05 maio 2010

KIZOMBA DE CEBOLADA E PIMENTÃO

Os hamburgueres escondidos no molho de cebolada e pimentão são estes Grinoc de quinoa e tomate. Descobri-os há pouquissimo tempo na Biocoop e fiquei super fã. Envoltos num molhinho aveludado ficam ainda mais irresistíveis.
São hamburgueres de cereais, fundamentalmente de trigo e quinoa, com um ingrediente que lhes confere um sabor especial: azeite de dendê ou óleo de palma. Cada garfada de hamburguer com molho, transpira tempero africano. Uma explosão de sabor angolano.
Dancem então comigo uma kizomba de cebolada e pimentão! Toca a fazer ginástica enquanto fazem o comer e põem a mesa :) mexe, mexe!
INGREDIENTES:
  • 1 Cebola roxa grande;
  • Azeite q.b;
  • 3 dentes de alho;
  • Cogumelos inteiros enlatados bio;
  • 2 hamburgueres GRINOC Soy;
  • 1 pacote natas de soja;
  • 1 colher (sopa) pasta de pimentão;
  • Pimenta em pó q.b.;
  • Arroz cozido com ervilhas para acompanhar;
  • Agriões ao natural para decorar.
CONFECÇÃO:
Numa frigideira faça um refogado de azeite, cebola e alho.
Lave e escorra os cogumelos. Partam-os aos meio. Salteie na cebola durante um tempo.
Junte os hamburgueres de quinoa e tomate. Vire-os a meio da fritura. Não precisa de cozinhar muito.
Adicione as natas de soja com 1 colher (sopa) de pimentão. E tempere de pimenta. Não de sal, pois a massa de pimentão já é salgada. No final rectifique temperos. Se precisar de mais sal, junte mais pimentão.
Enquanto isto coza arroz na bimby com umas ervilhas congeladas, durante 20 minutos, temperatura 100º, velocidade 4.
Sirva com folhas de agrião. O travo suave do agrião liga muito bem com o molho de natas.

21 comentários:

  1. Deve ser uma delícia!Mas com esse molhinhos temos mesmo que nos mexer e bem... Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Absolutamente delicioso e excelente molho x

    ResponderEliminar
  3. Rute, adorei o post!
    Há novidades do D&T? Gostei da tua sugestão de cozinhar soja. Faz tempo que estou para experimentar. Assim "obrigava-me"! lol.
    Beijos.

    ResponderEliminar
  4. Já te estou a imaginar a dançar kizomba na cozinha he he Que belo nome para um prato! Vocês têm muita sorte de viveram relativamente perto dessas lojas. Eu gostava de provar esses produtos que me parecem muito aliciantes :)

    ResponderEliminar
  5. Rute, lembrei-me agora que num dos teus posts dizias que as lâminas da tua maquina não estão muito famosas... Ontem contaram-me que as cascas de ovo cozido podem-se aproveitar para afiar as lâminas! è novidade para mim. É por lá dentro e dar uns turbos! Também serve para outras máquinas como as lidiquificadoras, picadoras, etc...
    Depois, se experimentares, conta se resulta.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  6. Olá Rute :)
    Minha Amiga, dançar kizomba enquanto se cozinha é uma perdição!! é que kizomba implica um par e depois de tanta sensualidade, crei que vai tudo esturricar lolololol
    Adorei o nome escolhido e digo-te que este molhinho está irresistível!!
    Um grande beijinho ;)

    ResponderEliminar
  7. Rute, mas que delícia de prato minha querida! Fiquei babando aqui, pois tem tudo o que eu gosto.
    Bjinhos

    ResponderEliminar
  8. Rute, estou a imaginar-te a dançar kizomba na cozinha, enquanto viras os hamburgueres, eh!eh!.
    Vem um cheirinho a África desses lados!Está com um ar memso apetitoso.

    Quando vamos á Biocoop?

    bJS

    ResponderEliminar
  9. Estava a ver que me comias o cão!!
    É que nós temos um leão da rodésia na quinta que se chama Kizomba! Liiindo. :)

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  10. Iste prato está com uma aparência ótima!!!!
    Imagino o sabor...
    Um abraço

    João Mario

    Picadinho de Bacana
    Camoes de Cueca

    ResponderEliminar
  11. Tambem gosto desses sabores! Já cozinhei quinhoa de varias formas , mas hamburguers nunca.
    Beijo

    ResponderEliminar
  12. Olá minhas amigas,

    Susana, este molhinho não engorda. São natas de soja sem colesterol.

    Ana Powell, é um molhinho que vai bem com tudo.

    Marina, já lá fui ao D&T e há novidades mesmo. Muitas ajudas :) Pássa lá. Ainda bem que concordas com o ingrediente soja. O intuito é mesmo esse, desafiar as pessoas a cozinharem algo diferente.

    Ameixinha, em breve estes produtos devem generalizarem-se. Ou até mesmo surgirem produtos portugueses de imitação. O vegetarianismo está a ganhar adeptos em Portugal.

    Eh lá Isabel, com par é certinho que "esturrica" e fica uma kizomba picante! O melhor mesmo é desligar o lume a meio do mexe mexe :)

    Fabiana, até eu estou babando. Pois já comi esta delicia na semana passada e estou com vontade de repetir.

    Sandra G., temos de agendar essa ida à Biocoop que nunca mais sai. Mas por enquanto não preciso de lá ir. Estive lá há pouco tempo.

    Gasparzinha, só tu para me fazeres rir. Um cão chamado Kizomba? Rebola-se muito a andar é?

    Conceição, perde-te perde-te neste tempero!

    Olá João, tenho de voltar lá ao seu espaço para ver as novidades. Um abraço.

    Helena, a quinoa com o azeite de dendê fica especial. Tenho de pensar noutra forma para além de hamburguer.

    Beijinhos a todos e voltem sempre.
    Não deixem de ouvir a musiquinha. Sabe bem!

    ResponderEliminar
  13. Aprendi a dança kizomba com o PPP... Aqui tudo é possível!
    Venha a próxima dança! :)

    ResponderEliminar
  14. Bem Rute,

    Se pudesse ia agora à cozinha buscar um garfo para experimentar a provar a primeira foto, lol. Ficou cá com uma pinta, ui, mas que bom...Será que dá para reproduzir esses hamburgueres em casa?

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  15. imagino a dança...hehehehehe

    Amiga, me espera que to chegando pra provar um "teco" desta delícia....

    bjssssssssssss

    ResponderEliminar
  16. Que bom aspecto, quando regressar vou passar a ser cliente da Biocoop, é só coisas boas.
    Bjs

    ResponderEliminar
  17. Pelo contrário, ele é todo impertigado!
    MAs como é uma raça ripicamente africana, foi baptizado assim.
    Kizomba, Zomba, Zombixco, responde sempre! :)

    ResponderEliminar
  18. Acho que hoje me vou deitar a babar, por tanta coisa boa que por aqui tens. Eh pá tive ausente assimt anto tempo, ou estives-te muito ocupada na cozinha. Que belos Hamburgeres. Maravilha. Adorei.

    ResponderEliminar
  19. Ahhhh, esqueci de dizer que adorei a "Angolana". Beijinhos

    ResponderEliminar
  20. gostei tanto da música! e adorei a ideia do bolo de pão :b

    ResponderEliminar