15 março 2010

RAW CHOCOLATE PIE

ARTIGOS CRUDIVOROS RELACIONADOS:

Falso Esparguete à Bolonhesa
Falsa Lasanha de 3 Molhos
Falsos Canellonis com Mango Chutney
E muitos mais na etiqueta Crudivorismo/Raw Food

Quem é que já ouviu falar de Crudivorismo??? O PublicarParaPartilhar em meados de 2009 andou na peugada deste movimento. E agora que o clima está a melhorar apetece voltar à comida saudavel, não cozinhada, plena de enzimas e vitaminas.

O crú não se resume à ingestão de frutas e vegetais em saladas. Há um mundo de saberes e sabores por detrás do Krud :)

O ano passado dediquei-me aos pratos principais falsos, ou seja, às imitações dos pratos salgados tipicamente conhecidos. Este ano estou interessada em inveredar pelas sobremesas, também de certa forma são doces fingidos que enganam, melhor ainda, qualquer um!

A tarte de chocolate apresentada é isenta de ovos, de natas, de manteiga e até, isenta de trigo! Incrivel não é? Pura magia! Fabulásticamente deliciosa!

INGREDIENTES (para 1 tarteira de 30 cm):

375 gr de miolo de noz;
1 chávena (chá) de mistura de tâmaras com passas;
Óleo prensado a frio (qualquer);
3 a 4 abacates maduros;
1 chávena (café) de xarope de agave;
3 colheres (sopa) chocolate em pó;
Sumo de 1 laranja;
Framboesas para decorar.

CONFECÇÃO:

Coloque as tâmaras e as passas de molho em água, durante 30 minutos. Utilizei estas 2 frutas desidratadas porque tinha poucas tâmaras e para compensar usei
as minhas uvas-passas da aldeia, de agricultura biológica, desidratadas no Excalibur cá em casa. Purissimas, portanto!

Na Bimby triture as nozes durante uns segundos até obter triturado solto, ainda com pedacinhos pequenos. Junte as frutas hidratadas, escorridas da água. Ajude com a espátula da bimby enquanto tritura na velocidade 4/5, durante 2 minutos.
Unte uma tarteira com uma pinga de óleo de amendoim (pouquissimo!). Espalhe a massa de nozes que obteve de modo a cobrir o fundo e as laterais da tarteira com uma camada fina.
Sem lavar o copo da bimby, triture os restantes ingredientes: polpa de abacate aos pedaços, agave nectar, chocolate em pó e sumo de laranja. Deite a mousse obtida na tarteira. Espalhe uniformemente e decore com framboesas lavadas e limpas com um pano.
Leve ao frigorifico no minimo durante 4 horas.

45 comentários:

  1. Rute, que receita incrivel! Deve ser uma verdadeira festa de sabores! Ficou lindíssima também, amei!
    Bjinhos

    ResponderEliminar
  2. Hehehe, também uso o néctar de agave, descobri-o onde compro a geleia de milho, é mais líquido mas adoça bastante, e por enquanto tenho-o usado nos batidos...
    Adoro este tipo de bases feitas de frutos secos, uma sobremesa adorávelmente gostosa! :)

    ResponderEliminar
  3. Realmente eu à primeira vista pensaria que era uma tarte de chocolate, sim senhora, adora experimentar uma cena destas.
    Beijocas

    ResponderEliminar
  4. Isso é que é inventar.Uma tarte de chocolate cheia de sabores.
    Estou curiosa!!O sabor do abacate nota-se muito?É que o esquisitinho não gosta.:(

    Bjs

    ResponderEliminar
  5. Oi gente :)

    Fabiana, esta torta é apaixonante. A crostinha é deliciosa e realça o sabor da mousse de chocolate.

    Mary, my dear! Sei que já experimentaste estas bases de frutos secos. Adorei a tua tarte krud de manga. Deixo o link para as pessoas verem:

    http://chazinhodecanela.blogspot.com/2009/11/semifrio-crudivero-de-manga-e-banana.html

    Abelhinha, como sei que não és muito fã de tâmaras e passas, informo que não se sentem nadica de nada. As nozes sobrepõem-se às frutas desidratadas. Experimenta!

