26 fevereiro 2010

ELIXIR DE TOMARILHO E FUNCHO

Andava danadinha para experimentar o tomarilho num néctar. Aprecio bastante o fruto desde a altura em que a minha tia semeou umas sementes no quintal. Sempre o comi partido às rodelas, povilhado de açúcar, na época natalicia. Tem um sabor agri-doce, bastante tropical.

É um fruto que se aprende a gostar. Possivelmente não se morre de amores por ele à primeira prova. Lembra o tomate, suavemente o maracujá...

O
funcho em sumos foi uma revelação muito positiva. Informei-me sobre ele, li que sabe ligeiramente a anis e casei-o com o tomarilho. Muito bom! Vou passar a usar funcho fresco com frequência. Provei-o antes de triturar e é saboroso em crú.

INGREDIENTES:
  • Sumo de 3 laranjas grandes doces;
  • 1 tomarilho descascado;
  • 1/5 de bolbo de funcho;
  • 1/4 maçã real gala;
  • 1 colher (chá) açúcar mascavado claro.


CONFECÇÃO:

Num espremedor retirar o sumo às laranjas. Deitar num liquidificador. Juntar tudo aos cubos: tomarilho, funcho, maçã e açúcar. Triturar 2 minutos, velocidade 8/9.

14 comentários:

  1. Gostaria de ver um pé de tomarilho, mas nem sequer o fruto conheço. Também não usei funcho, mas creio que nesse néctar deve ser bem gostoso, já que lembra o anis e este me agrada.
    Estava lendo sobre as propriedades do tomarilho e achei interessante.
    Bom final de semana!

    ResponderEliminar
  2. Olá Rute! Há quanto tempo!... Quando é que almoçamos?
    Também gosto muito de funcho cru, é óptimo para a digestão (há restaurantes indianos que nos servem funcho no fim, precisamente para ajudar a digestão). Costumo usá-lo muito em chá (de funcho e gengibre, é óptimo).
    Quanto ao tomarilho já provei e gosto, mas não uso muito, pois não o tenho perto... :)
    Vá lá, vamos marcar qualquer coisa, precisamos de falar...
    Beijinhos
    Isabel

    ResponderEliminar
  3. Não posso passar sem o teu blogue miga, é aqui que fico a conhecer as coisas mais incríveis. Nunca ouvi falar de tomarilho, nem tão pouco alguma vez utilizei funcho.
    Gostei do aspecto e pela descrição que fazes do sabor, parece agradável.
    Quanto ao Palmito, respondi-te no tópico mas, eu costumo comprar um frasco de vidro (cerca de 5 ou 6,00), cerca de 6 a 8 palitinhos de palmito,tanto aqui como no Brasil, nunca vi fresco.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Rute,

    Só este blog para nos ensinar tantas coisas boas. Não conhecia o tomarilho e nunca usei funcho fresco. Mas o teu sumo abriu-me o apetite.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. A Tina já me tinha suscitado curiosidade (tem um pomar), e tu agora incrementaste-a...
    Quando os voltar a ver no PD, deito-lhes a mão!:)

    ResponderEliminar
  6. As coisas que eu aprendo aqui.
    Nem sabia que existia tal fruto, santa ignorancia a minha, lol.
    Funcho tambem nunca usei apesar de saber que é bom para a digestão.
    Obrigada sô professora ;)

    ResponderEliminar
  7. A minha mãe tem tomarilho e único uso que lhe dou é na compota ou na polpa de tomate. Que ideia fantástica tu tiveste.
    Bjs

    ResponderEliminar
  8. Tomarilho não conheço bem, acho que provei uma vez...Tenho de investigar mais sobre este fruto. O funcho amo, é uma delicia!!Funcho gratinado com queijo de cabra é uma delicia..
    Bjinhos

    ResponderEliminar
  9. Nunca comi, nem tomarilho nem funcho. Sei que funcho se usa nas saladas em crú e dizem que é bom. Assim até parece um bloody Mary :)

    ResponderEliminar
  10. Já te respondi, lá no meu blog :)
    É verdade, esqueci-me de dizer aqui que esse pano às riscas me chamou a atenção não sei porquê...
    Beijinhos, almocinho, o.k.? Para por a conversa em dia...
    Isabel

    ResponderEliminar
  11. Nem funcho nem tomarilho, por isso só provando.....
    Sempre a inovar.
    bjsss

    ResponderEliminar
  12. Tamarilho e funcho nunca provei.

    Nem faço ideia do sabor.
    Grandes invenções por essas bandas.
    Bjs

    ResponderEliminar
  13. Vou fazer este elixir (não ando com tempo para mais nada, é desta que dou na estica, lol)e como falaste hoje em hortelã (e a tenho no frederico)uso-a na vez do funcho...depois darei feedback!
    Tschüss***

    ResponderEliminar
  14. Com hortelã tb deve ficar espantoso. A foto que vi do teu elixir tem excelente aspecto. Hummm deu-me vontade de repetir este elixir cá em casa :)
    Beijinhos.

    ResponderEliminar