05 fevereiro 2010

QUICHE DE ALHO FRANCÊS E TOFÚ FUMADO

Para desenjoar dos néctares, aqui vos trago uma quiche inventada que resultou muitissimo bem. É tão boa que dispensa apresentações.

O rendilhado superior consegue-se com este
cortador que comprei na Puratos. Ainda estou a aprender a lidar com o utensilio, pelo que a cobertura não está perfeita. Mas já dá aquele aspecto, Tcharan!
INGREDIENTES:
  • 2 bases de massa quebrada de compra;
  • 3 alhos franceses (parte branca);
  • 125 gr tofú fumado;
  • Folhas de espinafre q.b.;
  • 6 ovos;
  • 500 ml de leite de soja;
  • 3 colheres (sobremesa) de farinha trigo;
  • Sal e pimenta q.b.
CONFECÇÃO:
Colocar uma das bases a cobrir a tarteira.
Abrir os alhos franceses ao alto e lavar bem em água corrente por dentro. Cortar em fatias de 0,5 cm. Espalhar na tarteira.
Cortar o tofú fumado em cubinhos pequenos. Misturar com o alho francês.
Cobrir com folhas de espinafre cruas, cortadas grosseiramente com os dedos.
Bater os ovos com um garfo, adicionar um pouco de leite e de farinha. Bater bem, temperar de sal e pimenta. Deitar na tarteira por cima do conteúdo.
Amornar o restante leite no micro-ondas e por fim, adicionar a farinha. Bater até desfazer. Derramar sobre a quiche. Abanar a tarteira para unir os dois liquidos.
Cortar a 2ªbase com o cortador, abrir os cortes e cobrir o preparado.
Levar ao forno a 200º durante 30 minutos.

20 comentários:

  1. Participei de um workshop, onde fizeram uma torta e usaram esse cortador. Fica bem bacana o resultado.
    Ultimamente, tenho feito muita coisa com alho poró, é uma delícia.
    Bjs.

    ResponderEliminar
  2. bem adorei o contraste de cores....entao o sabor deve ficar algo do outro mundo........beijinh

    ResponderEliminar
  3. Deve ser uma maravilha, eu adoro quiche. Esse cortador dá um toque bem chique, ando para comparar um a imenso tempo.
    Bjs

    ResponderEliminar
  4. E que bela invenção que saiu dai. A apresentação ficou lindissima, ja ando a algum tempo atras de um cortador desses, mas ainda não encontrei. Ingredientes fantasticos.

    Beijinhos e bom fds

    ResponderEliminar
  5. Ola'
    Gostei muito desta quiche, nunca vi tofu fumado e adoro alho frances - excelente invesao. Gostei muito do utensilio, a torta ficou linda!
    Um abraço
    Léia

    ResponderEliminar
  6. A quiche ficou girissíma com a massa cortada com esse cortador.
    Cá em casa sou a única que gosta de quiche :/

    Bjos grandes e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  7. Uau!!! Amo quiche!!! Amei seu blog e já estou a seguir! Ficarei feliz em receber sua visita no meu blog!
    Grande beijo!

    ResponderEliminar
  8. Que linda quiche, tenho um cortador igual há mais de 1 ano e nunca usei, é o que faz comprar muitas coisas depois guardo e esqueço-me.
    Bjs

    ResponderEliminar
  9. Tenho que usar o meu cortador urgentemente.
    Excelente quiche x

    ResponderEliminar
  10. Que linda!!!
    Tofu fumado nunca experimentei, tenho uma colega minha que adora o tofu assim.

    Gostei dessa quiche, mas para fazer cá em casa, tinha que inventar, pois o maridinho, não podia saber que era de tofu.

    Bjs

    ResponderEliminar
  11. Esse cortador é um espectáculo, ficou linda a tua tarte, digna de uma montra.
    Cá em casa só eu comeria, mas gostava mesmo de experimentar assim com tofu.
    Obrigado pela companhia agradávellllll e pela conversa que flui sempre entre nós como àgua.
    Beijocassss

    ResponderEliminar
  12. Adoro quiches e com alho frances ficam uma delicia.
    Esse cortador é 5 **** faz um efeito espectacular:-)

