25 abril 2010

PÃO COLMEIA DE MILHO

As fotos não estão grande coisa mas o pão estáva! Não gosto muito de fotografar à noite mas por vezes não tenho outra opção.

Este é mais um pãozinho com melhorante regueifa 3% da Puratos. O melhorante permite uma malha mais elástica, daí a facilidade de formatar a massa de pão de variadissimas maneiras. Outros formatos já publicados no PPP:

Pão Regueifa
Bolinhas Arregueifadas
Pão das Rosas
INGREDIENTES:
  • 310 gr água purificada morna;
  • 200 gr farinha milho;
  • 25 gr fermento fresco (1 cubo);
  • 300 gr farinha trigo branca (usei biologica T80 semi-integral);
  • 15 gr melhorante regueifa 3%;
  • Sementes de sêsamo;
  • 9 gr sal fino.
CONFECÇÃO:
No copo da bimby juntar a água morna com o fermento desfeito e a farinha de milho. Programe 2 minutos, velocidade 2.

Juntar os restantes ingredientes. Programar 6 minutos, velocidade espiga. Tapar o copo da bimby com um pano à volta e outro por cima. Deixar levedar 30 minutos ou até a massa sair pelo bucal da tampa do copo.

Aquecer o forno. Formar bolinhas pequenas, dispondo-as num tapete de silicone com espaço umas entre as outras. A massa irá crescer bastante, quase o dobro. E as bolas vão unir. Levar a forno a 50 graus, durante 30 minutos para levedar.

Findo o tempo, aumentar temperatura para 225º e colocar recipiente com água dentro do forno. E ainda, pulverizar pão e ambiente dentro do forno, distribuir as sementes de sêsamo por cima. Em principio ao fim de 20/30 o pão estará pronto. Lembro que pelo facto da massa estar mais dividida, vai assar mais rápido do que pão inteiro.

13 comentários:

  1. Afinal não sou a única padeira e pêras,lol,lol...O teu pão ficou lindo,e as bolinhas são mesmo práticas para servir. beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Rute, de vez em quando preciso tirar fotos à noite e acabo não ficando satisfeita com o resultado, mas estou pegando as dicas, como por exemplo, nunca usar flash e estão melhorando. O problema é que tenho várias fotos há meses no arquivo e pretendo usar assim mesmo... Mas as suas estão muito boas.
    Ando com vontade de usar a MFP apenas para amassar e deixar para assar de forma convencional. Aqueles pães sempre com cara de "tijolo" já estão me enjoando...kkk!
    Seus pães estão atraentes e sinto o prazer da elaboração pela maneira como você os apresenta.
    Bom domingo!

    ResponderEliminar
  3. Fotografar á noite é muito complicado devido á falta de luz natural.
    O importante é a receita divinal de pão que aqui tens, adorei x

    ResponderEliminar
  4. Rute,

    Não conhecia esse melhorante, mas parece ser bastante eficaz, pois as bolinhas ficaram bem perfeitinhas. As fotos nem parecem que foram tiradas á noite. Eu também tenho o mesmo problema, pois cá para estes lados é sempre de noite bem cedo.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Ficaram lindas. As fotos à noite realmente são complicadas, mas que conta é a receita.
    Bjs

    ResponderEliminar
  6. Bom dia a todas,

    Susana, apesar de serem bolinhas juntas não dão para servir separadas. Mas se cortares uma fatia da colmeia entre 2 bolinhas exteriores, obténs uma fatia em forma de coração. A mim aconteceu-me isso, só não fotografei.

    Gina, eu também nunca uso flash pois minha maquina tem bastante sensibilidade à luz exterior e capta a pouca luz artificial que há no espaço. Mas mesmo assim não ficam perfeitas. É uma tristeza. Preciso de mais prática para evitar sombras e procurar a melhor exposição à luz artificial de noite.

    Kombi, estáva uma delicia. E o formato faz toda a diferença, os olhos tb comem.

    Ana Powell, é isso mesmo. Paciência se a foto não ficou bem, o que interessa é o pão.

    Cacahuette, ah pois, imagino o problema que não é aí em Inglaterra. Pelo menos em Portugal há sol até bastante tarde.

    Conceição, se calhar com outra máquina melhor já me safava :)

    Beijinhos e boa semana de trabalho.

    ResponderEliminar
  7. lol!! ficou tao fofo!! parece mesmo uma colmeia!! e tao fofinhos!!! beijos

    ResponderEliminar
  8. Esse pão deve estar um espetáculo.. Ficou com 1 aspecto super fofinho :)
    E ta super mimoso.. lol
    beijoca

    ResponderEliminar
  9. Ai essa colmeia está demais, perdia-me nesses favos de mel. ;)

    Bjs

    ResponderEliminar
  10. Oh tão lindo que ficou...mesmo lindo!
    è engraçado dar outro formato ao pão...fica com uma cara nova!!!

    ResponderEliminar
  11. Destas colmeias eu não fujo! :)
    Muito pelo contrário...

    ResponderEliminar
  12. Eh pá, isto até me serenou o dia. O trabalho e o stress têm sido tantos que nem tempo tenho tido para vir ver as tuas maravilhas. Que belo pãoe ste amiga. Lindo e concerteza delicioso. Beijinhos

    ResponderEliminar