17 dezembro 2009

SCONES OVO-VEGETARIANOS AO ACORDAR

Isto é que vai uma crise!! Certos dias, como ontem, termino a jornada tão exausta que não me peçam nem para mexer os olhinhos. Quanto mais para fazer pão para o pequeno almoço do dia a seguir. Dai que vou-me deitar com remorsos por não ter conseguido, sequer, arranjar energia para programar a MFP e colocar lá dentro os ingredientes!

Mas eis que chega o dia seguinte e revigorada de uma noite bem dormida, acordo com os galos (porque me deitei com as galinhas), a pensar que "alguém" vai ter de ir comprar pão para o petit déjeuner (pequeno-almoço em françiuuuuu)...

E aí... é que vem o probrema!! Quem?? Tá claro que vai sobrar pra mim!! E... entre ter de ir à rua ou confeccionar algo no quentinho do lar, é mais que óbvio que prefiro colocar as mãos na massa! Segundo problema: pouco tempo para fazer pão, mas tempo suficiente para fazer scones!!

Esta receita que vos apresento aqui já a tenho desde 2001. Porém andáva esquecida de a pôr em prática até que vi os scones da Isabel -
Sitio das delicias e refresquei a memória:
INGREDIENTES:
  • 1 ovo L;
  • 1/2 chávena (chá) leite de soja;
  • 40 gr açúcar mascavado claro;
  • 225 gr farinha T55 (com fermento);
  • Pitada de sal fino;
  • 1 colher (sopa) margarina soja;
  • 1 colher (chá) fermento em pó Royal.
CONFECÇÃO:
Pré-aquecer o forno a 220º C.
No copo da bimby colocar todos os ingredientes pela ordem da lista de ingredientes. A manteiga deve estar fria e convém colocar em pedacinhos separados. O leite pode estar frio ou à temperatura normal. Programar 4 minutos, velocidade espiga. Se a massa estiver muito "seca" junte mais umas pingas de leite de soja durante o amassar.
Preparar o tabuleiro do forno com farinha. Deitar colheradas de massa separadas. Atenção que a massa cresce e duplica tamanho. Tenha isso em conta no espaço de separação. A massa é pastosa.
Coloque um recipiente com água dentro do forno. Baixe a temperatura para os 200º e coloque o tabuleiro de scones a assar durante 15 minutos.
Comer quentinhos com manteiga de soja e doce de framboesa :)

14 comentários:

  1. Só falta mesmo o doce de morango.

    Bjcas

    ResponderEliminar
  2. Que bonitos ficam... eu não sou boa em scones...ficam sempre muito pesados...

    bjsssssssssss

    ResponderEliminar
  3. Estava a dormir e de repente acordei com estes scones maravilhosos. Eu estou a trabalhar, agora, que os olhos estavam a meia aste não tenhas dúvida.
    Que maravilhas de scones, que delícia com uma manteiga, uiiiiiii.
    Vou levar para mim. Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Uiiiii que bom aspecto!
    Acordar e ter uns scones assim à espera é demais!!
    Beijinhos grandes e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  5. Olá Rute :)
    Como a galinha da vizinha é sempre melhor do que a minha, eu de muito boa vontade arrastava a asa a esses lindo bolinhos e scone a scone enchia eu o papo!
    PS. Quase que me sinto a cantar de galo por o meu blogue e eu termos sido referidos neste delicioso Publcar para Partilhar!
    Muito obigada e um beijinho grande.

    ResponderEliminar
  6. Olá Rute, agradeço a visitinha em meu blog, sempre tão gentil.

    Não conheço scones, confesso que é a primeira vez que vejo uma receita, já copiei e vou experimentar aqui, depois te conto!
    Aproveito para desejar um Feliz Natal e um Ano Novo repleto de saúde, paz e harmonia!!!
    Bjuss!!!

    ResponderEliminar
  7. Rute, não queres ir lá a casa fazer uns pela manhãzinha, eh!eh! :) :).
    Adoro scones, com um doce de morango ou outro.

    Bjs

    ResponderEliminar
  8. Agora tb me lembraste de há quanto tempo não faço scones...
    Estão tão lindos! Agora bem que marchavam com um chazinho. :)

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  9. Olha adoro Scones e já não faço há uns tempos, vê-lá se convidastes....
    Ficaram excelentes, cresceram.
    Beijocas

    ResponderEliminar
  10. RV, simples e com um aspecto bem mimoso!
    Aguardamos versões...:)

    ResponderEliminar
  11. Eu cá acho que o teu marido não deve achar muita piada a que acordes com os galos. Vê lá nas que te metes :)
    Scones são bem bons ao pequeno-almoço ou lanche!

    ResponderEliminar
  12. Muita bons e com um aspecto de ...acordar hehe

    ResponderEliminar