27 janeiro 2010

PAELLA DE COUSCOUS E VEGETAIS

Quem quiser que me ature! Isto quando eu ando avariada, a variar, não há quem pare tanta variedade!
A paella de couscous pode ser feita com carne, moluscos ou marisco mas como cá em casa somos maioritáriamente vegetarianos, serve-nos bem uma paella de couscous como refeição. Claro que quem goste dela assim pode servir-se dela de acompanhamento.
INGREDIENTES:
  • 2 alhos franceses (parte branca);
  • Azeite q.b.;
  • 2 latas de cogumelos inteiros paris;
  • 4 dentes de alho;
  • 1 pimento verde grande;
  • Açafrão e caril q.b.;
  • 4 folhas de couve lombarda;
  • Sal q.b.;
  • Algas hiziki demolhadas para dar sabor a mar;
  • Rebentos de soja enlatados ou ao natural;
  • Cenoura crua em juliana;
  • Molho de soja q.b.;
  • Couscous integral de trigo;
  • Água a ferver q.b.;
  • Tomate, fatias de queijo e azeitonas para decorar.
CONFECÇÃO:
Colocar as algas hiziki de molho em água antes de iniciar preparação da paella.
Ligar a paelheira electrica e fazer um refogado com o azeite e o alho francês. Juntar os cogumelos e os dentes de alho cortados ao meio. Deixar refogar bem até secar os cogumelos. Juntar o pimento cortado, temperar de sal e de especiarias. Juntar a couve esfarripada com os dedos. Deixar refogar enquanto ferve água numa chaleira. Adicionar as algas escorridas. Refogar. Por último, adiciona-se os rebentos de soja enlatados, a cenoura ralada e o couscous. Mexe-se bem, compõe-se com uma colher de pau para distribuir por toda a paelheira. Rega-se com água a ferver quase até cobrir por completo. Tapa-se para cozer. Após 5 minutos em temperatura minima, apague e deixe tapado mais 5 minutos.
Decore conforme foto.

16 comentários:

  1. Rute, me apaixonei pela sua receita! Que delícia! Tem tudo que eu gosto, maravilha!
    Bjinhos

    ResponderEliminar
  2. Até gosto de marisco mas os legumes também são parte fundamental da minha dieta :) Parece-me muito bem!

    ResponderEliminar
  3. Seja como prato principal ou como acompanhamento e tua paelha marchava. Aspecto delicioso. Ando há que tempos para experimentar receitas com couscous, pode ser que seja desta. Jinhos

    ResponderEliminar
  4. Esta nova onde "paelleira" parece-me deliciosa. :)

    ResponderEliminar
  5. Paelha é o meu prato preferido sem duvida.
    Paelha com cuscus é que nunca provei.
    Bjs

    ResponderEliminar
  6. Adoro paellas!!
    Gostei desta versão ;)

    Bjocas

    ResponderEliminar
  7. Paella é bommmm, cuscus ainda não coomi, mas dá-me a sensação que vou gostar.Os legumes já nem se fala.

    Bjs

    ResponderEliminar
  8. aaahh andas a dar lhe nas paellas!! Mas que bom, tenho a minha paelleira electrica ha uns 2 ou 3 anos e so usei umas 2 vezes, tenho que por maos a obra...

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  9. Depois de uma colorida Fideuá, outro prato deliciosamente festivo!! E que bonita que ficou a tua decoraçáo Rute! Venham mais diversas paellas para diversificarmos a ementa e nos divertirmos a cozinhar! Um grande beijinho minha amiga! é sempre um prazer para os sentidos te "aturar"!! :)

    ResponderEliminar
  10. E sai mais uma bela paella veggie desta linda cozinha.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Que luxo de paella, super original, adorei.

    ResponderEliminar
  12. Pois, uma pessoa tem que aturar cada uma, mais deliciosa e bonita que outra.
    E com cuscous, deve ser mesmo bom.
    Continua, estás à vontade, mas acho que o titulo devia ser mais explicativo...hehhehe.
    Beijocas boas nessa bochecha.

    ResponderEliminar
  13. Olá a todas, obrigada por me aturarem.

    Entretanto, quanto ao título, sabes que também pensei nisso! Talvez um título assim: Paella de couscous com alho francês, cogumelos, alho, pimento, açafrão, algas, cenoura, tomate e azeitonas :)
    Jiminhos pra todas.

    ResponderEliminar
  14. Rute,
    Até hoje só comi a paella tradicional de frutos do mar e gosto bastante.
    Essa é completamente diferente, inclusive tive que recorrer ao google para ver imagens de ingrediente desconhecidos, como couve lombarda e alga hiziki. Pode ser comum pra muita gente, não para mim...
    Tenho visto muitas receitas com couscous mas ainda não preparei, você acredita?
    Não tenho feito quase nenhuma refeição em casa, só doces e lanchinhos. Estou aproveitando inúmeras fotos do ano passado, que ainda não tinha publicado.
    Desculpe o sumiço, mas é sempre um prazer vir aqui.
    Bjs.

    ResponderEliminar
  15. Querida Gina, não tem de se desculpar. Eu sei como é não ter tempo para nada. Só senti sua falta e lembrei de brincar com vc por causa do post da saudade.
    E claro que é sempre um prazer enorme ver vc por aqui. Adoro seus comentários. Há pessoas que comentam com o coração.
    Bjinho.

    ResponderEliminar