tá bem? Amanhã explico o que leva pois já é tarde e tenho o marido à espera na camita. Andei na correria o dia todo e não deu para programar o artigo para as 00:01.
Beijinhos e até amanhã!!!!
-----------------------------------------------------------------------------------------------------
Bom dia! Então cá estou eu de novo para completar o artigo:
O interior do bolo é um mix de bolo de fécula de batata com bolo de bolacha recheado de creme chocolate, creme de pasteleiro e chantilly azul. É servido como um semi-frio.
Fiz este bolo na terça-feira, dia 9, e congelei-o inteirinho. Desde lá tem sido comigo gelado, embora não seja um gelado agressivo e rapidamente, fora do frigorifico, fica semi-frio (talvez por causa da bolacha).
INGREDIENTES DO BOLO DE FÉCULA:
  • 2 ovos;
  • 200 gr açúcar;
  • 200 gr manteiga vegetal planta;
  • 200 gr farinha fécula de batata;
  • 1 colher (chá) fermento Royal;
  • 4 gotas de essência de baunilha.
INGREDIENTES DO BOLO DE BOLACHA:
  • 1 pacote de bolacha torrada quadrada;
  • Creme Cacau Trufado Puratos;
  • Creme de Pasteleiro Puratos (c/frutose);
  • Chantilly Puratos (c/corante azul).
INGREDIENTES DA COBERTURA:
  • Creme de Pasteleiro Puratos (c/frutose);
  • Chantilly Puratos (c/corante azul);
  • 1 pacote de bolacha Maria tradicional;
  • Enfeites de plástico (Golfinho, estrela-mar, alga e pedrinhas).
CONFECÇÃO:
Na véspera prepare os cremes instantâneos: Chantilly com corante e Creme de Pasteleiro com frutose. Fiz 500 ml de cada. No chantilly usei meia ampola de corante. No creme de pasteleiro usei 80 gr de frutose.
No bolo de fécula segui a receita da Xolica do forum bimby. No entanto, como assei num tabuleiro, resultou num bolo muito baixinho, quase bolo de torta com 1 dedo de espessura. Dai que utilizei-o como base do meu bolo de bolacha.
Comecei por barrar o bolo de fécula todo com creme trufado, cobrindo-o com bolacha torrada. De seguida barrei a superficie de bolachas com creme de pasteleiro. Apliquei nova camada de bolachas. Barrei com creme de cacau, terminei com bolacha e creme de pasteleiro no lado da "areia", chantilly azul no lado do "mar".
Entretanto, triturei bolacha maria fininha para obter a areia comestível e decorei conforme se pode ver na foto. Não esquecer a duna :))

38 comentários:

  1. Pois só podia ser assim uma obra de arte, está lindo, bela sobremesa.
    Parabéns...vai lá achonchegá-lo...hehe
    Beijocas

    ResponderEliminar
  2. Eu quero uma fatia de cada, embora prefira o mar em detrimento da areia! hehehe:)
    Rute Veggie, acho que te superaste neste última dia colorido...ficou encantador este oceano com golfinhos e marés, só faltam os surfistas! :)
    Acho que me afogava na maior!
    Feliz dia azul! Acabou...***

    ResponderEliminar
  3. Ahhhhhhhhhh, tão lindooooooooooo.
    Também acho que te superás-te. Que coisa tão linda Rute. Eu vou querer a parte do mar e com o golfinho.
    Magnífico. Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Eu também quero uma fatia de cada.
    Es surpreendente, adorei o teu bolinho.
    Vai para a caminha que eu tb vou fazer o mesmo.O blog é mesmo viciante.

