27 dezembro 2009

PUDIM DE CITRINOS NA VAROMA

Andava há que séculos para experimentar fazer pudim na varoma. Há cerca de 2 meses atrás a Carolina pediu-me que lhe comprasse pudins para ela levar nos lanches da escola. Ao que eu respondi: não, não vamos comprar esses pudins artificiais. A mãe faz.
O tempo foi passando e apesar de ter adquirido as forminhas de aluminio, nada de fazer os pudins para a miúda levar para a escola :( Que mãe! Livra! Não faz, nem compra! Bolas!
Férias de natal, não há escola, diminuem as obrigações e sobra um bocadinho de tempo para pôr em prática o que estáva em lista de espera apesar de não satisfazer o objectivo primordial: pudins para lanches da escola!
Quando me lembrei de confeccioná-los não tinha caramelo liquido em casa. Pesquisei nos livros de receitas dos tachos AMC e encontrei uma receita de açúcar com sumo de limão. Como não tinha limão, fiz com lima. Que delicia inesperada!
INGREDIENTES (a quantidade de açúcar é ao gosto de cada um):
  • 5 ovos L ou 6 M;
  • 5 colheres (sopa) açúcar mascavado claro (fica pouco doce assim);
  • 1/2 litro leite soja ao natural (também pode usar de baunilha);
  • 1 pau de canela;
  • Casca de tangerina (biológica de preferência).
  • Para o caramelo: 4 colheres de açúcar e sumo de 1 lima inteira.
CONFECÇÃO:
Num tacho anti-aderente coloque as 4 colheres de açúcar e o sumo da lima. Em lume brando incline o tacho de vez em quando. O açúcar irá formar espuma e depois adquirir côr.
Numa cafeteira aqueça o leite com o pau de canela e a casca de tangerina. Não precisa ferver mas deixe aquecer bem para libertar os óleos essênciais da casca.
Coloque a borboleta no copo da bimby. Deite os ovos inteiros e o açúcar. Programe 5 minutos, velocidade 3, temperatura 40º. Caso não tenha bimby triture com a liquidificadora de mão.
Terminado o tempo, programe mais 3 minutos, velocidade 3, SEM temperatura e vá juntando o leite às pinguinhas pelo bucal da bimby. Retire o pau de canela e a casca de tangerina.
Prepare as forminhas de aluminio com uma colher de caramelo em cada, e todas dentro da varoma. Deite o preparado de leite e ovos em cada uma. Cuidado que é necessário retirar o excesso de espuma antes de entornar o líquido. Coloque 1 litro de água no copo da bimby, programe 40 minutos, velocidade 5, temperatura varoma. Monte a varoma em cima do copo para cozer os pudins ao vapor.
Como eu estáva ao mesmo tempo a assar um pão de forma no forno e como sobrou liquido de pudim, resolvi experimentar assar pudim em 2 formas de silicone. Ficou igualmente muito bom. A Carolina que o diga! Andei a esconder os pudins para evitar que ela comesse tantos ovos num só dia!
Gostei imenso destes mini-pudins de citrinos. Quer a lima no caramelo, quer a tangerina no pudim sobressaem em aroma e paladar. Fica um pudim extremamente provocador para os sentidos.
ARTIGO RELACIONADO:

14 comentários:

  1. Descobri que limão, laranja e tangerina são da família das Rutáceas. Tudo a ver com você, não?
    Também gosto muito delas, sobretudo do limão e da tangerina. Aqui temos vários nomes para espécies um pouco diferentes. Por exemplo: as "tangerinas" pequenas com casca fina, chamamos de mexirica ou mimosa.
    Antes tarde do que nunca para satisfazer o desejo da filhota...
    Bjs.

    ResponderEliminar
  2. Humm, adoro pudim! Nunca experimentei fazer o caramelo com a lima em vez de limao, deve ser optimo!!

