28 Março 2010

PÃO DE REGUEIFA PURATOS

Mais uma farinha Puratos! Bom não se pode dizer que é uma farinha, é... um melhorante. Já que apenas se utiliza 1 colher (sopa) para cada 500 gr de farinha de trigo.

A regueifa ou pão espanhol é tipica do norte de Portugal e tem por tradição o formato duma rosca. Também chamado de pão domingueiro por ser um pão comprado após a missa de domingo e transportado, enfiado no braço, dado ter um buraco ao meio :)

INGREDIENTES:

310 gr de água purificada (ou outra);
25 gr de fermento fresco (1 cubo);
500 gr de farinha trigo (usei biologica T80 semi-integral);
15 gr de
melhorante Regueifa 3% (1 colher sopa bem cheia).
9 gr sal fino.
CONFECÇÃO:
Colocar a água morna no copo da bimby. Juntar o fermento desfeito com os dedos mais 150 gr de farinha trigo. Programar 2 minutos, velocidade 2.
No fim do tempo juntar os restantes ingredientes. Programar 10 minutos, velocidade espiga. Juntar mais água morna se necessário que não deve exceder os 50 ml. A massa tem de ficar bastante lisa. Tapar com 2 panos, um à volta e outro por cima. Em principio leveda em 30 minutos. Sai pelo bucal da tampa.
Povilhe uma mesa com farinha e despeje a massa sobre a bancada. Com as mãos enfarinhas tenda cordas de massas, entrelace-as e disponha os feitios sobre um tapete de silicone para ir ao forno.
Leve a forno quente mas desligado por mais 30 minutos para 2ªlevedação.
Após levedação, coloque um recipiente de água dentro do interior do forno, ligue-o a 225º, pulverizando com água assim que aquecer bem.

19 comentários:

  1. Que fantástica rosca :D
    Fiquei com água na boca.
    Beijo grande

    ResponderEliminar
  2. As saudades com que fiquei agora a ver esta regueifa!
    Sou do norte e aos domingos lá ia o meu pai buscar a "rosca"(assim chamada lá),logo de manhã cedinho...e com manteiga,ou então com um franguinho de chirrasco assado por ele e a gente a molhar a rosca no molhinho!!! Como gostava de voltar por uns breves instantes à minha querida infância!!!

    ResponderEliminar
  3. Um pãozinho fantástico e bem branquinho x

    ResponderEliminar
  4. Fantástica essa regueifa!!
    Ficou bem grandona!!
    Manda para cá umas fatias.:)

    Bjs

    ResponderEliminar
  5. Ficou com 1 aspecto fenomenal Rute... Este teu blog é mesmo 1 tentação :)
    beijo kida

    ResponderEliminar
  6. Conheço muito bem esse pão e digo-te que o teu ficou uma regueifa autentica!
    Uma boa semana!

    PS-Esse melhorante é quimico?

    ResponderEliminar
  7. Rute!
    Qual é a composiçãp do "melhorante"? Cada vez que vejo isso nos ingredientes de algum pão, fico sempre desconfiada... podes esclarecer-me, já agora, poupas-me trabalhinho de ir à procura...
    Beijocas, até amanhã
    Isabel

    ResponderEliminar
  8. Olá, bom dia, então vamos lá desvendar o segredo do melhorante:

    Contém - Soro de leite, regulador de acidez, emulsionante, antiaglomerante, ácido ascórbico e enzimas.

    E é tudo. Para ti não dá Isabel pois contém derivados de leite.

    O preço de cada kilo de melhorante é 4,15 euros.

    Helena se quiseres experimentar, envio pela Sandra G.
    Beijinhos a todas!
    Rute

    ResponderEliminar
  9. Ácido ascórbico é a mesma coisa que vitamina C.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81cido_asc%C3%B3rbico

    ResponderEliminar
  10. Nao conhecia esta historia. O pao ficou giro, fez-me lembrar o simbolo dos lacinhos vermelhos da luta contra a sida.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Olá querida Rute :)
    Não venho da missa mas já estou de braço pronto para enfiar nessa maravilhosa regueifa e transportá-la até à minha casa!
    Tem um excelente aspecto Rute: Parabéns!
    Um beijinho grande e uma excelente semana linda amiga.

    ResponderEliminar
  12. Olá querida Isabel,

    regueifas já não tenho nenhuma, mas estou agora a fazer um tapete de bolas regueifadas integral.
    Beijinho e obrigada por todos os comentários. Excelente semana também pi ti colega contabilista ;)

    ResponderEliminar
  13. Ups Cacahuete, não me tinha apercebido que comentaste antes da Isabel. Mil perdões!

    Engraçada essa alusão aos lacinhos contra a sida :)
    Bjinhos.

    ResponderEliminar
  14. Ficou lindo. As saudades que o tenho da regueifa, sabia lindamente com manteiga e uma chávena de cevada.
    Bjs

    ResponderEliminar
  15. Olá!
    Quando morei no Norte, comíamos sempre uma regueifa destas no Domingo de manhã. Não encontro regueifa igual em lado nenhum! Também na internet estou a ter o mesmo problema, pois todas as receitas servem para fazer uma regueifa doce, que faz lembrar o pão de leite. Esta receita parece ser mesmo, mesmo a que eu queria, mas eu não tenho Bimby... Por acaso não me sabe dizer, por favor, onde posso encontrar esta receita com as instruções para quem a quer fazer manualmente, sem o uso da Bimby? Muito obrigada!

    ResponderEliminar
  16. E Máquina do Pão tem?
    Dá para fazer na Máq do Pão, no programa massas.

    ResponderEliminar
  17. Olá Rute
    Onde posso comprar o melhorante eu agora estou na Madeira a tomar conta de uma linda neta e que saudades eu tenho da regueifa ao domingo.não consigo encontrar o melhorante obrigada
    Bjs

    ResponderEliminar
  18. Olá Rute
    O que é o melhorante Regueifa 3%? O link não funciona mais.

    ResponderEliminar
  19. Olá,
    o melhorante Regueifa 3% comprei na Puratos: http://www.puratos.pt/pt/
    Aconselho a contactarem a sede por telefone para saber como adquirir pois já não compro destes produtos há muito tempo.

    ResponderEliminar