    Bjs
    bom Domingo
    Teresa

    ResponderEliminar
  5. que lindo Rute,mesmo um espectáculo,parabéns amiga,jinhoss

    ResponderEliminar
  6. Uma autêntica mimosura, ficou lindo.
    Parabéns pela participação.
    Excelente idiea e uma delicia x

    ResponderEliminar
  7. Uma obra de arte, até dá pena estragar. Mas quero uma fatia de cada,
    bjs

    ResponderEliminar
  8. Rute, que bolo lindo!!! Que idéia mais apropriada e original! parabéns!
    :o)

    ResponderEliminar
  9. Ai credo, olha que o golfilho está muito próximo da areia e ainda temos que o ir desencalhar :)
    Ficou muito giro mesmo. Põe lá a receita que agora já é cedinho :)

    ResponderEliminar
  10. Rute, está linnndoooo, um espanto.
    Só mesmo tu para nos trazeres algo maravilhoso.
    Ora nem se pergunta quero do lado do mar e da areia.

    Fico á espera da receitinha.

    Bjs

    ResponderEliminar
  11. Hoje já mais acordada, está excelente, parabéns, têm o meu aninal preferido, o golfinho, sinal de inteligência.
    Obrigado pela explicação, estás mesmo uma pasteleira 5 estrelas.
    bjsssss

    ResponderEliminar
  12. Querida Rute,
    Adorei o teu bolinho... adoro a praia... a areia e o mar...
    A tua participação foi fantástica.
    Adorei.
    Agora essa tua veia de pasteleira continua em força.
    Bom domingo azul!
    Bjs grandes

    ResponderEliminar
  13. Não tinha reparado na duna...
    Sua filha deve ter amado. Ter uma mãe criativa e talentosa é bom demais.
    Você encerrou o arco-íris culinário com chave de ouro.
    Até que sentar à beira mar e tomar uma água de coco seria um grande prazer agora...
    Nesse momento, olhando pela janela ao meu lado, o céu está maravilhosamente azul. O vento gelado se dissipou e o sol nos brinda com um belo dia.
    Que você tenha um ótimo dia também.
    Bjs.

    ResponderEliminar
  14. Espectáculo total!

    Estás pronta para abrir o "bistrô", miúda! Ficou lindo!!!!!

    E pronto, é isso, o que se pode dizer mais? tens mesmo queda para a coisa! :)

    beijinhos

    ResponderEliminar
  15. Ela é Padeira, ela é Pasteleira e de mão cheia :))

    Ficou LINDA a tua participação neste dia AZUL!!

    Bjocas e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  16. Rute,
    Parabéns! Esse teu bolo está uma verdadeira obra de arte.
    A tua praia com a minha bebida e eu já me sentia nos trópicos :)
    Bjs
    Moira

    ResponderEliminar
  17. Olá Rute
    Que bela praia!Ficou lindo esse bolo.Parabens!

    ResponderEliminar
  18. O mar enrola na areia...ninguém sabe o que ele diz lá lá lá...lembraste desta música?
    O teu bolo ficou muito giro. Fez-me lembrar um que fiz para a minha filha mais velha (agora com vinte anos!) com o tema da pequena sereia.

    ResponderEliminar
  19. De pulo em pulo, vim mergulhar nesta ilha fantástica! Sentei-me na areia, contemplei o horizonte e observei o golfinho. Imaginei-me a comer uma bela fatia de um semi-frio fantástico e original que vi publicado para partilhar, e então, quando a terminei, voltei à realidade e descobri que estava frente ao écran num blogue maravilhoso repleto de delícias.
    Parabéns pelo blogue!
    :) beijinho.

    ResponderEliminar
  20. Ficou lindo este mar a enrrolar na areia com golfinhos e tudo...
    Parabéns e Feliz Dia Azul.
    Bjs

    ResponderEliminar
  21. Que praia tão linda com direito a golfinho e tudo. Como sempre Rute tens ideia super originais e divertidas.

    Não importava nada de comer uma fatia desse bolinho.

    Excelente participação.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  22. Obrigada a todas pelos elogios :))

    Os vossos dias azuis também estão o máximo! Excelentes participações de todas no passatempo.

