16 abril 2010

FORMA DE ALGODÃO DOCE

Chamei-lhe Forma de Algodão Doce, não por ser um pão doce (pois não é), mas sim por fazer lembrar a cor daquele "algodão" que vendem nas feiras populares.

No entanto quando o estáva a criar julguei que ficasse doce com o xarope de groselha. Quando terminou, ficou um pão com sabor normal, embora tenha um aroma suave a pastilha elástica :)

Tudo isto encantou a filhota. Mais ainda porque lembrei de recortar o pão com um cortante. Foi uma manhã muito animada a preparar a sandes cor-de-rosa para o lanche da escola :)

INGREDIENTES:

240 gr de água morna;

1 cubo de fermento fresco;

240 gr de farinha Easy Forma Puratos;

240 gr de farinha trigo semi-completa T85;

6 colheres (sopa) xarope de groselha.

(não necessita de sal pois a Easy Forma já contém)
CONFECÇÃO:

No copo da bimby juntar a água morna, o fermento fresco desfeito com os dedos e a farinha Easy Forma. Programar 2 minutos, velocidade 2.

Juntar a farinha T85, programar 6 minutos, velocidade espiga. Ir introduzindo aos poucos as colheres de xarope de groselha. Deixe amassar entre cada colher de xarope.

Terminado o tempo, agasalhe o copo da bimby com um pano à volta e outro por cima. Deixe levedar 30/45 minutos (até sair pelo bucal da tampa).

Aqueça o forno, unte a forma com tampa com azeite. Deite a massa na forma após 1ªlevedação.

Leve ao forno a 50º, durante 30 minutos. Aumente a temperatura para 220º quando terminar os 30 minutos e deixe assar durante outros 30.

No fim, retire o pão da forma e leve 5 minutos ao forno para ganhar uma crosta riginha.

24 comentários:

  1. Rute aqui ainda vende na minha cidade, kkk... direto tem vendedores de algodão doce na rua! Rsrsrs... Ficou super lindo esse pão, sua filha deve ter amado! Eu adorei! Bjinhos

    ResponderEliminar
  2. A textura lembra mesmo algodão doce...e parece tão fofinho!
    Fizeste naquela forma com tampa? :)

    ResponderEliminar
  3. Bem querido, adorei a cor do pão.
    Votos de um bom fim de semana x

    ResponderEliminar
  4. Que lindo que ficou!
    Adorei! Por um minuto me enganou. Achei que fosse um doce.
    Bjs :)

    ResponderEliminar
  5. Mas que lindo pão. Á primeira vista parecia-me mesmo algodão doce,hahah.Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Olá a todas.
    Este pãozinho ficou fenomenal. Em torradas então!!! A cada dentada um tom de rosa fascinante.

    Maryzita, sim foi na forma com tampa que tu também tens :)

    Beijinhos a todas.

    ResponderEliminar
  7. Ficou girissima a cor do pão... e os cortantes são um mimo prá criançada :)
    beijo

    ResponderEliminar
  8. imagino o sucesso na escola e em festas com crianças tb deve de fazer cá um furor.

    já vi que por há a coleção da hello kitty "na cozinha".

    ResponderEliminar
  9. Imagino que a tua filhota tenha delirado com este pão fantástico! Um pão digno de princesa!
    E na escolinha, fez furror? LOL
    Vou tomar nota...
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  10. Imagino o prazer com que essas sandochas foram feitas e depois comidas pela filhota! :) :)

    Beijinhos e bom fds!

    ResponderEliminar
  11. Ficaram mesmo engraçadas. Imagino o delírio dos colegas de escola =)
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  12. bem... eu acharia o máximo levar uma sandes destas para a escola!
    beijos
    babette

    ResponderEliminar
  13. Toda hora tem um ingrediente a "encasquetar" sua imaginação. Agora é a vez da groselha...
    Ando com a minha criatividade meio baixa, preciso me animar...
    Crianças merecem essas brincadeiras com alimentos feitos pelas mãos de suas mães.
    Bjs.

    ResponderEliminar
  14. Que sandes tão giras e pink´s. Estas fazem sem dúvida as alegrias das crianças na hora do lanche. Até eu não me importava nada de comer uma.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  15. Algodão doce, lembra-me Feira Popular...está excelente o teu pão, só mesmo tu, dessa cabeça, só saem originalidades.
    beijocssssss

    ResponderEliminar
  16. Algodão doce, adorava isso!!!
    Só dessa cabecita podia sair um pão cor de rosa.

    A tua filhota é que tem sorte!!

    Bjs

    ResponderEliminar
  17. Eu iria ficar com o ar mais radiante do mundo se a minha mãe me preparasse uma sandes cor-de-rosa e olha que até nem sou fã dessa cor. Mas, confesso que ficou espectacular :)

    ResponderEliminar
  18. A Carolina deve ter adorado! Parece-me que a minha filha mais velha deveria ter gostado de ter uma mãe assim como tu, experimentadeira de coisas de cores mirabulantes, quando era pequena... agora experimenta ela!
    Marca lá connosco o tailandês... diz qual o dia que podes.
    Beijinhos
    Isabel

    ResponderEliminar
  19. Olá a todas,
    já não vinha cá responder-vos há muito tempo! Afazeres da profissão!

    A sandoca foi uma festa para a filhota mas não tive feedback da escolinha. Tenho de perguntar qual a reacção dos coleguinhas.

    Verdade Gina, mais um ingrediente a encasquetar minha imaginação. Julgo que a groselha não pára por aqui.

    Aiii Abelhinha que saudades da Feira Popular! Tenho tanta pena que tenhas acabado com o espaço.

    Isabel, até parece que não quero ir almoçar com vocês, mas quero SIM! Mas olha, vou ver o projecto exterior da escola amanhã, 4ªfeira, e depois disso será mais interessante falar contigo e com a Marina. Estou espectante!!!!

    Beijinhos a todas,
    desculpem não ter referido alguns nomes mas li os comentários de todas e todas merecem a minha atenção, porém por vezes não há nada para responder.
    Acho que me compreendem, não?

    ResponderEliminar
  20. Olá Rute,
    Ontem ainda espreitei esta maravilha mas quando me preparava para comentar, a filhota interrompeu... Mas devo dizer-te que fico muito sinceramente maravilhada com tudo o que fazes: fico literalmente de boca aberta! és mesmo uma fonte de inspiração com as tuas ideias geniais! Parabéns! quem se lembraria de preparar um lanche tão especialmente bonito?! A filhota tem muita sorte por ter uma Mãe como tu!!

    ResponderEliminar
  21. Obrigada Isabel.
    Eu também tenho a sorte de ter uma filha tão "especial" como ela. Já me ensinou tanta coisa a respeito da vida e da maneira como a devemos viver. Só lhe posso estar agradecida :)

    ResponderEliminar
  22. Oh rute, mas que paozinho mais lindo!!! Ai que me apetece tanto agora uma fatia dele!"!!!

    ResponderEliminar
  23. Rute!
    Fiquei sem palavras, esse pão ficou lindo.E tem uma textura que faz mesmo lembrar algodão doce...a filhota deve ter adorado.



    Bjinhos e bom fim de semana

    ResponderEliminar