02 fevereiro 2010

NÉCTAR À MARTELADA! ANANÁS/LARANJA/COCO

Andáva, há que séculos, para usar coco fresco nas confecções cá de casa. Comer já tinha comido em Itália, pois lá encontramos com frequência pessoas a vender na rua, fatias de coco fresco que estão num género de fruteira onde pinga água gelada sobre os pedaços de coco.

Um pedacinho de coco gelado sabe deliciosamente em dias de verão italiano. O paladar do coco fresco para mim é identico ao sabor da amêndoa crua. Não tem nada a ver com o coco desidratado que muitas vezes contém açúcar.

A ideia do néctar de ananás/laranja/coco é dica da
Gasparzinha partilhada aqui em comentário aos néctares anteriores. Suponho que o dela leve coco de pacote e aposto que é tão delicioso quanto este, mas diferente concerteza :) Thank you ao No Soup For U. É uma benção quando alguém deixa sugestões que me levam a novas experiências. Adoro toda esta partilha reciproca que acontece diariamente na blogosfera.
INGREDIENTES:
  • Sumo de 3 laranjas grandes algarvias;
  • 4 a 5 fatias de ananás natural biológico;
  • 1 pedaço de coco fresco, sem casca e lavado em água purificada;
  • 2 colheres (chá) de açúcar.
CONFECÇÃO:
Partir o coco com um martelo. Utilizar a parte da forquilha do martelo nos "olhos" do coco. Para retirar um pedaço, utilizar uma faca no nucleo do coco.
Espremer as laranjas, juntar o sumo da laranja, ao ananás cortado aos pedaços dentro do copo da bimby. Adicionar o coco cortado. Adoçar com açúcar. Programar 2 minutos, velocidade 8/9.
Convém as frutas estarem muito fresquinhas, torna o néctar mais especial ainda.

22 comentários:

  1. Este parece ser um verdadeiro nectar dos deuses... Vamos lá a ver se consigo partir o coco :) Bjs

    ResponderEliminar
  2. Este teu nectar deve ser qualquer coisa de maravilhoso.
    Acabei de fazer um para o jantar de Laranja e Manga e limão e estava muitissimo bom.
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Coco fresco é muito diferente do seco. Aqui temos fartura e sempre faço essa ressalva.
    Lembrei-me de cuscuz de tapioca, que é feito com coco e deu vontade de comer...
    Bjs.

    ResponderEliminar
  4. Tenho que experimentar isso!
    Neste momento apetece-me mesmo partir qualquer coisa à martelada. :) :)
    Fui de Lisboa a Cascais à hora de ponta (1h30m de caminho) para fazer uma demo e não é que rebocaram o carro à cliente e ela nem chave para entrar em casa tinha!
    Arranjai-me cocos para partir que estou fula! :) :)

    Amiga, eu costumo mesmo fazer com o coco desidratado e se já adoro este suminho assim, imagino com coco fresco - deve ser tão bom.

    Beijinhos e fico contente que tenhas gostado da sugestão.

    ResponderEliminar
  5. Este teu nectar deve ser qualquer coisa de maravilhoso.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Ui, que bom que deve ser. Tenho de começar a fazer estes teus nectares no liquidificador. Não devem ficar como os da Bimby, mas tambem não deve ficar mau.
    Jnhs

    ResponderEliminar
  7. Só trazes boas sugestões, uns sumos maravilhosos.
    Eh!eh! olha que ás vezes dá vontade de dar umas marteladas, mas não ´em cocos.
    Opingo doce ás vezes ao pé das framboesas, amoras tem umas caixas com coco fresco, já partido.

    Bjs

    ResponderEliminar
  8. Raramente encontro coco à venda para estes lados e o preço não é nada convidativo. Mas comer coco fresco nada tem de semelhante ao coco ralado, isso eu sei porque já provei :) Belo néctar, óptimo para aliviar o stress!

    ResponderEliminar
  9. Bem andas uma maquina de fazer sumos.
    É só Nectares deliciosos.
    O Coco dessa forma é mais dificil de encontrar e dispendioso, e nem coqueiros temos para podermos subir a eles.
    Continua.
    bjsss

    ResponderEliminar
  10. Também conheci essa delícia de côco em Itália, e sabe tão bem! Desde aí tenho comprado côcos para comer fresco em casa, o problema é que tenho alguma dificuldade em saber compra-los... é que por fora não consigo conhecê-los! Delicioso este néctar... de ceteza! Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. eu tambem adoro o côco fresco, nao tem nada a ver e é mesmo uma delicia. tambem cheguei a comprar!! adorei.beijos

    ResponderEliminar
  12. Adoro coco fresco! Esse batido deve estár fantástico! Ficou com uma cor linda!
    Beijos.

    ResponderEliminar
  13. Há uns tempos descobri num supermercado espanhol onde vou com alguma frequência (aqui na vizinha andaluzia) coco fresco em pedaços embalado. Sempre que lá vou compro e senão o venho a comer logo no caminho uso-o em bolos ou em suminhos como este. O meu preferido é coco e manga. Mas esse com laranjinhas do Algarve é luxo! eheheh
    beijinho

    ResponderEliminar
  14. Pronto andas a dar lhe forte e feio nos nectares!

    Este tenho que copiar.... desculpa mas fiquei dopida por experimentar coco fresco!! :-D

    ResponderEliminar
  15. Bem, estes teus néctares têm sido qualquer coisa de fantástico! Sim senhora! E este último então... Huuum! Já experimentaste ananás com hortelã e gengibre? ;) É delicioso também!

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  16. Olá linda Rute, abençoada sejas tu menina, porque quando decides fazer algo, fazes e fa-lo perfeitamente! Coco fresco, lembro-me de ser criança e os meus pais também estarem à volta de um com o martelo. A imagem ficou-me na memória mas o sabor...desvaneceu-se ..Algo a remediar...quem sabe, um dia em Itália? :D Bem, enquanto sonho com esta viagem e com o teu delicioso néctar, deixo-te um beijinho de gratidão por seres uma pessoa muita fixe e que nos ensina muito!

    ResponderEliminar
  17. Que sumoes/nectares deliciosos...
    Adorei os 3, as cores, as misturas...
    Os nutrientes :)

    ResponderEliminar
  18. Mas que belos nectares nos tens trazido nos ultimos dias. Achei este uma verdadeira delicia, especialmente por ter sido usado coco fresco.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  19. Bem estes sumos é cada um que o dificil é escolher.
    Bjs

    ResponderEliminar
  20. Lindas meninas, desculpem a ausência, estou num stress de trabalho e de vida familiar terrivel. Por isso ando mais ausente. Aos pouquinhos quero visitar-vos também, principalmente as pessoas que estão vindo pela primeira vez. Como é da praxe gosto de agradecer a visita e retribuir.
    Me aguardem.
    Beijinhos a todas que bem merecem.

    ResponderEliminar
  21. rute
    já tinha reparado que produzes em serie....agora são os nectares e cada um melhor que outro.
    As cores são vibrantes!

    ResponderEliminar
  22. Obrigada Canela. Achei um piadão a essa frase: "já tinha reparado que produzes em série..."

    Transparente como água, é uma das minhas caracteristicas mais marcantes.

    ResponderEliminar