07 março 2010

QUICHE RATATOUILLE

ARTIGOS RELACIONADOS:

Ratatouille Niçoise - The Movie in my kitchen
Ratatouille Niçoise - Revista Zen Maio 2009
Ratatouille LOAF - Bolo Salgado

A quiche ratatouille foi-me apresentada pela
Gina do NacoZinhaBrasil quando confeccionei o Ratatouille LOAF. Faz tempo que estáva para pôr em prática a ideia, e como agora ando numa de quiches e de néctares, assim surgiu uma quiche ratatouille inventada.

INGREDIENTES:

  • 1 base de massa quebrada (compra);
  • 1 beringela;
  • 2 courgettes pequenas;
  • 1 fatia de abóbora laranja;
  • 1/2 pimento;
  • Azeite q.b.;
  • Alho;
  • Ervas de provence;
  • 6 ovos (para tarteira de 30 cm diametro);
  • 2 cháv. (chá) leite soja (sem açúcar e sem aromas);
  • 70 gr farinha trigo semi-integral;
  • 200 gr queijo ralado;
  • Sal, pimenta q.b.;
  • Oregãos em folha;
  • Tomates cereja.
PREPARAÇÃO:
Lavar e cortar a beringela e a courgette em tiras largas. Salgar e deixar uns 15 minutos para sair o amargo. Raspar com uma faca o excesso de sal, cortar aos cubinhos, regar com azeite e ervas de provence. Deitar um fio generoso de azeite na Actifry, programar 30 minutos e ligar com os alhos esmagados junto com o azeite. Ao fim de 5 minutos juntar os cubos de beringela e courgette.
À parte cortar a abóbora também em cubos e reservar até o relogio da Actifry apontar para 10 minutos até terminar o tempo total colocado inicialmente. Adicionar aos 10 minutos.
Numa tarteira de fundo amovivel, cobrir com a base de massa quebrada (com papel vegetal incluido). Bater os ovos com o leite de soja, a farinha e os temperos (sal e pimenta).
Colocar o ratatouille na massa quebrada e o queijo ralado, regar com a mistura de ovos, povilhar com oregãos em folha desidratados e decorar com tomate cereja cortados ao meio e disposto com o corte para baixo. Levar ao forno a 200º.

19 comentários:

  1. Rute, ficou com um aspecto fabuloso.
    Desde que criei o meu blogue, tenho tido conhecimento de pordutos completamente desconhecidos para mim mas que têm sido uma verdadeira surpresa. Ainda não consigo ver-me a comer uma quiche só com vegetias, ainda uso muito o frango, mas ando cada vez mais tentada a experimentar.
    O facto de substituir já uitas vezes as natas pelo leite já me deixa feliz. Descobrir o Maple sirup para adoçar um pouco as coisas sem culpas também.
    Aqui no teu blogue sinto que consigo sempre descobrir novas formas e mais suadáveis de comer.
    Estou chata hoje, que testamento que aqui vai.
    Adorei esta quiche. Muitos beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Ficou linda, e toda só com vegetais, que para mim é obra ainda não conseguida, mas já que até só eu mesmo é que gosto, tenho que fazer.
    bjssssss

    ResponderEliminar
  3. Rute, ficou lindíssima!
    E é rápida de confeccionar, económica, saudável e excelente quente ou fria, quer no verão para um piquenique ou uma refeição mais light, quer no inverno com uma sopinha ou uma salada a acompanhar! Adorei...Como sempre!
    beijinho grande :)

    ResponderEliminar
  4. Não sou só eu que tenho andado a dar nos tomates cereja, lol! Amei esta quiche. Por acaso também tenho uma para publicar que fiz com os tomates cereja. Como agora é a época deles, nada como aproveitar para fazer montes de receitas.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Hummm que bom aspecto que tem essa tarte de legumes de nome "pomposo" (¨,)

    ResponderEliminar
  6. Rute: mesmo ao meu gosto - legumes com legumes!....
    Beijinho
    Babette

    ResponderEliminar
  7. Eu adoro a mistura de sabores do ratatouille e esta versão quiche: perfeita! :)

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  8. Ficou linda a tua quiche! Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. ohhh lálá, isto sim é uma refeição bem ao meu gosto.Adorei a ideia.

