16 janeiro 2010

CAFÉ DE ALECRIM

ARTIGO RELACIONADO:
Café de Tangerina
Ora vamos lá mudar o disco, senão é sempre "toca o mesmo" e as pessoas fartam-se de vir a este blog :) Enjoam o bolo rei conforme eu já enjoei :( Não posso nem vê-lo!! Mas gostava muito de descobrir e inventar mais bolos-rei internacionais, pelo que, suponho que volte à saga em breve. Me aguardem!
Entretanto, lembrei de publicar este café de ervas aromáticas que vem no seguimento do café de casca de citrinos. Cá em casa utilizamos com frequência as ervas frescas para fazer chá em vez de comprar as saquetas individuais de ervas secas que são...digamos que...poluentes. E não há necessidade nenhuma de gastar dinheiro nos chás da treta quando os chás caseiros são muitos melhores e mais saborosos.
Para além dos variados chás que tenho feito nestes dias frios para me aquecerem por dentro enquanto o aquecedor me aquece por fora, resolvi inovar no café da manhã e juntei uma estaca de alecrim biológico ao café de saco. Já não é a primeira vez. Fica um café muuuito aromático mesmo. Outras ervas que vocês podem juntar ao café são: tomilho-limão, erva principe, poejo e hortelã.
Na minha horta de varanda tenho algumas destas ervas e é espetacular colhê-las directamente do vaso, lavar e utilizar para chá ou café. Não há nada como usar tudo fresco e biológico. Poupe dinheiro, deixe de comprar chás empacotados. O ambiente agradece.

22 comentários:

  1. Já coloquei canela em pau e cítricos, mas alecrim nunca experimentei.
    Como o café é muito consumido aqui em casa, não custa variar.
    Bjs.

    ResponderEliminar
  2. Enjoar deste blog tão apetitoso, acho difícil que alguém consiga...
    Tenho que experimentar esta ideia do alecrim, pois tenho-o em vaso e gosto muito de café. Ultimamente tenho andado a bebê-lo com canela em pó (só uns pozinhos, mas tão melhor do que em pau). O alecrim, não sei porquê, parece-me que se adequará melhor à Primavera ou Verão (deve dar um sabor mais fresco), mas ainda assim, vou experimentar.
    Vi a tua sugestão de escrever sobre o mel, mas o verdadeiro apicultor cá de casa é o meu marido, eu basicamente, como-o e uso-o em culinária (tenho andado a substituir o açúcar pelo mel, e acho que ficam muito melhores, para além de mais saudáveis). Mas pode ser que lá mais para a primavera, quando começarem as actividades apícolas (agora não se faz nada), eu me entusiasme e escreva qualquer coisa. Encomendámos fatos de protecção para as miúdas, e por isso, mais cedo ou mais tarde, há-de se proporcionar um relato para o Pés na Relva.

    ResponderEliminar
  3. Gosto muito de alecrim na comida, agora chá nunca bebi, mas contigo provava...hehhe.
    Obrigado pela bela companhia, vim revigorada.
    bjssss

    ResponderEliminar
  4. Nunca experimentei aromatizar café. Cá em casa só se bebe expresso mas vou provar com alecrim. Quanto aos chás, uso as saquetas porque é mais pratico do que coar o chá. Tens toda a razão, é poluente mas nem tinha pensado nisso.
    A proposito dos Bolos Rei deixo-te um desafio..... Louisiana King Cake. o bolo do Mardigras de New Orleans que é muito diferente do nosso Bolo Rei.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. E andas tu a comprar Alecrim, tenho imenso lá na quinta, quando precisares é só dizeres, porque ainda te estou a dever uma visita à quinta, temos que combinar isso, a Carolina ia adorar! Agora no café não costumo usar... Adoro fazê-lo en chá! Adorei a tua ideia! Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Brincar com os aromas é sempre boa ideia.
    :)
    Este café deve ficar bem especial. :)

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  7. Gina, não custa mesmo. Há processos tão simples mas que escapam à nossa experiência. A verdade é que podemos inovar todos os dias. É só querer.

    Pequete, também gosto imenso de canela no café. No entanto nunca juntei canela em pó, apenas pau de canela. Fiquei curiosa em testar. Quanto à apicultura vou ficar à espera do artigo no pés na relva. E acho que um dia tenho de ir visitar-te para me mostrares as colmeias!!

    Abelhinha, senão provares antes, vou esforçar-me para ter cá alecrim quando vieres ao lanchinho cá em casa :) Também adorei a nossa saída de gajas.

    Ana Maria, mesmo no café expresso podes colocar um pauzinho de alecrim ou uma casca de tangerina na chavena e deixar cair o café sobre ambos. Quanto ao king cake, está na mira. Mas só deve sair lá para Mardi Gras :)

    Suzi, também já cá tive alecrim no vaso mas morreu entretanto ao fim de 2 anos. O alecrim pega de estaca, a ver se o cultivo por cá novamente. A visita à quinta combinamos na Primavera ;) Obrigada!

