08 maio 2010

CAPUCCINO DE LEITE SOJA CASEIRO E NOZ

Ó pá, este tempo "deprime-me" :(
Ainda durante a semana, arquitectava uma ida à praia para apanhar um pouco de sol e hoje acordo com um tempo cinzento, frio, chuvoso, típico de inverno, buáááá!
Quando o S.Pedro nos troca as voltas, desoriento-me. Fico sem saber o que fazer ao fim-de-semana. Senão fosse a minha criatividade, bem que entrava pelo buraco.

«Há muito tempo que não faço leite caseiro de soja!» - Pensava eu... Deixa lá ver se a
SoyQuick ainda trabalha pois a última vez que fiz leite de soja acho que a machine passou-se!
Coloquei os grãos demolhados, a água purificada e liguei o aparelho. Hummm, quase no fim do ciclo passou-se outra vez (gaita!). Abri a máquina despejei os grãos na água que estáva dentro da máquina e triturei com a liquidificadora de mão. Coei num pano e obtive o leite separado do puré de feijão. Pitada de sal, pitada de frutose, cheirinho de baunilha... «hummm está gostoso!»
Mas o objectivo era fazer leite de soja aromatizado com noz. Dai que tinha colocado 1 punhado de nozes a demolhar, durante 30 minutos, para libertar o sabor mais intenso e o excesso de óleo caracteristico da noz.
Deitei o leite na bimby, adicionei as nozes demolhadas (cerca de 7 metades), triturei na velocidade 9, durante 1 minuto. Mais uns toques de turbo. Rectificação de pitada de sal, frutose e aroma de baunilha... «aiiiii meus deuses! que paladar!! que textura!! que espuma!! isto está a pedir um capuccino».
INGREDIENTES:
  • Leite de soja quente;
  • 7 metades de nozes demolhadas (30 min);
  • Flôr de sal, frutose e aroma de baunilha;
  • Café de cevada em pó instantaneo;
  • Chocolate em pó;
  • Palhinhas (é opcional, mas faz toda a diferença).
CONFECÇÃO:
Se optar por fazer o leite de soja caseiro, coza 1 chávena de grão num litro de água. Triture com a liquidificadora de mão e depois coe num pano o leite. Tempere com flôr de sal, frutose e aroma de baunilha.
Triture o leite obtido e ainda quente com nozes demolhadas e escorridas. Rectifique tempero se necessário.
Passe os copos por água e não limpe por dentro, escorra só. Aplique o pó de café intantâneo na parte de dentro, colando às paredes húmidas do copo. 2 colheres (sobremesa) de café deve chegar.
Sirva o leite de soja e noz ainda morno, com espuma. Coloque topping de chocolate em pó. Também 2 colheres (sobremesa) de chocolate amargo. Termine com 2 palhinhas.
Ao beber misture suavemente o chocolate com auxilio das palhinhas, mas não completamente já que o bom é beber pedacinhos de chocolate em pó misturado com os sabores da soja, da noz e do café.
Aiiii querido capuccino! Como me deste alento para este dia cinzento!

15 comentários:

  1. Ah ah, depois da ausência a presença e será que fui a primeira a ver este capuccino maravilhoso.
    Tenho certeza que te alegrou o dia.
    Raça de Inverno que não acaba mais. isto só piora as birras matinais da Pipoca que quer á força toda calçar sandálias, nem que chova a potes.
    Beijocas.

    ResponderEliminar
  2. Ah ah ah, Elisabete, realmente, depois de seres a última a comentar, deste uma brutal reviravolta: Foste a 1ª desta vez :)

    Olha, eu apoio a Pipoka a 100%! Também estou a ter sérias dificuldades em vestir e calçar. E o mesmo acontece com a roupa de cama e com a roupa de dormir. Num dia ponho cobertor, noutro dia tiro, umas vezes mudo para pijama de primavera, mas às tantas tenho necessidade dum pijama mais quentinho.

    Só me apetece fazer BIRRA!!!!!!
    Beijinhos. Vou ao cinema agora.
    À noite volto aos blogs para comentarios os artigos.