    ResponderEliminar
  13. Rute, já espreitei todos os teus smoothies. Tem cores fantásticas!
    Olha, nunca experimentei kéfir!
    Nem soja, nem tofú, nem nada dessas coisas. Mas ando muito curiosa.
    É também uma questão de necessidade. A minha mãe tem muitas limitações na alimentação e tenho-me lembrado de introduzir estas coisas na alimentação! E ela é a minha companheira de experiências culinárias. Alinha nisto decerteza!
    Quanto à tarte, eu já provava uma fatia agora pelo almoço! Está com excelente cara. E o cortador é muito giro! Andas a fazer assaltos
    à Puratos?!? lol
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  14. Quer dizer, primeiro fumas o tofu, depois andas nos cortes e ainda comes no fim? És um espectáculo :)

    ResponderEliminar
  15. Olá linda Rute :) Eu que não tive a felicidade de provar coisa tão boa, posso afirmar que só a apresentação basta para dispensar apresentação! Ficou lindíssima. Achei engraçado, porque ainda ontem comprei um cortador desses, mas creio que não me irei sair tão bem como tu, pois sou um bocadito trapalhona enquanto tu és uma perfeccionista nata!! Quanto à receita, agradou-me imenso. Creio que o Tofu fumado deve ter um sabor próximo dos nossos enchidos ou estarei enganada?
    Um grande beijinho Rute e um excelente resto de Domingo!!!

    ResponderEliminar
  16. De facto as quiches com alho francês ficam deslumbrantes. Costumava fazer uma com alho francês e bacon que encantava toda a gente apesar de ser tão simples. Aliás foi nessa que me baseei para chegar à quiche vegetariana de alho francês e tofú fumado.

    Simpática Isabel, é exactamente isso, linda: o tofú fumado tem um sabor idêntico ao bacon. Porém mais suave.

    Ameixinha, por acaso gostava de saber "fumar" o tofú mas não sei. Certa vez fiz um tofú parecido ao fumado no forno mas não ficou igual.

    Marina, está na hora de provares estas coisinhas todas. Garanto-te que vais adorar tofú fumado. Até é bom aos quadradinhos como entrada.

    Alcina, o cortador é 5* mas custa um bocadinho a acertar no corte perfeito. Desatinei!

    Abelhinha, continuo a insistir temos de organizar um lanchinho em que cada um leva/traz uma iguaria feita por nós.

    Sandra G., faz metade bacon, metade tofú fumado e o maridão nem vai notar.

    Ana Powel e Isabelocas eu demorei 4 meses para usar o meu! Dá para acreditar?

    Oi Carol, bem vinda. Grande beijo também para vc. Volte sempre, é uma alegria vê-la por cá.

    Isa, eu também tinha esse problema cá em casa, ninguém apreciava muito mas por acaso esta de tofú fumado fez sucesso talvez por causa do leite. Ficou tipo pudim por dentro.

    Oi Leia, vc não encontra tofú fumado aí em Itália? É uma delicia. Procure. Talvez ainda não tenha reparado nele.

    Cacahuete e Conceição, se quiserem que eu envie um cortador destes por CTT juntamente com mais produtos puratos, fico ao dispor. Já sabem que não tenho como objectivo, lucro algum, simplesmente ajudam-me a dividir as farinhas e o creme e chantilly instantâneo.

    Olá Tiago, acho que já passei 1 vez no seu blog. Tenho de voltar lá. Bem vindo ao meu espaço.

    Regininha :) Meu anjo brasileiro :) Hoje ficou pra última pois virei os comentários ao contrário. Também amo alho porró (ou francês). Fica bem em tudo: na quiche, na sopa, nas massas salteadas...já fez arroz de alho francês? É... arrasador!

    Beijinhos e um resto de óptimo fim-de-semana para todos os visitantes.

    ResponderEliminar
  17. Amiga, que linda quiche! :)
    Gostei do tofu, tenho que experimentar, mas achei muitos ovos...

    Beijinhos e vou salivar com os muffins que me esperam aqui em cima. :)

    ResponderEliminar
  18. Gasparzinha, não são muitos porque a tarteira é enorme! Julgo que tem 26 cm.
    Durou umas 2 ou 3 refeições para 3 pessoas.
    Mas é bom reparares nessas coisas. Eu também evito os ovos conforme posso.

    ResponderEliminar
  19. Elah tofu fumado nunca vi!! Mais uma coisa a experimentar??? es um perigo em mim hehehe

    ResponderEliminar
  20. Só agora vi a tua quiche.
    Também tenho um cortador desses ehehe a primeira vez que o usei foi para fazer tarte Aple pie e também ficou um pouco torcido nao é facil.
    Bjs

    ResponderEliminar