    Gasparzinha, brincar com os aromas e os paladares, é o melhor que se leva desta vida. Ou melhor, brincar com os 5 sentidos em pleno! Ainda bem que me entendes!

    Beijokas para vocês minhas queridas amigas.

    ResponderEliminar
  8. Olá! Queria pedir-lhe um favor... Será que poderia criar um separador novo? Estava a pensar em simples chás. Tenho imensas ervas na minha horta, mas continuo a comprar chás em saquetas pois não sei que utilidades lhes dar... Alecrim tenho até um arbusto! E poejos, hortelã, hortelã da ribeira, erva príncipe... Era só uma ideia!

    ResponderEliminar
  9. Olá Maria Silva, bem vinda :)

    Sim, realmente estáva a pensar criar um separador novo, só ainda não sei como "chamar" pois comecei pelos cafés e chás mas há mais aplicações para as ervas.

    Bem, por enquanto vou deixar-lhe aqui um link doutra utilização especial, sal aromatizado:

    http://publicarparapartilhar.blogspot.com/2008/08/ideias-com-alimentos-desidratados-2.html

    É possivel secar as ervas aromáticas e juntar ao sal de cozinha. Já desidratei salva, poejo, alecrim, etc... Mas veja o artigo.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  10. Tu tens cada ideia!! Chá confesso que não aprecio muito! Faço mais no verão para ter fresco para o L. que ele gosta! Mas compro dos saquinhos =(
    Em relação ao café sou viciada!!! Hei-de experimentar aromatizar o café!!!
    Beijocas*

    ResponderEliminar
  11. Pois é Cuca, café aromatizado é uma novidade muito agradável. Existem mil e uma formas de o aromatizar. Irei esforçar-me por publicar mais ideias com café :)
    Bjinhos.

    ResponderEliminar
  12. És uma fonte inesgotável!!! Eu não bebe café (o máximo que se aproxima é mistura de cevada, xicória... agora cházinho já é comigo (estou neste momento a beber um com uma fatia de pão de brioche e umas linguas de veado) tudo acabadinho de fazer :)
    Mas fiquei com a pulga atrás da orelha com o tomilho-limão que adoro por na comida, mas já fizeste chá? Como?
    Bjs e resto de bom domingo

    ResponderEliminar
  13. Ai que engraçado! Estavamos a comentar ao mesmo tempo no blog uma da outra :)

    Sim, já fiz chá de tomilho-limão. É muito bom para o sistema respiratório. Só tens de ferver água (numa chaleira electrica por ex) e deitar por cima das ervas frescas dentro dum bule ou duma caneca. Deixas em infusão uns 5 minutos e depois podes beber.

    Atenção q não vale a pena ferver as ervas ao lume, basta deixá-las em infusão de água a ferver.
    Bjokas e bom domingo.

    ResponderEliminar
  14. Uma excelente sugestão.
    O aroma tem que ser mesmo bom x

    ResponderEliminar
  15. Olá Ana, sim sem dúvida que é óptimo!

    Agora lembrei daquela função em html que vc, amavelmente, me cedeu. Acho que vou tentar aplicar de imediato! Já faz um tempão q tenho isto p/fazer!!!

    ResponderEliminar
  16. Olá,
    Café aromatizado deve ficar muito bom.Alecrim é das minhas ervas aromáticas preferidas.

    Olha um estudo recente na universidade de Harvard diz que se deve beber café salpicado de canela, pois mantem baixo o colesterol e estáveis os niveis de açucar no sangue.
    Toca a colocar canela no café.

    Gostei muito da saída de gajas, temos que repetir muitas e muitas vezes, eh!eh!

    Bjs

    ResponderEliminar
  17. Ola minha querida.
    Eu não tomo café, mas morro afogada em chá.
    Porem fiquei com água na boca, deu quase para sentir o perfume.
    beijos e boa semana.
    Márcia
    Nota. Criei uma pagina no facebook para trocar receitas e ideias crudivoras, passa por lá.

    Crudivorismo- Comida Vida- Raw Food

    ResponderEliminar
  18. Eu tenho as minhas ervinhas aromáticas mas chá/café de alecrim ainda não experimentei. Essa máquina de café é daquelas eléctricas de filtro não é?

    ResponderEliminar
  19. Sandra G. bora lá salpicar o café de canela! Temos de combater as gorduras grrrrrr.

    Márcia, tenho de me actualizar quanto ao facebook. Nem sei como aceder :(

    Ameixinha, é sim, é daquelas electricas com filtro. O chamado café de saco.

    ResponderEliminar
  20. És muito bem-vinda. Se passares por estes lados, avisa! Mas para ver as abelhas, só quando começar o calor...

    ResponderEliminar
  21. Que grande ideia. Nunca me passou pela cabeca, mas a ideia soa-me muito bem.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  22. ó rute :)
    Eu já nem sei o que diga!!! Só mesmo tu para por as meninas e os meninos todos que andam nestas andanças a aromatizar o café com alecrim!! Que ideia fabulosa menina!! Podes crer que o meu próximo café será com alecrim e depois conto-te como foi!! :)
    beijoka.

    ResponderEliminar