    Bjs

    ResponderEliminar
  10. Olá minhas queridas seguidoras :)

    Elisabete, o blog é de facto uma janela aberta para o mundo e uma oportunidade de alargarmos horizontes. Também estou encantada com as descobertas e a evolução que tenho tido desde que criei o blog. Ainda não experimentei o maple sirup por ser tão caro, mas está pra breve.

    Abelhinha, lembra-te que no fundo não é só vegetais. As quiches contém imensa proteina existente nos ovos. Um ovo equivale a um bife! Não há necessidade de sobrecarregar o organismo com excesso de proteina.

    Isabel, isso é que foi comentar à grande nos artigos em atraso :) Andaste fugida mas saiste daqui com dores nos dedos eh eh eh. E como sempre, é com imenso prazer que recebo as tuas palavras, amiga contabilista :) Sabe tão bem ler o teu carinho. Obrigada.

    Ameixinha, se está perfeita, mãos à obra. O possuido do Matias também deve gostar :)

    Cacahuete, obrigada por teres voltado ao café com gengibre para falares sobre a cerveja. E realmente é o tempo do tomate cereja. Vamos aproveitar pois são tão bons!

    Kombi é uma autentica delicia. Mas gosto mais do ratatouille de forno do que da quiche propriamente dita. Se nunca fizeste ratatouille niçoise, faz! Não te vais arrepender.

    Babette, mesmo ao nosso gosto! Porque eu também é legumes, com legumes ou legumes com fruta. Já não vivo sem o meu arco-iris veggie.

    Gasparzinha, não tenho duvidas nenhumas que vai adorar. Pois sei que ficaste fã do ratatouille niçoise. Por falar nisso...já não faço há algum tempo!

    Conceição, reproduz uma igual ;)

    Suzi, será que consegues convencer os rapazes a comer esta linda quiche?

    Sandra G. esta também é perfeita para ti. És cá das minhas, contabilista e tendêncialmente veggie LOLOLOL

    Beijinhos minhas queridas amigas virtuais :)

    ResponderEliminar
  11. Esta quiche está maravilhosa de aspecto...e com a fome que estou acho que a comia todinha agora ao jantar!!!
    Já agora experimentei o café com aroma a gemgibre e estava hummm delicioso!!!!

    ResponderEliminar
  12. Essa quiche ficava a condizer com o meu blog :)...
    Excelente aspecto Rute, parabéns.
    1 beijo grande

    ResponderEliminar
  13. Perfeitissima, gostei imenso da adptação x

    ResponderEliminar
  14. Essa quiche está perfeita e linda!
    As minhas quiches preferidas são sempre de legumes, e a ideia de fazer uma de ratatouille é absolutamente fantástica.
    Beijinhos
    Moira

    ResponderEliminar
  15. Inevitavelmente esta tarte saltou me a vista! Fiquei fã de ratatouille desde que fiz aquela tua receita, faço varias vezes para acompanhamento, e adoro. Agora esta quiche ainda é mais paryico para trazer p trabalho, sim!! Porque agr nem tempo p almoçar tenho :(

    ResponderEliminar
  16. Rute, finalmente você fez a quiche de ratatoiulle! É uma delícia mesmo.
    Que saudade de passear por aqui e ver suas ideias colocadas em prática!
    Bom final de semana.

    ResponderEliminar
  17. Pois é Gina, nem lembrava mais que queria mostrar esta quiche pra vc. Terei avisado no seu artigo?? ó gente! Não lembro mesmo se fui ao NacoZinha Brasil avisar :(

    Ando numa correria de trabalho!!

    Obrigada ao resto das meninas que deixaram comentários.
    Beijinhos para todas.
    Bom fim de semana.

    ResponderEliminar