12 janeiro 2010

COURONNE DES ROIS SWISS

Cá continuo eu, à descoberta dos bolos de rei internacionais. Fartei-me de rir quando li o nome do bolo rei suiço, pois quando o encontrei, o nome estáva no plural: couronnes! E é claro que eu levei logo para a malandrice :) Mas não, não era nada do que eu estáva a pensar... Couronnes significa coroas!!

O brioche da Couronne des rois é um brioche de café! Senti logo uma enorme atracção por confeccioná-lo, mal percebi que iria obter um bolo rei de café. Que máximo!

Também na Suiça existe a tradição de juntar brindes ao bolo: pequenas figuras de porcelana. Mas as figuras vão variando, havendo muita gente que faz colecção das séries de figuras. Encontrei fotos aqui.

INGREDIENTES:

400 ml de água quente;

750 gr de farinha de brioche Continente;

4 colheres (sopa) café soluvel cevada;

2 colheres (sopa) licor amêndoa amarga;

Frutas secas (uva-pássa e pasta de figo);

Sementes de girassol para o interior;

Raspa de citrinos (limão e laranja);

Óleo de amendoim q.b.;

Amêndoa laminada para o exterior;

Leite para pincelar;

Gel de brilho - Mirror neutro Puratos

CONFECÇÃO:

Bimby - Colocar a água quente, farinha e café solúvel. Programar 8 minutos, velocidade espiga. Juntar o licor de amêndoa amarga a partir dos primeiros 2 minutos.

Deixar levedar 1 hora dentro do copo da bimby agasalhado com 1 pano à volta e outro por fora.

Deitar óleo de amêndoim na mesa de trabalho, retirar a massa para cima do óleo com as mãos untadas. Abrir a massa, rechear com as frutas desidratadas, as sementes de girassol e as raspas de citrinos. Dividir a massa em 9 pedaços (8 iguais e 1 maior). Formar bolinhas com a ajuda de farinha branca normal. Colocar a bola maior ao centro e as menores à volta. Levar ao forno a 50º, a levedar 30 minutos.

No fim da levedação, pincelar com leite e aumentar a temperatura do forno para 180º, durante 30 a 40 minutos, com um copo com água para humidificar a atmosfera dentro do forno. A meio do tempo juntar as amêndoas laminadas por cima para torrarem suavemente.

Para verificar se está cozido pique com um palito comprido, especialmente no meio da coroa.

Retire para fora do forno, deixe arrefecer. Retire as amêndoas e pincele com brilho doce. Volte a colocar as amêndoas e sirva com uma coroa de papel em cima (a da foto foi feita pela minha filha na escola).

Numa próxima confecção não vou colocar a bola do meio para ser mais rápido a cozer.

20 comentários:

  1. Bem, estou espantada a olhar para o teu bolo rei.
    Que lindo,

    Esta receita e ideia vou levar comigo para fazer em breve.
    Tu não paras de nos surpreender, com os bolos reis.

    Bjs
    Teresa

    ResponderEliminar
  2. Tu e a saga dos bolos rei não param de nos surpreender!!! Este bolo deve ser uma maravilha!!!
    Beijocas*

    ResponderEliminar
  3. Olha aqui está uma ideia que merece ser coroada com um belo bolo como este!
    O café deve dar-lhe um aroma delicioso.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  4. Bem merece essa coroa pois o café deve dar-lhe um sabor muito sgradável.

    Bjs

    ResponderEliminar
  5. Este bolo Coroa suiço marchava. Sempre deve ser melhor que a Gallete de Rois francesa, que não gosto muito.
    Podes variar a massa brioche com a Gallete que é com massa folhada. A receita esta aqui http://www.supertoinette.com/recette/1638/galette_rois_to.html

    Quando acabares a saga dos bolos reis tens de fazer o raking de qual é o melhor.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Mente poluída he he
    Ficou com uma bela cor, são uns couronnes mulatos :) Deve ser bom com o aroma do café!

    ResponderEliminar
  7. Estou com a Ana Maria, depois nos conte qual foi o que mais lhe agradou.
    Bjs.

    ResponderEliminar
  8. Espetacular! Aroma de café no Couronne des Rois suiço, desconhecia totalmente!
    Valente a tua demanda!
    Pois eu fiquei-me apenas por um Bolo Rainha português e 2 Galettes francesas. Essas é que tem dado que falar... não! É mais trincar! Estou completamente rendida às galettes, são extremamente gulosas!
    Ainda vou ficar à espera de ver a tua versão das galettes visto que estás embalada!
    Mas Rute, conta lá quem é que anda a comer os Bolo-Reis! Aqui por casa, até agora, só conseguimos dar vazão a 3! Lol.
    Beijinhos.
    E que a saga continue!