    ResponderEliminar
  3. Sabes que faço muitos pudins na Varoma, claro que nunca experimentei com lima, faço o caramelo com açucar e limão.
    Uma delicia.
    bjssss

    ResponderEliminar
  4. Nunca experimentei fazer pudim na varoma, pelo tempo que demora normalmente 60 min.
    Mas sinto muita vontade de provar como fica.
    O teu está com optimo aspecto.

    Bjs
    Teresa

    ResponderEliminar
  5. Rute, estes pudins devem ser muito bons. Mas... sem a tangerina! Eu metia-lhe a casca da laranja.
    Eu sei, é esquisito mas a tangerina não vai comigo, nem eu com ela! lol
    Podes imaginar porque não comentei o teu café de tangerina! :(

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  6. Querida Rute.
    Você continua sendo a minha "inspiradora mor". Tudo o que você toca fica lindo e maravilhoso, criar não é uma opção é um dom.
    Um óptimo 2010.
    Muitos beijinhos
    Márcia

    ResponderEliminar
  7. Este pudim deve ficar uma delícia. Esta semana vou experimentar fazer um pudim na varoma, cou fazer uma receita da nossa Abelhinha mas, talvez opte por fazer com a lima, a ver vamos o que faço. Vou levar esta receitinha, vai ser a próxima...quando voltar das minhas fériasssss. Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Gina, assim que vi seu comment fui logo pesquisar e dei risada na familia rutácea (só podia né!). Como é que eu podia imaginar que rute e citrus tinham tanto a ver :)) SUPER esta sua descoberta.
    Também não conhecia o nome mexerica :)

    Sofia, com lima é mesmo especial. Tens de experimentar.

    Abelhinha, estão experimenta a tangerina no leite e a lima no caramelo. Ainda fiquei tentada a experimentar toranja no caramelo mas não quis encertar a fruta. Está guardada para outra ocasião.

    Teresa, eu achei que o pudim da Varoma ficou identico ao do forno. Talvez compense mais fazer no forno pois leva mais quantidade (não sei...). Se fizeres pudins individuais demora menos.

    Marina, esquece a tangerina :) Já não está cá quem "falou", eh eh eh. Mas podes fazer café de limão ou de laranja. São também muito bons. As cascas têm muitas propriedades benéficas desde que sejam biológicas.

    Márcia, minha querida. Sempre com palavras muito amáveis. Que bom é ver você antes de fechar este ano 2009. Continuação de boas festividades. Entre com o pé direito em 2010.

    Elisabete, é isso mesmo. Misturar ideias de um lado com ideias de outro lado, com o teu saber fazer, e assim podes presentear-nos com inovações. Fico à espera do teu pudim. Continuação de boas férias.

    Beijinhos a todas.
    Encontramo-nos no próximo post :)

    ResponderEliminar
  9. Mais um bocadinho e a rapariga morria de desejos :) Parecem ter ficado deliciosos, ainda por cima adoro os sabores cítricos!
    Feliz 2010 para todos vocês!

    ResponderEliminar
  10. Ah este natal fiz um pudim tao identico! Quem me deu a receita foi uma amiga do forum da bimby!! Mas cozi no forno!!

    Feliz Natal e optimas entradas... por aqui esta td mais calmo!

    Beijinhos grandes!!

    ResponderEliminar
  11. Este caramelo deve ficar fantástico.
    Adorei a ideia. :)

    ResponderEliminar
  12. As vezes as trocas de ingredientes realmente nos surpreendem em sabor... Lindo!

    PS.: estarei fora uns dias, mas qquer coisa, deixa comentario no blog q depois entro em contato...

    bjssssssss e feliz 2010!

    ResponderEliminar
  13. As vezes as trocas de ingredientes realmente nos surpreendem em sabor... Lindo!

    PS.: estarei fora uns dias, mas qquer coisa, deixa comentario no blog q depois entro em contato...

    bjssssssss e feliz 2010!

    ResponderEliminar
  14. Já fiz na varoma, mas desde de que tenho fussioncook, faço lá é mais rápido. Ficaram com bom aspecto.
    BBjs

    ResponderEliminar