10 maio 2010

CANJA DE LENTILHAS C/ HORTELÃ

A maravilhosa canja de lentilhas é das minhas preferidas. Tão fácil de confeccionar e com um toque final tão engraçado. Eu explico...
INGREDIENTES:
  • Lentilhas castanhas secas demolhadas;
  • Água purificada q.b.;
  • 1 concha de azeite;
  • 2 colheres (sobremesa) cominhos em semente;
  • sal q.b.;
  • Hortelã fresca.
CONFECÇÃO:
As lentilhas são uma leguminosa que não precisam de muitas horas a demolhar. Bastam 30 a 60 minutos. No entanto, eu gosto que as lentilhas germinem um pouco de um dia para o outro. Dai que ponho-as a demolhar em água e ao fim de 3 horas escorro a água, tapo a tijela com um prato e deixo de 1 dia para o outro. No escuro e à temperatura ambiente, no dia seguinte já têm o narizinho de fora :)
De seguida cozo-as em panela de ferro com bastante água (sem sal). Quando cozidas, coloco sementes de cominhos numa concha de sopa e encho com azeite. Levo a concha ao bico de fogão ligado até ferver o azeite e as sementes.
Por fim e com cuidado deito o azeite quente com as sementes dentro da panela da canja e tempero de sal. Deixo ferver tudo junto mais um bocadinho e apago. Sirvo com hortelã fresca higienizada e cortada com uma tesoura.
Embora haja muita gente que não come a hortelã, ela é comestivel e saborosa. Eu adoro hortelã!!! Nesta sopa, juntamente com o sabor dos cominhos fritos em azeite fica especial.

24 comentários:

  1. hummm parece me uma sopa deliciosa e nutritiva, já está anotada. quanto a comer hortelã, sempre comi desde miúda e tb adoro.

    ResponderEliminar
  2. Rute, sopas são uma das refeições que mais me agradam, sempre!
    Faço sopa de lentilhas em casa todos os anos quando esfria por aqui, mas nunca coloquei hortelã, da próxima vez vou testar, deve ficar incrível!
    Belíssima sopa, adorei!
    Bjinhos

    ResponderEliminar
  3. Amiga,ajuda-me por favor!
    Uso quase diariamente lentilhas na sopa mas nunca as demolhei!
    Geralmente uso das vermelhas...será disso?
    Qaunto à Canja deve ser deliciosa!!!
    Beijinhos grandes.

    ResponderEliminar
  4. Adoro lentilhas. :)
    Bela sopinha.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  5. Nunca usei lentilhas na minha cozinha!!! Gosto muito é de ervilha seca, mas não é a mesma coisa, presumo!!! Gostei desta sugestão. Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Olá a todas,

    Kombi, eu cresci a pensar que a hortelã não se podia comer pois a minha mãe e avó colocavam a hortelã na canja e retirava no prato. Não faço ideia porquê! Mas a hortelã tem imensos beneficios.

    Fabiana, vc reparou nos cominhos? Não é só a hortelã que faz a diferença, os cominhos fritos em azeite dão um paladar especial à sopinha.

    Cinha, é isso mesmo. A lentilha vermelha não tem casca. É lentilha descascada e não pode ser demolhada pois desfaz-se depressa. As lentilhas que se demolham são as castanhas e verdes :)

    Gasparzinha, vais amar esta canja.

    Susana, as lentilhas são mais da familia do feijão (ou sabem mais a feijão). São pequeninas e mimosas. É uma delicia trincá-las dentro da boca.

    Beijinhos a todas.

    10 de Maio de 2010 16:51

    ResponderEliminar
  7. Rute, os detalhes fazem a diferença.
    Nunca provei cominho desse jeito, só em pó. Da mesma forma que a hortelã assim deve ter dado um sabor ótimo.
    No post de hoje fiquei na dúvida se o suco que pretendia fazer ficava verde, como o desafio pedia, por isso só hoje fiz e incluí no post, depois que você viu. Trata-se de um suco de água de coco, abacaxi e folhas de hortelã. Apesar da pouca quantidade de hortelã, deu a cor que precisava. E o sabor, uma delícia!
    Boa semana.

    ResponderEliminar
  8. Como não é canja de frango, vou gostar!! Eu gosto e muito de hortelã.

    Bjs

    ResponderEliminar
  9. Bem bom...
    Vais por esta malta blogueira a mastigar hortelã! :)

    ResponderEliminar
  10. Olá...conheci seu blog pesquisando deshidratador de alimentos,e fiquei muito curiosa a respeito do seu,pelas fotos que vi..Senão fosse incomodo gostaria de saber mais sobre ele,marca,onde posso encontrar se é para residência...Desde já obrigada e parabéns pelas receitas, são maravilhosas...bj do Brasil pra vc!

    ResponderEliminar
  11. Só te venho dizer que o teu cantinho é tão prático, que na falta de tempo para pensar, saiu um elixir super apreciado cá em casa! Logo que possa tenho que mostrar ao mundo! Hihihi:)

    ResponderEliminar
  12. Costumo fazer sopa usando lentilhas, mas canja ainda não fiz. Mas já anotei, lol.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Nunca provei lentilhas acrditas? Mas o meu homem não gosta, então não me dá tentação nem de provar... Mas a tua canja deu-me vontade ;)
    beijoca

    ResponderEliminar
  14. Por acaso até como folhinhas de hortelã para refrescar o hálito :) Canja de lentilhas nunca comi mas parece-me muito bem!

    ResponderEliminar
  15. Minha querida Rute, essa sopa deve estar omáximo até porque gosto muito de lentilhas, agora hortelã nem vê-la! É só substitui-la por outra verdura! Bjs

    ResponderEliminar
  16. Que rica sopinha, gosto de lentilhas, hortelã costumo misturar nas saladas.
    Bjs

    ResponderEliminar
  17. Uma canja bem original!
    Eu gostei de tudo! lol
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  18. Esta canja há-de ter um aroma divinal, acho que deve ser comida de «olhos fechados» para saborear melhor...
    Cuidado, até mesmo grunhir «huuummm, que delícia...» pode estragar o momento.
    Muito obrigado Rute Gourmet pelas ideias geniais, práticas e simples que partilhas conosco.

    ResponderEliminar
  19. Olá Rute
    Gosto do casamento de lentilhas e cominhos.
    Não demolho as lentilhas.As sementes tosto-as e moo no almofariz.
    Estou de acordo em relação à hortelã, trituro-a em sumos e gelados e também como cozinhada, só o aroma dá vontade de trincar.
    Beijo

    PS-Andas a consumir queijo em demasia ;)
    Então o almoço?

    ResponderEliminar
  20. Olá a todas,

    desculpem a demora. Noutro dia tentei responder aos comentários mas estáva com um problema qq. Perdi o comentário 2 vezes!!!!

    Entretanto com este atraso todo, vou apenas responder à Ediane:

    Para saber mais acerca do meu desidratador, click na etiqueta Desidratador da coluna da direita e role o rato até ao último post. O da cenoura desidratada.

    Beijinhos e até próx oportunidade.

    ResponderEliminar
  21. Querida Rute :)
    canja de lentilhas, já é para mim um fenómeno...mas agora, canja de lentilhas com o narrizinho de fora: só mesmo tu!! Esta canjinha deve ser DELICIOSA!! Tu és mesmo um génio!! Só pode!

    ResponderEliminar