26 março 2010

HAMBURGUER DE MILHO À SALSICHEIRO

"É só LOVE!" vão vocês dizer :)
E é verdade, é só amor por comida vegetariana. Amo todos os cereais, vegetais, frutas e outros tais! Comer cá em casa é pura paixão!

O hamburguer de milho à salsicheiro, com corações de queijo flamengo e arroz de cenoura crua e salsa picada, é uma refeição rápida e saborosa.

Ultimamente tenho optado por ter sempre arroz branco soltinho feito no frigorifico. Quando preciso é só aquecer parte e juntar o que a nossa imaginação desejar. Acreditem que este arroz com cenoura crua e salsa fresca picada é muito mais saudável do que arroz de cenoura cozido tudo junto. Esforço-me por utilizar cada vez mais alimentos crús na minha alimentação por causa do potêncial enzimático que é destruido aquando do cozimento ou da fritura.

INGREDIENTES (por pessoa):

1
hamburguer de milho e cogumelos;
1/2 cebola;
Azeite q.b.;
1 salsicha de soja;
Arroz branco pré-cozido;
1 cenoura ralada;
Salsa qb picada;
1 fatia de queijo flamengo (ou outro alternativo).
CONFECÇÃO:
Numa frigideira deite um fio de azeite (usei o meu da aldeia que é muito apaladado). Refogue 1/2 cebola às meias-luas. Quando a cebola estiver tenra junte o hamburguer. E logo de seguida a salsicha de soja às rodelas. Não deixe fritar muito, nem um nem outro.
Retire o conteúdo da frigideira e vá aquecendo o arroz pré-cozido suavemente. Rale uma cenoura e pique salsa miudinho. Junte ao arroz dentro da frigideira. Dê uma mexidela para misturar e apague o lume.
Corte os corações de queijo com uma faca de bico. Decore o prato e sirva de imediato.
Senão gostar assim da comida para o seco. Frite uns alhos em azeite e regue o hamburguer, faça um molho de natas ou guarneça com maionese. Eu gosto assim para o simples. A simplicidade é de facto "a minha praia".
Mais ainda, não utilizei sal. Visto as salsichas serem apuradas e o queijo dar-lhe um espirito. Mas se você ainda não começou a largar a dependência de cloreto de sódio, não arrisque! Pode ser perigoso :) ah ah ah
NOTA:
O arroz é cozinhado na bimby com 800 gr de água, 1/2 colher de flôr de sal, meio cesto de arroz carolino, 20 minutos, velocidade 4, temperatura 100º.

16 comentários:

  1. Super lindo seu prato, adorei esse hamburguer! Bjokas

    ResponderEliminar
  2. Tem muito bom aspecto, não me importava nada de comer, vou espreitar a receita do hamburguer.
    Hoje experimentei mais uma receita de tofú e não gostei muito, o defeito será meu ou do tofú?
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Eu cá não me importava nada ter essa refeição amanhã para o meu almoço.
    Estou curiosa com esse hamburguer.

    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Também eu vou fazer (neste Domingo) um curso de culinária com crús e super-alimentos... que vou ADORAR!!!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Bem colorido.
    Agora vindo o sol (espero eu) sabe bem os legumes crus.Bjs

    ResponderEliminar
  6. Ainda dizem que nao ha comida vegetariana boa e com bom aspecto. Acho que deveriam vir aqui passear pelo teu blog, para mudarem de ideias. Os coracoes ficaram lindos.

    Beijinhos e bom fds

    ResponderEliminar
  7. Miga, que rico pratinho, tão bem composto! Gostei da versão arroz-de-cenoura-quase-raw, do reso nem se fala!
    Já dava para o desafio, tem 3 C's!
    Beijókas saudáveis****

    ResponderEliminar
  8. Olá!
    Adorei suas receitas,também faço uso de mtos vejetais crus,porque é mais saudável e também porque gosto mto.A pele e cabelos agradecem...
    Bom fim de semana pra vc,t+


    Ana.

    ResponderEliminar
  9. Sua coerência com a alimentação vegetariana é incrível.
    A crudívora algumas vezes me agrada mais, como no caso da cenoura, que ja comia com se fosse uma coelhinha, quando era criança.
    Bjs.

    ResponderEliminar
  10. Beijokas a todas.
    Obrigada pelos comentários.

    ResponderEliminar
  11. Tem muito bom aspecto.. Eu adoro cenoura crua, será a experimentar o arroz... Desses Hamburguers é k nunca tinha ouvido falar mesmo...
    beijo

    ResponderEliminar
  12. Feito o curso... ADOREI... temos muito de que falar amanhã... ;o)

    Beijocas

    ResponderEliminar
  13. São muito bons Xana. Experimenta.

    P e M, fico à espera das novidades hoje ao almoço.

    ResponderEliminar
  14. Olha Rute,
    Eu simplesmente acho as tuas fotos tão coloridas, alegres. Quase que consigo ler a palavra saúde escita nelas!! saudáveis!! Qualquer dia acabas por me convencer a rever os meus hábitos alimentares!
    Um grande beijinho.

    ResponderEliminar