24 janeiro 2010

FIDEUÁ VEGGIE OU PAELLA DE ESPARGUETE

A Fideuá é um prato espanhol parecido com a paelha no entanto em vez de levar arroz leva massa e a palavra fideuá deriva da palavra fideos de pasta (um tipo de macarrão bem fino). Aqui usei esparguete normal, optando por confeccionar uma fideuá vegetariana com chouriço de soja. Voltei a "acordar" a minha paelheira electrica após 4 meses de descanso. É o que dá ter muitas máquinas e interesses variados.
INGREDIENTES:
  • 2 cebolas pequenas;
  • 1 chouriço de soja;
  • Azeite q.b.;
  • Vinho branco q.b.;
  • 3 tomates pequenos;
  • 1 pimento verde médio;
  • 1/4 de lata de milho cozido;
  • 1 lata pequena de feijão encarnado;
  • Esparguete q.b.;
  • Sal, pimenta e molho de soja;
  • Água a ferver q.b.;
  • Queijo ralado;
  • Cerefólio em pó ou Oregãos em pó;
  • Azeitonas e Rúcula para decorar.
CONFECÇÃO:
Ligar a paelheira electrica e fazer um refogado com o azeite e a cebola. Juntar o chouriço de soja às rodelas sem pele e o vinho branco. Deixar refogar. Juntar o tomate e o pimento cortado. Deixar refogar. Juntar o milho e o feijão. Deixar refogar enquanto ferve água numa chaleira. Juntar o esparguete cortado em 3. Espalhar bem o esparguete para que não cole um ao outro. Adicionar um pouco de água e mexer até o esparguete começar a ficar maleável. Adicionar água quase até cobrir por completo. Ajeitar com a colher de pau e tapar para cozer. Quando verificar pela tampa de vidro que a água sumiu e que o esparguete já ganhou corpo, apague a paelheira e povilhe com o queijo ralado e o cerefólio. Volte a tapar.
Ao servir decore com azeitonas e rúcula.

20 comentários:

  1. Essa paelheira já andava muito parada. Ficou com aspecto delicioso.

    ResponderEliminar
  2. Tu e as tuas ideias super originais :) Tem muito bom aspecto!

    ResponderEliminar
  3. Hummm, tem um aspecto amiga.
    Parece qu as ideias estam a voltar.;) Ainda bem, pois não dá para não passar aqui no teu blog.

    Beijinhis grandes

    ResponderEliminar
  4. Tem um aspecto delicioso! Eu não tenho a paelheira eléctrica mas tenho o wok que faz um efeito parecido! Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Mas que prato tão colorido.
    Fantastico.
    bjs

    ResponderEliminar
  6. Ficou muito boa esta fideuá (sequinha e saborosa) mas ainda vou ter de aperfeiçoa-la de modo a ficar mais identica à original, pois não tinha cá a tal massa tipica e esqueci-me de juntar açafrão e algas para obter "aquele" toque a mar :)

    No entanto, assim como está, está fabulosa. Experimentem.
    Obrigada pela visita: Ana M., Ameixnha, Sandra G., Suzi e Teresa.
    Beijinhos pra vcs.

    ResponderEliminar
  7. Rute, nunca tinha visto e desconhecia o conceito da fideuá, mas fiquei encantada, adoro a mistura de cores e de vegetais que leva, e como não sou muito fã de paella talvez goste mais desta versão com massa!!

    ResponderEliminar
  8. Olá Rute:), se eu fosse um electrodoméstico adoraria que me comprasses, é que teria o pivilégio de participar na confecçáo dos teus cozinhados tão criativos! Até na cozinha internacional, a Rute inova! Ficou uma autêntica e belíssima festa de cores! Parabéns!
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  9. Cristina, fica muita boa sim. E cores no prato é saúde garantida!

    Isabel, agora é que me fizeste rir à gargalhada :) Com que então se fosses um electrodoméstico... Mas olha que eu dou-lhes muito gasto coitadinhos dos meus pequenos electrodomésticos. A Actifry então, parece que andou numa guerra mundial. O que vale é que dou-lhes férias volta e meia. E realmente não se podem queixar de monotonia.

    Beijinhos para ambas.

    ResponderEliminar
  10. Rute mais uma refeição original.
    Está linda, as cores enchem logo o apetite, olha que esta gostava de provar.
    bjssss

    ResponderEliminar
  11. Pois...pois...O que eu invejo essa Actifry...Para estar nesse estado, deve ser uma das mais sortuda!!! :D
    Beijinho Rute!

    ResponderEliminar
  12. Abelhinha, sabes o que se pode fazer? Um picnic no parque Marechal Carmona de Cascais quando os dias quentinhos chegarem. Eu levo a fideuá para o picnic ;)

    Isabel, vê-se pela etiqueta Actifry do meu blog, conta já com 61 artigos. É de facto uma das mais "sortudas".

    Beijinhos para ambas.

    ResponderEliminar
  13. tudo taaao colorido. bem a meu gosto. adorei o aspecto. beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Para mim está perfeita. Vou muitas vezes fazer compras à vizinha Espanha e compro fideos mas nunca o usei assim. Óptima dica! As coisas que aprendo contigo..

    beijinho

    ResponderEliminar
  15. Que festival de cores!!
    Deve ser uma maravilha. Tirando o chouriço de soja (que nunca provei) agradam-me todos os ingredientes. Além de que é realmente um regalo para os olhos!

    Em relação ao teu recadinho, olha que tb pode ser fora da minha zona, que eu não sou esquisita... :) (mesmo que quisesse ser não podia, dadas as circunstâncias).

    beijinhos

    ResponderEliminar
  16. Amiga, gostei desta fideuá! Eh Eh Eh...Bem colorida e apetitosa aposto! ;)
    Beijocas.

    ResponderEliminar
  17. Olá,Rute,
    Essa fifeuá ficou linda,além de muito colorida.Excelente receita como sempre,e muitíssimo boa.


    Bjinhos,
    Boa semana

    ResponderEliminar
  18. E que bela receita que escolheste para tirar o po a paelheira electrica. As cores diferentes dos alimentos ficaram girissimas.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  19. em Espanha vi imensas receitas, fiquei curiosa!! Mas acho que não eram com esparguete! é uma massa pequena e fina... não em lembro bem!

    Realmente não páras de inovar! .D

    ResponderEliminar
  20. Que prato tão colorido, já estás a chamar a Primavera.
    Aqui está a prova de que um prato vegetariano pode ser muito apelativo.
    Bjs

    ResponderEliminar