06 abril 2010

ATELIER DE FANTOCHES MARINHOS PARA PAIS

Nestas férias da Páscoa, a Carolina tem estádo na Cooperativa de Ensino "O Nosso Sonho" em Tires. Uma instituição exemplar com excelentes profissionais que acolhe todas as crianças independentemente de serem ou não crianças com necessidades educativas especiais. Tratam todos com muito carinho e ensinam as crianças a viver na diversidade de géneros, raças e credos.
Para além da inclusão de todas as crianças sem excepção, há ainda uma preocupação acrescida de promover as actividades em familia. E ontem, 2ªfeira, dia 6 Abril, lá fomos nós, mãe e filha, a um atelier de fantoches para pais.
Era suposto ensinarem-nos a fazer fantoches e eu toda satisfeita já esfregava as mãos na ânsia de ir aprender mais qualquer coisinha :) Mas eis que começa a sessão e a Carla diz-nos precisamente o contrário! Ninguém vai ensinar nada! Vão dar largas à imaginação.
Ó diabo!! E para mal dos nossos pecados ainda dizem que os meninos do ATL escreveram uma história com personagens marinhas e que temos de escolher um animal para confeccionar: um tubarão, uma baleia, um cavalo do mar, uma tartaruga ou um peixe-balão!
Todos começam a escolher e os miúdos muito rápidamente dizem aos pais que animal preferem. A minha Carolina deixa-se ficar para último e eu a ficar aflita pois os animais fáceis já tinham ido todos! Ai ai ai... ai ai ai.... e pimba calha-nos o peixe-balão.
Ó valha-me Deus! E agora!? Eu sei lá fazer um peixe-balão. Ainda por cima os materiais eram panos de feltro variados, linhas, botões e outros apliques. Parti do principio que queriam uma coisa muito certinha e eu que sou toda "artistica" estáva-me a ver enrascada. E pergunto em desespero de causa: - Ó Carla...e não há materiais reciclados?
Resumindo e concluindo, um saco da Bershka verde matizado que recortei em formato de peixe, enchimento de desperdicio de plástico para dar aquele aspecto insuflável. O rabo do peixe de rolos de cartão de papel higienico mais uns trapos de tafetá azul. E o resto dá para adivinhar, é só olhar para a foto.
Fiquei duplamente satisfeita quando percebi qual o objectivo final do trabalho. A Carla informou-nos que a história foi escrita em livro e ilustrada pelas crianças. E juntamente com os fantoches e teatrinho, vai ser oferecida a um hospital para que as crianças que estejam internadas possam brincar com tudo o que nós fizemos para elas com tanto carinho.
Uma iniciativa muito bonita e louvável, sem dúvida.
Estão todos de parabéns. Mais uma vez!
Bem hajam por existirem e por serem tão dedicadas.
ARTIGOS RELACIONADOS:

16 comentários:

  1. Pormenor:

    A foto do peixe-balão foi tirada no espelho da casa de banho do ATL. Dá a sensação que são 2 peixes mas não! Só fizemos 1 peixe!

    Mas depois tive a ideia de fotografá-lo no espelho para se ver dum lado e do outro.

    Cabeça não é só para usar chapéu, eh eh eh.

    ResponderEliminar
  2. Começar o dia com um diário destes é simplesmente reconfortante, descontraído e eu fico uma vez mais enbevecida a ler a tua descrição do dia maravilhoso passado com a tua menina.
    O papel de educador nas escolas quanto á mim é muito difícil e quando é feito com tanta dedicação é ainda mais louvável.
    Louvável é também o papel dos pais que se interessam por actividades com os filhos, é dos melhores tempos que passamos.
    Tu és especial, mas isso tu já sabes.
    Adorei os trabalhos todos, lindos, magníficos e adorei a finalidade.
    Um beijo grande do tamanho do teu peixe balão.

    ResponderEliminar
  3. A imaginação a trabalhar em pleno!!
    Conseguiste safar muito bem.O teu peixe-balão ficou ~mesmo giro.