    ResponderEliminar
  9. lol. tambem sou como tu!! axei piada ao nome!! se bem que esses que pensaste tambem se comem... eu nao era capaz, mas enfim!! hihi
    estás mesmo numa saga de bolos rei!! acho bem!! a maior parte de nós não conhece o tradicional portugues!! por isso agradecemos a partilha!! beijinhos grandes

    ResponderEliminar
  10. BEM...Tu e o bolo rei!!!
    Este ficou muito bonito!
    Achei muito interessante ser uma rceita com cafe...deve ser muito agradavel :))
    Ainda nao fiz o creme...a disponibilidade nao tem sido minha amiga :(
    Quando fizer eu conto.
    Obrigado pelas dicas.
    Beijinhos
    Tina

    ResponderEliminar
  11. um belo bolo,deve ser bom com o aroma do café!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. De todos os que fizeste, este foi o que mais me entusiasmou! Mais dia menos dia está a cozer no meu forno ahaha! Beijinhos!

    ResponderEliminar
  13. Olá Rute :)
    Mãe e filha têm mãos de fada. As duas coroas ficaram lindíssimas!
    Parabéns e beijinhos.

    ResponderEliminar
  14. Hello Rute,

    Feliz Ano Novo. Ja vi que agora andas inclinada para os bolos rei, adorei ver tanta receita junta. Tambem gostei muito da informacao que deste sobre o ensino domestico e das receitas dos cremes caseiros. Adoro vir aqui, pois sei que vou sempre aprender alguma coisa nova e super interessante. Desculpa so ter vindo agora ao teu cantinho, mas o pouco tempo que tenho livre nao me o permite.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  15. Olá Rute!
    Obrigada pelos teus comentários e por tudo!
    Tenho vindo muito rapidamente espreitar os posts (assim como nos outros blogs que sigo) e sem comentar nada, tenho tido o tempo muito contadinho, andamos em mudanças lá no trabalho, de espaço físico, de nomes das divisões, de chefes, diferentes tarefas e várias coisas do género e depois em casa também muito para fazer... pode ser que para o mês que vem isto estabilize... Vai dando notícias...
    Ah, é verdade, tenho achado muita piada a este teu tema das coroas, para além de que gosto muito deste tipo de bolos e nunca como feitos em pastelaria porque nunca sei se lhe deitam leite ou não... e como não tenho tido tempo de os fazer eu própria... fazes-me crescer água na boca, é o que é!

    Muitos beijos
    Isabel

    ResponderEliminar
  16. Sabes, por acaso já tenho saudades de comer um bolo tipo Rainha, ou este género destes que tu fazes...mas ando com a preguiça.
    Ficou delicioso de aspecto como sempre.
    bjssssssssssss

    ResponderEliminar
  17. Oh minha nossa!!Tu és um verdadeiro furacão da culinária!!hihi quem me dera ter a tua imaginação e paciência para fazer tantos bolinhos deliciosos!!Tem todos um aspecto magnifico!!=))

    ResponderEliminar
  18. Querida Rute,
    Obrigada pela tua mensagem, tão carinhosa.
    Comecei o ano muito preguiçosa, tenho-me limitado a fazer umas visitinhas pelos blogues e pouco mais. No entanto,venho aqui muitas vezes sim, sou fã incondicional do teu blog.
    Estas tuas receitas de bolo rei são uma maravilha.
    Beijos
    Susana

    ResponderEliminar
  19. Olá a todas. Obrigada pelos comentários. Ainda bem que gostaram desta sequência de bolos rei. Mas agora vou dar-vos um descanso. Pois cá em casa já ninguém consegue comer mais! Embora não tenham sido todos comidos por nós, familia.

    Vamos mudar a página, mas hei-de voltar a este capitulo, penso eu :)

    Beijinhos a todas. Vou visitar os vossos cantinhos.

    ResponderEliminar
  20. Tinhas que levar para a malandrice não é... hehe, tens desculpa, deve ser de veres tantos papeis nesta fase :-S lol

    Este está bem giro!! Continua que para o ano venho aos teus modelitos :D

    ResponderEliminar