    Sandra G., não dás pelo abacate. Juro que é verdade! O Miguel também não gosta de abacate e adorou a tarte. Fica uma mousse suave e muito fácil de digerir.

    Bjinhos pra vcs.

    ResponderEliminar
  6. Muito, muito boooom! :)
    Beijinhos crudívoros. :)

    ResponderEliminar
  7. Que mistura de sabores amiga...Gostei
    http://as-receitas-da-sonia.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  8. Pela foto parecia uma tarte de chocolate, com ovos, é que tem um aspecto tão macio.
    Essa tarte deve ser bem aromática.
    Bjs

    ResponderEliminar
  9. Que maravilha! É mesmo uma tentação! Apetece mesmo provar! Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. e torna-se muito mais saudavel e o aspecto é lindo!!! eu nao dispensava!! beijos

    ResponderEliminar
  11. Rute tens toda a razao, esta tarte aguçou a curiosidade!! Diz-me so que xarope é esse e se posso subsituir por alguma coisa!!!

    Olha nem imaginas, o SNC ta a queimar me todos os neuronios, é noites, é fins de semana, tou farta de converter planos, de encontrar erros, de perder tempo c isto numa altura em que ja temos tanto trabalho!! :(

    Confesso que ate "da pica" algo novo que nos faça puxar pela cabeça, mas eram precisos a vontade mais 2 ou 3 meses!! Isto assim ta a ser sufoco... enfim!!

    Tinha mmts saudades do blog, dos blogues, e vou postando mesmo que n seja mt assiduamente!!

    Beijocas!!

    ResponderEliminar
  12. fiquei com muita curiosidade em experimentar!
    Babette

    ResponderEliminar
  13. Essa base de frutos está a acordar aqui um bichinho que me diz que tenho de experimentar isto!
    A tarte está muito bonita e eu nem diria que é crudivora!
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  14. Olha Rute, tive que ler a parte dos ingredientes inumeras vezes. É que não conheço nadinha, irra, até mete impressão. Ele é o óleo prensado, ele é o xarope de agave, e depois aidna por cima, as passas e as tâmaras, é que não gosto nadinha disso. Pronto, se dizes que não se nota está bem, é que gostei tanto,mas tanto desta tarte que até a fazia, mas onde vou eu encontrar isto tudo? Ficou magnífica a tua tarte crudivurica (é assim ques e escreve?) Beijinhos.

    ResponderEliminar
  15. Miudas giras,

    senão tiverem xarope de agave, usem maple sirop ou mel.

    Senão gostam de tâmaras ou passas, utilizem outras frutas desidratadas que gostem. Por ex, deve ficar bem com figos secos.

    Senão gostam de nozes, substituam por amêndoas ou cajú, ou avelã. Qualquer fruto seco dá.

    Só não deixem de experimentar. É muuuuita bom! Beijinhos.

    ResponderEliminar
  16. É verdade,

    quem não tem óleo prensado a frio, pode untar com óleo normal (de preferência de amendoim).

    Embora ao usar óleo prensado a quente não esteja a fazer uma sobremesa 100% crudivoro.

    Mas de qq forma o pó de chocolate que utilizei também não é raw cacau, como seria de esperar!

    ResponderEliminar
  17. Rute,

    Se nao tivesses escrito os ingredientes tinhas-me enganado ca com uma pinta. Parece mesmo que usaste ou natas, leites, ovos ou natas. Mas afinal nao. Que maravilha de receita. Adorei, especialmente por ser super saudavel. So mesmo tu!

    Respondendo a pergunta que deixaste no meu blog. Eu utilizei uma forma de 20 cm, mas podes utilizar uma maior (eu ja fiz isso), so tens de duplicar ou triplicar a quantidade de tomates e adicionar um pouco mais de iogurte. Voila.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  18. Obrigada pela atenção de teres vindo aqui responder. Farei o mesmo, irei ao teu dizer-te o que vou escrever de seguida:

    Se utilizares uma tarteira de 20 cm não te esqueças de diminuir os ingredientes. Especialmente as nozes. Julgo que 250 gr de nozes para uma tarteira de 20 cm é suficiente.

