10 dezembro 2009

PÃO DA AVÓ INTEGRAL (TRIGO E CENTEIO)

Não posso dizer que fica tal e qual o pão da avó na versão integral, pois não fica. Essa era a minha ideia inicial: obter um pão bastante arejado mas com farinha integral. Pura utopia!
No entanto, este pão integral com farinha Easy Rústico da Puratos fica com um sabor especialissimo a fermentado/"azedo" que lembra o pão alemão. Não sei se me entendem? Imaginem o sabor da broa de centeio e estarão muito perto do que eu quero explicar.
Primeiro estranha-se, depois entranha-se e quando acaba fica-se com uma saudade de o degustar.
INGREDIENTES:
  • 550 gr de água morna;
  • 9 gr de sal;
  • 150 gr de farinha puratos Easy Rústico;
  • 500 gr de farinha trigo integral (biológica);
  • 100 gr de farinha centeio integral (biológica);
  • 1 pacote de fermipan (11 gr);
  • água morna q.b. para quando está a amassar.
CONFECÇÃO:
Aquecer a água no micro-ondas. Deitar no copo da bimby juntamente com o sal e a farinha Puratos. Programar 2 minutos, velocidade 1, sem temperatura.
De seguida, juntar a farinha de trigo, a farinha de centeio e o fermento seco. Programar velocidade espiga, 8 minutos. Ajudar a massa a dar a volta com a espátula da bimby e juntar umas pingas de água morna à medida que amassa na velocidade espiga.
Tapar com 2 panos: um à volta e outro por cima. Deixar a massa sair bastante por fora, até cobrir toda a tampa do copo bimby (demora cerca de 30 a 40 minutos a levedar).
Preparar o forno com um recipiente com água e o tabuleiro do forno com farinha. Com as mãos enfarinhadas retirar a 1ªporção de massa que está de fora e deixar levedar outra vez até cobrir novamente a tampa do copo bimby.
No entanto esta massa integral não vai crescer tanto como a massa de farinha branca. Pelo que não vale a pena esperar pela 3ªlevedação fora da tampa. É abrir a bimby, dividir a massa e pôr a assar.
NOTA: Suponho que se substituirem parte da farinha integral de trigo por farinha branca T65 vão conseguir melhor resultado mas... deixa de ser um pão na sua total integralidade de cereal :)) É bestial para melhorar o transito intestinal ;)
ATENÇÃO: Procurem utilizar farinhas biológicas porque é na casca dos cereais que reside a maior quantidade de pesticidas. Dai que pão integral sem ser de farinhas biologicas é um veneno!

10 comentários:

  1. Adorei o aspecto! Será que a Casa Januário tem essa farinha...
    Olha andava aqui à procura de uma receita de pão com farinha Espelta,pois comprei por ouvir falar tão bem dela!
    Tens algume receita com essa farinha?
    Beijinhos grandes bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  2. Ia dizer para fazer metade com farinha integral e metade com normal, mas não fica totalmente integral. Fica semi, o que já não é mau :)
    Em tua casa eu seria um peixe dentro de água, como muita comida integral... tenho é pena que seja mais cara que a normal :)

    ResponderEliminar
  3. Amiga, o teu entusiasmo pelos produtos da Puratos já chega longe... :) :)

    Mais um belo pão e a dica da farinha biológica é das boas. :)

    Beijinhos e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  4. Andas cá uma padeira, muito bem, maais uma experiência, acho que hoje vou fazer na MFP algo com a farinha.
    bjsss

    ResponderEliminar
  5. Mais uma bela fornada de pãozinhos maravilha com a fantástica farinha de puratos.

    Beijinhos e obrigada pela dica em relação à farinha

    ResponderEliminar
  6. Passei aqui num rápido pois estou a caminho dum jantar de natal dos amigos do meu marido. Mas... vou responder a quem fez perguntas:

    Cinha, vai ao blog da Abelhinha que tens lá um pão com espelta. E parece-me que no blog da Borboleta Africana (Cozinha das cores) também há uma receita com espelta. Se quiseres experimentar esta farinha puratos, envio por correio para ti. Tudo o que tu quiseres, é só pedires.

    Obrigada pelos comentários. Gosto muito de vos ver por cá. Beijokinhas e até à meia-noite!!! Dia Azul não se esqueçam!!

    ResponderEliminar
  7. Rute, mais um pão maravilhoso. Já agora vou quere saber quais as farinahs que devemos então usar. Já deixei de usar as farinhas prontas e estou a usar muito mais farinha integral e de centeio, mas podemos usar as farinhas comuns T65 e T55 á vontade. És a padeira de referência e também para os produtos de qualidade, por isso vou fazer-te mutias perguntinhas. Beijinhos e bom jantar.

    ResponderEliminar