    Maryzita, sentes-te com coragem para outro ano de passatempo? Tadinha da nossa amiga! Fartou-se de trabalhar todos estes meses! Tenho de lá ir ao blog agradecer pessoalmente.

    ResponderEliminar
  23. Tu andas mesmo a explorar ao máximo a tua veia artística! Que maravilha de zaul.. E eu que amo o mar...
    beijinho
    (só agora tive tempo de vir espreitar as participações do dia azul...)

    ResponderEliminar
  24. Sempre aplicadinha :) Muito bem!!

    Tenho realmente pena mas não consegui... tinha ideias, tinha sim senhora e pode ser que com tempo as meta em prática para tirar as teimas :)

    O teu bolo está lindo!

    ResponderEliminar
  25. Olá!
    Soube bem voltar à praia, mas o frio é mais que muito! O que valeu foi a fatia do teu bolinho com um cházinho fumegante a aquecer-me as mãos.
    Ficou lindo o teu bolo.
    As receitas na lareira, tenho mesmo de experimentar...
    Bj
    Mena

    ResponderEliminar
  26. Que bolo lindo Rute! Bem lúdico, achei super adequado para aniversários infantis, sabia?
    Obrigada pela visita ao meu blog, também adorei conhecer o seu.
    Bjos

    ResponderEliminar
  27. Que lindo bolo, estás mesmo uma artista, parabéns.
    Bjs

    ResponderEliminar
  28. ai que fofo...eu quero 2 pedaços uma azul cor do mar e o outro da areia...gulosa eu??? magina...rsrs
    Bjinhus!!!

    ResponderEliminar
  29. Ainda nao tinha tido tempo para comentar esta bra de arte...
    FICOU TÃO BONITO!!!
    SURPREENDES-ME SEMPRE ,SEMPRE,SEMPRE!
    PARABENS :))
    Jinhos
    Tina

    ResponderEliminar
  30. Tão lindo!
    Agora que te tornaste pasteleira, a tua participação só podia ser docinha...

    Escapou-me completamente o dia e quando me apercebi através da Margarida já era sexta feira À noite e eu ia par ao Algarve no fds...
    Pena!

    ResponderEliminar
  31. Obrigada pela vossa visita.

    Verdinha e Gasparzinha que pena não terem conseguido participar :((

    Cheguei a pensar que estivessem doentes pois os comentários no blog da Gasparzinha nem ficavam online :((

    Bem...preparem-se para o próximo ano com mais um desafio à lá Mary!

    ResponderEliminar
  32. Só agora consegui vir ver o teu mar a enrolar na areia. Está um must :) e tu tens veia de artista!

    Saia uma fatia de mar e outra de areia cá pá Tasca s.f.f.

    Beijocas***

    ResponderEliminar
  33. Rute,bolo de bolacha é definitivamente a "minha praia"! Ainda lhe juntas um bolo de fécula de batata e uma cobertura delíciosa...
    Mas olha que com este frio de rachar é mesmo uma miragem (para mim, que não o provei!).
    Ficou super giraço!
    Chuac!

    ResponderEliminar
  34. Olá,Rute,
    Que lindos eses bolos mesmo azulinhos,uma verdadeira obra de arte,que até dá pena comer.

    Rute,em resposta ao comentário,que deixaste no meu bog.Desta vez não tive oportunidade de participar com muita pena minha,mas ando numa correria,sem tempo para nada.
    nei ao blog tenho vindo,até tinha a receita escolhida seria uma bebida mas cheguei tão tarde a casa nesse dia que não deu.


    Bjinhos

    ResponderEliminar
  35. Bom dia, querida. Sou fã do seu blog e adooro esse bolo! Ele é muito simples e de muito efeito. Estou só esperando uma boa oportunidade para fazê-lo. Parabéns!
    Adriana
    casacoisasesabores@blogspot.com

    ResponderEliminar