    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Quando for mãe quero ser como tu!!!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Ficou lindo!
    Parabéns, eu adorava ter metade do teu talento.
    Bjs

    ResponderEliminar
  6. Uma bela iniciativa e muita imaginação, os bichinhos ficaram todos muito engraçados.
    Adorei o pormenor dos picos do teu peixe balão hehehe muito giro.
    Beijocas

    ResponderEliminar
  7. Gostei muito, Rute!!!!
    beijo grande

    ResponderEliminar
  8. Amiga, que maravilha!
    A criatividade andou solta e o convívio deve ter sido de uma alegria revigorante. :)

    Beijinhos grandes para a mãe tão especial que és e para a filhota linda que aí tens! :)

    ResponderEliminar
  9. Um dia de alegria para mãe e filha, sem dúvida!
    Essas coisas têm um valor inestimável.
    Finalmente publiquei uma receitinha sua, uma bebida para variar um pouco.
    Bjs.

    ResponderEliminar
  10. mas olha que interessante! gostei muito, Rute! Obrigada por avisares.
    muito obrigada tb pela visita simpática ao blog da princesa M. :)
    ela tem um passatempo a decorrer por lá. queres participar? (http://m-de-menina.blogspot.com/)
    bjokas doces! :)

    ResponderEliminar
  11. Olá!!! Obrigada pelos comentários.

    Elisabete, tu tb és especial :)

    Sandra G., a imaginação estáva mesmo ao rubro! É intuitiva.

    Ritinha!!!!, minha querida cunhada :) Esse comentário é um grande elogio! Convence-te que quando fores mãe vais ser ainda melhor mãe que eu :)

    Conceição, todas nós temos talento escondido. Só é necessário abrirmo-nos para as oportunidades e arranjar tempo para ócio pensante.

    Ai Moira, nem sabes as voltas que dei à cabeça para inventar uns picos para o peixe. Ainda tenho cola UHU nos dedos!!!

    Luísa, já podes aumentar a colecção de animais reciclados aí em casa :) Diverte-te com os miúdos. Eu diverti-me à brava!

    Gasparzinha, o convivio foi espetacular. Até tivemos direito a um café concerto infantil. Ou seja, na hora do lanche, cada mãe com o seu pacote de sumo e sandoca com manteiga na mão, e 2 putos vestidos à artistas, um com tambor, outro com viola, cantaram desafinado André Sardet.

    Gina, já fui lá! Que felicidade ver um smoothie meu no NacoZinhaBrasil.

    APO, ainda bem que gostaste. Sempre que possivel avisarei. Gostei muito do blog da M.

    Beijinhos a todas.

    ResponderEliminar
  12. Vi as fotos antes de ler o texto e o peixe-balão foi o que mais gostei (embora os outros também estejam muito bonitos), precisamente pela reutilização do saco - está fantástico!

    ResponderEliminar
  13. Ficaram tão lindos...que belas sugestões!!!

    ResponderEliminar
  14. Os peixes ficaram excelentes, tendo em conta que todas as mães e pais não estavam à espera do desafio que os esperava, conseguiram fazer fantoches lindissimos e fiéis à realidade.

    Parabéns a todos :)

    ResponderEliminar
  15. O peixinho balão ficou um máximo. Assim como todos os outros. Excelente iniciativa. E Rute, criatividade é o que não te falta.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  16. Rute linda,

    Se não nascesses terias urgentemente de ser inventada! Pessoas como tu fazem falta cá na Terra. Estás sempre presente nos momentos certos, nos locais certos, pronta para contribuir com a tua alma e o teu coração e esta tua entrega tão natural, a tua generosidade tão grandiosa fazem de ti este ser tão bonito e especial a quem dá gosto chamar Amiga!! O teu peixe balão ficou lindo e acredita mas não me perguntes porquê, se não me dissesses qual é o teu peixe, eu apostaria nesse!!! :)

    ResponderEliminar