    ResponderEliminar
  3. O tempo para aqui está tão mau que até falhou a electricidade! Sacré! :(
    Vim a correr, ver o teu delicioso capuccino...apetece-me tirar esse copinho do ecrã!
    Gostei do leite de noz, conhecia o de amêndoa, mas acho-o sensaborão...as nozes têm um sabor mais acentuado e que eu adoro!
    Tão simples e rápido (com leite de compra), que já temos bebida para o FDS! Bom filme! :)

    ResponderEliminar
  4. Isto é que é ter criatividade e sentido de improviso. Gostei imenso deste capuchino ainda ando a ver se encontro soja para fazer o leite caseiro, mas não encontro aqui...é o que faz viver em ilhas,lol,lol.
    Por aqui tambem o Inverno teima em se ir embora, paraeçe que a Primavera stá mal com a gente. Beijinhos e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  5. Até me perdi no que ia escrever só de olhar a foto, está divinal. Que pena não puder provar.
    Bjs

    ResponderEliminar
  6. Também não faço leite de soja há que tempos, desde que descobrio o da Areaviva. A Soyquick, vale a pena ou fica igual feito na liquidificadora?
    A ultima vez que fiz leite aproveitei o puré para fazer uma (tipo)"gallete de rois" que ficou bem boa. Ainda não a "postei".
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. O aspecto ficou muito bonito!
    Eu não sou muito de leite em geral, uso mais para as receitas. O meu marido toma sempre o leite de soja.
    Bjs :)

    ResponderEliminar
  8. Por aqui o tempo também está horrivel.
    Um excelente capuccino.
    Feliz fim de semana x

    ResponderEliminar
  9. Até rimas :) Adoro capuccino mas fazer leite de soja caseiro já está fora das minhas capacidades he he Aliás, eu leite bebo pouco, só mesmo com café... como no capuccino :)

    ResponderEliminar
  10. E eu que tinha combinado uma ida à feira do livro com uma amiga, tivemos que improvisar um programa de recurso, fomos à exposição do world press photo.
    depois da ventania que lá apanhei no último fds e da chuva de hoje, é oficial: quero a feira em Junho como antes! :(
    Uma bebidinha destas é que me consolava. :) :) :)

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  11. Olá,Rute!
    Uma bebida deliciosa,com leite de soja e noz,huumm muito bom!! Eu quero:D!!
    Eu concordo com a gasparzinha,a feira do livro em Junho era muito melhor,fazia sempre a minha visita ao final do dia pela
    fresquinha sabia tão bem.
    Agora quando fui lá apanhei um frio..espero que mundem de mês:D

    Bjinhos e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  12. Olá a todas,

    Maryzita, efectivamente a noz tem sabor mais acentuado. Hoje experimentei o mesmo capuccino mas com pistacios e tão ficou semsaborão. Talvez precisasse de mais quantidade de pistacios, sei lá!

    Susana, o centro vegetariano vende estes e outros produtos online. E enviam por ctt. Deixo o link:

    http://www.centrovegetariano.org/loja/Cat-66-Leguminosas.html

    Conceição nem precisas de provar para saber que é bom. Confecciona e não te arrependerás.

    Ana Maria, se tens bimby a soyquick não vale a pena. Fiquei curiosa de ver a galette de rois. Vou estar atenta às tuas publicações.

    Claudia L., seu marido ia adorar um capuccino destes. Faz, mesmo com leite de compra dá.

    Ana Powell, por cá o tempo já está a melhorar. Pelo menos a chuva já parou. Mas o frio mantém-se. É isto que me chateia!

    Ameixinha, fazer leite de soja até é possivel dentro duma panela. Deste que tenhas uma varinha mágica e um pano para coar. Mas assim dá mais trabalho.

    Gasparzinha e eu que não sabia que a feira do livro tinha mudado de mês! Ando mesmo desatualizada. Em parte é por achar que não compensa ir à feira do livro. Os descontos não são assim tão grandes e actualmente as livrarias já têm imensos livros.
    O World Press Photo ADORO!

    Mary, por este andar em Junho mantém-se a incerteza de tempo :( Uns dias sol, outros dias frio e chuva. Ai que raiva!!!

    Beijinhos minhas amigas,
    obrigada pela vossa visita.

    ResponderEliminar
  13. Que coisa boa, amiga!!! Adorei com sabor a noz.
    Tens razão o frio não nos larga, bhaaaaa!!

    Bjs

    ResponderEliminar
  14. Que maravilha. Muito bom aspecto.´
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  15. Por essa e por outras, tenho uma estima especial pelo blog e pela sua autora: não há monotonia que lhe pegue!! E dá-se sempre a volta à situação!!
    Mais uma vez, os meus parabéns Rute!

    ResponderEliminar