    Beijinho Cacahuete.

    ResponderEliminar
  19. O aspecto é tentador, quanto ao sabor não sei porque sou avessa às passas e ao abacate :)

    ResponderEliminar
  20. Mmm....
    Rute, hoje dei com este link e lembrei-me logo de ti:
    http://eyecandy.nanakaze.net/
    Esta mulher faz coisas fantásticas, ou quê? Só não imagino quanto tempo passará na cozinha...

    ResponderEliminar
  21. tive a ler os comentarios com atençao... ja sei que posso usar mel! mas diz-me isso é tipo xarope de açucar ou isso»?

    ResponderEliminar
  22. Nunca coloquei nenhum comentário no teu blog, mas adoro as receitinhas que colocas e estou sempre atenta. Parabéns por esta receita maravilhos ae todas as outras.

    ResponderEliminar
  23. Ameixinha, acredita que não topas o abacate. E podes só usar tâmaras em vez de pássas.

    Pequete não podia concordar mais contigo. Que pérola encontraste tu!! Obrigada pela partilha.

    Verdinha, não, o xarope de agave é não tem nada a ver com açúcar, é a seiva de uma planta identica aos cactos, oriunda do mexico. É um nectar extraido a baixas temperaturas dai ser considerado crudivoro.

    Gi, obrigada pelo comentário. É sempre bom quando um visitante se pronuncia. Gosto de ler a "voz" de quem me lê :)

    Beijinhos a todas,
    e um resto de bom serão.

    ResponderEliminar
  24. Eu ti9nha que vir cá para te responder, é que tentei mandar um e-mail mas n encontrei como.
    Tens um olho de águia miúda, a je, como já disse anda a tentar tirar o atraso e porque o meu PC tem q ir ao doutor, estou a tentar passar tudo rapidinho para o blogue, não vá o D... tecê-las.
    Mas era suposto ficar em rascunho para depois postar a receita, é que ainda falta essa parte, a bela da receita. Prometo ser breve.
    Estou a rir até agora....Beijinhos querida, boa noite.

    ResponderEliminar
  25. Imagina o inspector gadget, versão feminina, de gabardina e chapéu, de lupa na mão, a investigar isto...:)

    ResponderEliminar
  26. Rute,
    Com esta sugestão convenceste-me, está de lamber os beiços. Muito apelativa e gostosa de certeza.
    Beijocas

    ResponderEliminar
  27. Rute tenho ca xarope de seiva!! serve????

    ResponderEliminar
  28. Sempre a inovar! Boa ideia a base de nozes e frutos secos.
    Bjs

    ResponderEliminar
  29. Pois eu já ouvi falar/já li sobre esses crudivoros.... aqui hehe
    Gostei do aspecto da tarte, a base deve ser o máximo :-)

    ResponderEliminar
  30. Olá Olá Olá, Mary, Elisabete, Moira, Verdinha, Sandraf e Alcina :)

    Obrigada pelos vossos comentários.

    Verdinha, acho que o xarope de seiva não serve. Mas nunca usei, só sei que o xarope de seiva serve para uma dieta de liquidos com o obejctivo de purificar o organismo não é??

    Beijokas minhas lindas.
    Tenho de voltar ao trabalhinho enfadonho :(

    ResponderEliminar
  31. Querida Rute, afinal o pudim não é necessário!! Prefiro abafar o descontentamento nesta tarte de chocolate lindíssima! Desconhecia o crudivorismo maisuma vez venho aprender contigo querida mestre! Eu admito que nunca conseguiria chegar a esse nível mas admiro quem o faça, até porque sei que a dieta que faço comporta impactos negativos para o meio ambiente e provoca o sofrimento de muitos animais. Creio que esse tipo de dieta deve preservar mesmo a qualidade dos alimentos e deve ser completamente desintoxicante, além de ser também importante para a saúde do planeta!! Só o simples facto de não se utilizar o fogão para preparar os alimentos, já é excelente!! Mas não ser crudívora, não significa que não vá anotar esta receita deliciosa e experimentar tal maravilha!! Um grande beijinho querida Rute, adoro vir aqui aumentar a minha cultura!!

