07 fevereiro 2010

QUEQUES DAN CAKE CASEIROS de laranja inteira

Ahhhhhhhhhhhhh, agora enganei-vos! Pensavam que eu publicaria de seguida outra quiche, não é? Dada a minha tendência de produzir em série, tudo apontava para uma variação de quiches no seguimento da primeira (esta frase engraçada foi um comentário da Canela). Não é que me faltasse vontade mas decidi contrariar uma das minhas caracteristicas mais marcantes.

Os queques são uma invenção baseada no bolo de laranja inteira que tenho visto na blogosfera. O último que me impulsionou a agir foi o da
STA, publicado na semana passada. Influências dacoli e dacolá e pumba, sai uns queques de textura super idêntica aos queques Dan Cake da nossa juventude. Porém o sabor destes é intenso a laranja e os Dan Cake tinham um sabor mais a baunilha. Ora reparem nos ingredientes e na maneira de confeccionar para apreciarem as diferenças em relação ao bolo de laranja inteira.

INGREDIENTES:

  • 1 laranja grande;
  • 1/2 chávena de óleo de amendoim;
  • 1 chávena de açúcar branco;
  • 1/2 chávena de açúcar mascavado claro;
  • 1 iogurte natural de soja;
  • 1 chávena de farinha branca;
  • 1/2 chávena de farinha maizena;
  • 4 ovos;
  • 1 colher (sopa) fermento Royal.

CONFECÇÃO:

Lavar a laranja inteira com uma escova para retirar todas as impurezas. De preferência que a laranja seja biológica pois é na casca que ficam todos os pesticidas das que não o são. Retirar as pontas à laranja com uma faca, cortar aos quadrados e triturar na bimby, velocidade 5, durante 30 segundos. Se depois deste tempo ainda não estiver bem triturada, dê um toque de turbo.
Juntar o óleo e o açúcar branco. Triturar mais 30 segundos na velocidade 5.
Juntar os restantes ingredientes à excepção do fermento. Programar 4 minutos, velocidade 5.
Quase no final do 3º minuto juntar o fermento (quando faltar 1 minuto e 15 segundos). Terminado o 3ºminuto, parar a bimby e mudar para a velocidade espiga até terminar o tempo.
Deitar o preparado nas formas forradas com caixinhas de papel. Não untar. Encher quase até a cima. Não estranhe o facto da massa ser algo consistente, ela ficará fofa depois de cozida. Leve a forno a 180º durante 20 minutos.
Estes queques são super indicados para os lanches dos miudos na escola.

26 comentários:

  1. Ainda bem que quebrastes a sequência, pois estes queques estão divinais...adoro queques, gosto mesmo, lembra-me sempre quando estava gravida do A. era todos os dias 2 queques ao pequeno-almoço...hehhe.
    Estão mesmo com uma cor saborosa, sorte da C.
    Olha agora serviam com um copo de leite quente para me acalmar...estou em erupção...hehhe.
    Beijocas

    ResponderEliminar
  2. Que queques lindos!!! E tenho cá tantas laranjas (das biológicas) em casa... Para a semana já ataco na tua receita! =)
    Beijocas e boa semana*

    ResponderEliminar
  3. Ficaram lindos. comer os queques dan cake com uma bola de gelado era a sobremesa perfeita.
    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Mas quem se atreveu a dar uma dentada no MEU queque??? Levo-os todos Rute, todos!!! Podes ficar com meu bolo, a casa e o carro...mas não fiques com eles!!!
    :)...Desculpa mas estes queques foram a gota de água no meu mecanismo de lógica!!!!
    Um grande beijinho Rute e um excelente seráo...sem queques ok? :D

    ResponderEliminar
  5. És demais Rute! Sempre com surpresas! Estes queques estão um espetáculo! As festas da escolinha tinham sempre umas lancheiras de cartão com umas coisas destas... mas isso já foi à muito tempo!
    Acredito que os teus queques estejam ainda mais saborosos!
    Beijocas grandes!

