26 maio 2010

SOPA DE FLOCOS CASEIROS DE AVEIA

Não posso demorar-me muito por aqui pois os prazos fiscais estão a terminar. Tenho de despachar trabalho para não pagar multas. Mas tinha tantas saudades de vocês, dos vossos comentários e da partilha reciproca que dei uma fugidinha para vir publicar a deliciosa sopa de aveia que confeccionei com flocos caseiros.
Para o efeito usei uma nova ferramenta: O Flocker! Ainda só usei para flocos de aveia mas estou super satisfeita. Daqui vão sair muitas maravilhas concerteza!
No flocker entram os grãos inteiros e saiem flocos. A maquineta espalma o grão para facilitar o cozinhar deste alimento.
INGREDIENTES:
  • 2 alhos franceses, parte branca (alho-poró);
  • 2 tomates pequenos maduros, sem pele;
  • azeite q.b.;
  • Açafrão e caril em pó q.b.;
  • 1 litro e meio de água a ferver;
  • 1 chávena flocos de aveia;
  • 1 cenoura ralada;
  • Sal e cominhos q.b.;
  • Coentros picados.
CONFECÇÃO:
Refogue o alho francês partido com azeite e tomate, até murchar.
Ferva água numa chaleira electrica ou ao lume.
Junte a água ao refogado e triture. Tempere de sal, açafrão e caril.
Adicione os flocos de aveia e deixe cozinhar. Se verificar se a sopa está ficando sem caldo, junte mais água quente.
Teste a rigidez do floco de aveia ao fim de 20 minutos, se já estiver quase cozido, junte a cenoura ralada. Tempere de cominhos em pó (pouco).
Sirva com coentros picados.
NOTA:
Não estranhem a falta de visitas aos vossos blogs, comentários ou respostas. Estou mesmo numa corrida contra o tempo. Em Junho ponho a escrita em dia, ok?!

16 comentários:

  1. Eu ponho aveia em todas as sopas e fica uma delícia.
    Essa maquineta chamou-me atenção o que descobres.
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Relaxa, porque aqui não pagas coimas! :)
    Esta sopinha de aveia, além de saciar, deve ser muito reconfortante e nutritiva...ainda não experimentei...
    E adorei a maquineta, há mesmo um mundo por desbravar...bigada por mais um abrir de horizontes! :)

    ResponderEliminar
  3. Que linda aquisiçao. Estou a ver que ja lhe deste um optimo uso. Nunca fiz, nem comi sopa com flocos de aveia. Mas ficou com um belo aspecto e bem saudavel.

    Beijinhos

    P.S. Ficamos a tua espera. Bom trabalho.

    ResponderEliminar
  4. Mas que maquina interessante!!! Só tu para nos dar a conhecer estas novidades.!!
    Adoro aveia, na sopa é uma delicia.

    Bjs

    P.s Já está quase a terminar esta fase de trabalho intenso!!! ;)

    ResponderEliminar
  5. Lá vem ela com seu mais novo brinquedinho! O bacana não é só o que você faz com eles, mas o fato de usá-los bastante. Custo x benefício de 100%!
    Bjs.

    ResponderEliminar
  6. Rute eu adoro sopa com aveia.
    Para mim é a aveia é um alimento básico. Eu como bastante.
    Aqui encontro a aveia em grão inteiro e em flocos miúdos.
    Gosto de ter ambas, pois as receitas pedem diferentes tipos.
    Bjs :)

    ResponderEliminar
  7. Amiga,

    Sei o que isso é, no inicio de ano tive um periodo MUITO, mas MUITO complicado.
    Quanto à sopinha, adorei.... e adorei essa tua maquineta :)
    É fantástica!!!

    Onde é que a arranjaste?

    Olha já foste á casa?


    Bjocas

    ResponderEliminar
  8. Bem moça,

    Tu não paras, mesmo cheia de trabalho, lá conseguiste arranjar tempinho para nova machine.

    Margarida

    ResponderEliminar
  9. Qualquer dia tento adivinhar qual a máquina que AINDA não tens!!!!
    Ficou com excelente aspecto a sopinha!
    Beijinhos grandes.


    P.S. Obrigada pela resposta!!!

    ResponderEliminar
  10. Querida Rute,
    para além da tua sopinha me parecer deliciosamente saudável, fiquei muiiito curiosa sobre o teu flockers!! Será manual? Será eléctrico? Demora muito tempo a fazer os flocos ou é rápido? Ainda pesquisei mas..lolol...só me aparecia programas de computador com esse nome!! De qualquer forma, desejo-te bom trabalho minha amiga e que despaches logo tudo para nos agraciares com a tua companhia virtual!!E sem multas!!
    beijoca grande.

    ResponderEliminar
  11. Tb sou fã de aveia nas sopas, gosto muito da sopa de brócolos e aveia que publiquei no blogue.
    Esta maquineta é que desconhecia: tu desencantas cada coisa! :) :)

    Beijinhos e bom trabalho

    ResponderEliminar
  12. mais uma super receita,e com essa sopa lá vais conseguindo ter energia para o da a dia.

    ResponderEliminar
  13. Lindezas,

    a maquineta vende-se aqui:

    http://www.ukjuicers.com/waldner-biotech-flocker

    quanto à ida à Casa, ainda não tive tempo Isa!
    Beijinhos a todas.
    Obrigada pela visita.
    Vale a pena experimentarem a sopa com flocos de aveia de compra já que não têm a máquina.
    Embora assim, espalmados na altura tenham uma "frescura" diferente. Mais sabor!

    ResponderEliminar
  14. Mais uma maquineta que eu desconhecia. Muito engraçada :)

    ResponderEliminar
  15. Esta Flocker é um espanto, as coisas que tu nos ensinas.
    Esta sopa é uma óptima sugestão, eu uso pouco a aveia na sopa porque acho que fica com um bocado de goma, optei há muito por usar quinoa. Mas esta tua sopa tem um óptimo aspecto a cor é uma delícia.

    ResponderEliminar