    ResponderEliminar
  32. Bem este aspecto está mais do q tentador!!!!
    Deve ser deliciosa...

    ResponderEliminar
  33. que tentação hummm.

    bem podes juntar te á famila da ilha do paraiso.

    ResponderEliminar
  34. Rute, que receita incrível... Deve ter ficado maravilhoso...
    beijo

    ResponderEliminar
  35. Olá,Rute!
    Uma alegria para a vista e uma delicia para a alma,muito bommmm.


    Bjinhos e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  36. Rute, o aspecto é escandaloso... :)

    eu acabei de pôr num post um link para aqui, e qdo fui confirmar se estava bem, dou de caras com isto...

    claro que à 1ª vista não se imagina que os ingredientes são estes, (CLARO que não conheço o xarope de agave...) mas não me importava mesmo nada de experimentar!

    bjs

    ResponderEliminar
  37. Hmmmm, demorei a voltar e quando o fiz dei de cara com uma receita que conta com minha sobremesa preferida: Chocolate! Maravilha, Rute! De verdade, olhando assim, não parece feita dos ingredientes que usou, parece uma torta normal de chocolate :) Deve estar deliciosa!

    Vou escrever pra ti pra colocarmos o papo em dia. Contar da viagem, saber de ti!

    Beijão além-mar!

    ResponderEliminar
  38. A tua cozinha está sempre em evolução. Parabéns, pela atitude eco e também pelo teu "desassosego culinário", que te faz descobrir verdadeiras maravilhas como esta tarte! Não sei o que é o xarope de agave, mas fiquei tentada a fazer esta tarte tão "clean" ;)

    ResponderEliminar
  39. Excelente sugestão.
    Terei que investigar esse campo de Crudivorismo x

    ResponderEliminar
  40. Olá Isabel, kristininha, kombi, Xana, Mary sabores, Claudia M., Paaaaixão!!! (há qto tempo), Cristina (há qto tempo também!) e Ana Powell,

    Nunca digam nunca!

    "Este nível" se for implementado gradualmente é possivel para todos. E não necessitamos de ser crudivoros a 100%, tal e qual como não necessitamos de ser vegetarianos a 100%.

    Tudo o que conseguirmos atingir já é positivo para o nosso organismo e para o ambiente.
    Beijinhos.
    P.s.-Milena Paixão q saudade, menina! Fico aguardando seu email.

    ResponderEliminar
  41. parece delicioso mesmo! :)
    bjokas doces!
    muito obrigada por apareceres lá pelo meu espaço. volta sempre!

    ResponderEliminar
  42. Olá Rute,
    Que delicia, adorei!!
    estive 'out' uns tempos estou agora a por a leitura em dia.

    ResponderEliminar
  43. Esta receita faz-me lembrar uma outra tarte, que uma amiga fez cá em casa, e de que também ficámos clientes. A base é feita com amêndoas com pele picadas (250g) juntamente com tâmaras (175g) e 3 colheres de sopa de mel. O recheio é requeijão misturado com a raspa de 2 laranjas. Depois de recheada, tapa-se com rodelas de laranja e come-se depois de ter ido ao frigorífico a solidificar. É uma de-lí-ci-a!

    ResponderEliminar
  44. Olá minha querida.
    Estive visitando o seu blog, é sempre uma MARAVILHA passar por cá.

    Tudo é lindo e bem cuidado, sabe que sou sua fã incondicional.

    Já coloquei no facebook o link para a sua tarte.

    Um beijo doce e cru,

    Márcia

    ResponderEliminar
  45. Beijinho doce e crú :) Amei!

    Obrigada a todas, APO, Sandra, Pequete e Márcia.

    Reparei que a página de facebook do leite da terra é só para aderentes. Paciência. Não estou querendo aderir ao "movimento facebook" :)) O blog já me dá muuuito trabalho, para além de muito prazer.

    Beijos.

    ResponderEliminar