23 abril 2010

TOFÚ DE FRICASSÉ

Quando fiz o Seitan à Espanhola perguntei a mim mesma: Que outras receitas tipicas posso eu converter ao formato vegetariano?

Sobrevoei com os meus pensamentos o
alho-francês à brás que gosto bastante, a soja com molho agri-doce chinês que é um show, os cogumelos com tofú à bulhão pato que são de comer e chorar por mais, etc etc... Até que me fiquei por algo nunca antes visto ou confeccionado por mim: Tofú de fricassé, ah pois é, bébé!
Muito bem lembrado! Não tem nada que saber, basta captar a forma como se faz frango de fricassé e pimba aplica-se ao tofú, ao seitan ou à soja granulada.
INGREDIENTES:
  • 250 gr Tofú fresco;
  • Alhos ou pasta de alho (é indiferente);
  • Poejo desidratado;
  • Sumo de limão;
  • Azeite para temperar o tofú;
  • Sal q.b.;
  • Cebola grande ou 2 pequenas (usei roxa);
  • Azeite para o refogado;
  • Água mineral q.b.;
  • 4 gemas de ovos;
  • Salsa fresca ou desidratada (é preferivel fresca).
CONFECÇÃO:
Corte e tempere o tofú de vespera com alho, poejo seco, sumo de 1/2 limão, sal e azeite.
Num tacho faça um refogado com azeite e cebola. Deite o tofú que esteve a marinar desde o dia anterior. Refogue suavemente. Deite um pouco de água até cobrir para o tofú cozer e ficar fofo. Assim que estiver cozido, retire parte da água e reserve.
Bata as gemas com o sumo de 1/2 de limão grande (ou 1 pequeno). Deite sobre o tofú e mexa constantemente em lume brando. Se precisar adicione colheres (sopa) do caldo da cozedura. Termine com salsa picada fresca ou seca. Se for salsa desidratada, deixa-a hidratar um pouco antes de apagar a panela e verifique se precisa de mais água do caldo.
ACOMPANHE COM:
Batatas fritas com azeite e paprika na Actifry. Apesar de na foto não terem grande aspecto, as batatas estavam magnificas. Simplesmente são daquelas que enegrecem um pouco.
Basta lavá-las em bastante água para sair goma, depois secá-las num pano já aos palitos, deitar dentro da actifry e regar com uma mistura de azeite e paprika.
Aqueci também um pouco de arroz branco e temperei uma salada de alface em juliana com tomate laminado.

16 comentários:

  1. Olá,Rute!
    Que belo aspecto tem essa refeição.
    Não conheço o gosto do tofu mas acho que até sou capaz de gostar,parece-me queijo feta:):) e como adoro queijo irei gostar de tofu,tem um aspecto tão bommm.


    Bjinhos e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  2. Querida Rute,
    Este fricassé parece delicioso com este molho cremoso!!Ficou uma excelente conversão minha amiga!
    E as minhas batatas fritas ultimamente também ficam assim...Anseio que venha a época das novas para voltar a comer batatinhas fritas douradas e estaladiças!!
    Um grande beijinho e um excelente fim-de-semana!

    ResponderEliminar
  3. Rute! Que delícia de prato! Amo tofu, sempre tenho em casa, além de saudáveis e deliciosos são muito práticos na cozinha. As batatas ficaram lindas também! Vou testar esta receita, amei!
    Bjinhos

    ResponderEliminar
  4. Olá às 4 meninas lindas que aqui apareceram no fim de semana. Anda tudo sumido nestes dias.

    Conceição, não só é uma bela ideia como é deliciosamente magnifica. Pena já ter acabado!

    Mary Sabores, realmente a consistência do tofú parece queijo feta mas o sabor é bem diferente. O queijo feta é algo salgado e o tofú tem sabor neutro. Dai que é necessário temperar super bem e deixar adquirir tempero, caso contrário o tofú sabe a nada :(

    Isabelinha, também eu! também eu anseio pelo tempo da batata nova. Detesto comer batatas que já querem grelar. Dizem até que a batata que começa a grelar é algo "venenona" para o nosso organismo :S

    Fabiana, também sou fã de tofú. Você já viu a minha etiqueta Tofúlandia? Houve um tempo que me dediquei às sobremesas com tofú. Ora espreite estas receitas se tiver tempo:

    http://publicarparapartilhar.blogspot.com/2009/04/zebra-white-black-tofu-stripes.html

    http://publicarparapartilhar.blogspot.com/2009/04/tofu-lemon-pie.html

    http://publicarparapartilhar.blogspot.com/2009/04/tofu-moka-cake.html

    Beijinhos e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  5. Rute,

    Que belissima ideia. Esta vou já fazer esta semana.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Olá Rute
    Quando regressar quero comprar tofu para experimentar, aqui as vezes que fiz não gostei.
    Já tenho Actifry e as batatas que tenho feito nem sempre ficam bem, acho que a culpa é das batatas.
    Bjs

    ResponderEliminar
  7. desde que descobri o Tofú fiquei fã, é muito versátil, acho que o segredo é mesmo témpera lo com atecedência para o tofú adequirir o sabor dos outros ingredientes viso que é muito de absorver sabores.

    ResponderEliminar
  8. Mais uma ideia fabulosa!!! É pena o tufu ser tão caro, ainda só fiz uma experiência com ele e não desgostei. Beijinhos e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  9. E mais um Olá a mais 4 lindas meninas :)

    Cacahuete, quando fizeres diz-me o que achaste. No meu entender fica espetacular. Fiquei com vontade de experimentar seitan de fricassé e soja de fricassé. O limão e as gemas dão um sabor muito bom as estes alimentos vegetarianos.

    Isabelocas, a culpa é de certeza das batatas pois são as primeiras que me ficam assim. Talvez porque as vezes que fiz mais batatas fritas na Actifry foi na época da batata nova. Por falar nisso, viste as batatas esparguette (deixo o link):

    http://publicarparapartilhar.blogspot.com/2008/12/novos-formatos-de-batata-para-actifry.html

    E as batatas duquesa?

    http://publicarparapartilhar.blogspot.com/2008/12/novos-formatos-de-batata-para-actifry_26.html

    Kombi, também sou fã de tofú. De seitan já sou menos. E de soja texturizada sou um íntermédio (fã q.b.).

    Ana Powell, é sim. Excelente de certeza :)

    Susana, achas cáro? Cá 500 gr de tofú biologico custam no máximo 3 euros. É o preço da carne ou do frango, não?

    Beijinhos a todas.
    Continuação de bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  10. Olá Rute.
    Pois aqui o tofú é bem mais caro, 250 gr é à volta de 4euros, deve ser porque é para as ilhas,lol. Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. nhamiii... vinha ver o teu blog precisamente a procura de receitas com tofu, que esta semana esta a apetecer! e pimba deparo-me com esta delicia, e aposto que ate a minha mae comia! heheh beijocaaas!

    ResponderEliminar
  12. Que boa ideia.
    Gostei e vou experimentar. :)

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  13. Ó pá, tem um aspecto tão cremoso este tofu!
    A couve roxa parece bacon...hehehe:)

    ResponderEliminar
  14. Olá olá olá olá. Neste post ando a dizer olás de 4 em 4 comentários :)

    Maryzita, não é couve roxa, é cebola roxa. Mas sim parece bacon :)

    Bjinhos a todas. Não deixem de experimentar esta maravilha.

    ResponderEliminar