    ResponderEliminar
  6. Olá minha querida. Que saudades eu tinha que me sentar em frente ao meu amado PC e ver estas receitas maravilhosas que nos trazes sempre.
    Laranjas biológicas, hummmm... durante as minhas férias o pápá veio cá a casa e brindou a minha fruteira com muitas laranjas do pequeno quintal que planta com carinho, destino: Os queques da Rute.
    Ficaram maravilhosos. E agora já de volta vou ver tudo o que tens feito. Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Engraçado quendo disseste que fizeste uns queques lembrei-me logo que é uma coisa boa para fazer para o Mi levar para os lanchinhos dele e vim cuscar, uma excelente ideia, mas será que a casca fica bem triturada na 123? é que não tenho bimby.
    Quanto aos Dane cake, foi coisa que nunca consegui comer, detestava o sabor de tudo aquilo :-)
    bjs

    ResponderEliminar
  8. Parece mesmo que combinámos, realmente. Há coincidencias muito giras. Mas a variante que deste á receita interessou-me bastante. O iogurte e a Maizena devem torná-los mais fofos e levezinhos. Gostei deta variante. Bjnhs

    ResponderEliminar
  9. Que lindos queques, eu adoro esse bolo de laranja com a laranja inteira, já o fiz muitas vezes! Agora faço-o menos porque ando sempre a experimentar receitas novas... o blog não nos deixa ser repetitivas, andamos smepre à procura de novidades! Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Que espectáculo de queques querida Rute, o meu filho que é fã de queques vai achar o máximo. Hoje foi pôr em prática esta tua sugestão.
    Beijos
    Susana

    ResponderEliminar
  11. Rute, que delicinhas!!!! Mais um para minha coleção de bolinhos!!!
    Muitos beijos!!!!

    ResponderEliminar
  12. Só tenho uma dúvida: estes queques são divinais ou uma tentação? Depende da companhia, dirás tu.
    Depende da companhia, digo eu...ahahaahah!
    (MR)

    ResponderEliminar
  13. Já és quase uma linha de produção de uma fábrica :) Mas não és uma máquina, fizeste bem em enganar-nos que isto de ser previsível às vezes não tem grande piada :)
    Estes queques devem ficar muito saborosos!

    ResponderEliminar
  14. hehehe ja me ri imneso com o teu post... bem verdade seja dita que contigo nao nos faltam opçoes de escolha! hehe

    Mas eu adoroo estes queques. em tempo fiz uns que ficavam uma maravilha, mas notava-se bem uma quantodade enorme de margarina... enfim!!

    Estes têm mesmo ar aptetitoso e por aqui bolos com sabor a laranja sao mt aprecisados!

    PS: ja la canta o esparguete no meu blog hihihi

    ResponderEliminar
  15. Que lindos ficaram seus bolinhos Rute, vou testar a receita. De laranja deve ser realmente uma delícia!
    Bjinhos

    ResponderEliminar
  16. Esta dos queques laranja dan cake, fez-me recuar 20 anos atras no tempo. Lembro-me tao bem do sabor, assim como daqueles quadradinhos super fofos com cobertura de chocolate, em que dentro deles vinha um boneco de plastico, coisa que agora e extremamente proibida por ser considerado perigoso, mas nessa altura nunca conheci ninguem que tivesse tido algum tipo de acidente com estes bolos, que saudades enfim...Nada melhor do que experimentar esta receita para matar as saudades.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  17. Bem, esses queques têm cá um aspecto!!Acredita que deu vontade de comer um... eh eh! Muito bom!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  18. e eu que ando numa "onda" de queques.

    receita anotada ;D

    ResponderEliminar
  19. Rute, fiquei tão entusiasmada com estes queques, que até mandei o comentário para o espaço sideral...
    enfim, voltando ao que eu ia dizendo, são mesmo excelentes para os lanchinhos da escola, estou a precisar mesmo de ideias novas (hoje a Carol levou bolachas de baunilha, daquelas bem docinhas... não digas a ninguém, foi a avó que lhas deu - mas lá que são boas, são, eu tb gosto!) ;)

    Muito bons, vou "esmiuçar" a receita para ver se dá para fazer sem a bimba!

    bjs

    ResponderEliminar
  20. Que lindoooooooooooooooooooooooooooooooosssss... Simplismente, amei! Receita anotadíssima! Bjokas

    ResponderEliminar
  21. Amiga, que lindos queques, com um chá era do melhor.
    Já não deve haver nenhum, ohhhhh.

    Bjs

    ResponderEliminar
  22. Se soubesses a minha vida...tem sido um rodopio e em breve vou andar de casa às costas, rumo ao sul...hehehe:)

    ResponderEliminar
  23. Teu bolinho tem um aspecto super macio. Adoro bolos com cítricos, excelente receita.
    Um abraço
    Léia

    ResponderEliminar
  24. hummm que delicia!
    Obrigada pela visita. Volta sempre! :)
    Há votação no Bem-Trapilho.
    bjinhos grandes!

    ResponderEliminar
  25. Queridos visitantes,

    o meu bem haja pelos vossos amáveis comentários. Não me posso demorar a responder um a um porque tenho uma obrigação profissional a cumprir até dia 15. Os IVAS não me largam!!!

    Em breve voltarei à dinamica blogosfera. Me aguardem. São só uns diazinhos!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar