14 maio 2010

TARTE DE REQUEIJÃO E ESPINAFRES

Quis reproduzir a tarte de requeijão que costumo comer em Lisboa num pronto-a-comer perto duma empresa-cliente. Modéstia à parte, a minha, saiu melhor que a "encomenda". Talvez porque foi comida, acabadinha de fazer, ainda morna.
Mas além disso, dei-lhe o meu toque pessoal e há notórias diferenças entre a tarte que serviu de modelo e a reproduzida por mim. Suponho que a outra, a original leve requeijão de vaca e eu optei por requeijão de cabra. Mais ainda que os espinafres que juntei, estávam crús e ficaram "al dente", enquanto que os do pronto-a-comer quase de certeza que são cozidos ou salteados antes de juntar à tarte. E o alho picado faz toda a diferença, assim como a cobertura.
Recomendo a 100%!! É fantástica. Muito leve. Ideal para um jantar de sopa e quiche.
INGREDIENTES (para tarteira grande de 30 cm):

2 bases de massa quebrada;
2 requeijões cabra de 260 grs cada;
2 tijelas de espinafres retalhados;
sal e pimenta em pó;
3 dentes de alho picados;
3 ovos M;
1 pacote natas soja.

CONFECÇÃO:

Numa tarteira estenda 1 base de massa quebrada. Deite dentro os requeijões esfarelados com um garfo. Misture os espinafres crús retalhados com os dedos. Misture com as mãos. E de seguida espalhe por toda a tarteira, calcando suavemente.

Povilhe de flôr de sal, pimenta preta em pó e dentes de alho picado.

Numa tijela bata os ovos com as natas. Tempere de sal (pouco). Deite sobre a base de requeijão. E com um garfo levante ligeiramente o requeijão para incorporar o batido de ovos com natas. Não precisa mexer muito, só quase picar.

Recorte a outra base de massa quebrada com cortantes de biscoitos. Esta parte é opcional porém a tarte fica muito bonita e até mais saborosa. Usei os
cortantes oferecidos pela Isabelocas. Sou apaixonada por eles. São tão bons e multifuncionais!
Leve ao forno a 150º e...bom apetite!
CONSIDERAÇÕES FINAIS:
Atenção que a minha tarteira é mesmo muito grande. Só para terem uma ideia, meia quiche dá para 2 adultos e 1 criança. Dai que se fizerem numa tarteira pequena ou média, adaptem as quantidades. Convém não esquecer!

20 comentários:

  1. Com certeza deve ter ficado ótima!
    Gosto muito desta combinação: Queijo e espinafre.
    Ultimamente não estou encontrando espinafre. Deve estar em falta.
    Rute vc vai ser host do Delícias e Talentos este mês?
    Eu posso fazer no próximo mês. Podemos intercalar se não aparecer mais ninguém. Me avise.
    Se quiser me escreva: cclima65@yahoo.com.

    Bjs e bom findi :)

    ResponderEliminar
  2. Queriada Claudia,

    ainda não tenho noticias do Delicias & Talentos. Julgo que a Mary esteve de férias esta semana, mas vou enviar-lhe um mail para sabre mais acerca.

    Assim que souber aviso vc.

    Mas acho que não seremos só as duas, pois a Marina e a Sandra G. também estão dispostas a ajudar.
    Mil beijinhos. Bom fds.

    ResponderEliminar
  3. Olá Rute!
    Esta tarte é bem ao meu gosto! Ficou deliciosa. Já marchava uma agora ao almoço, mas o marido é esquisito com estas trates/quiches...
    Olha, ontem no supermercado lembrei-me de ti! lol Finalmente comprei soja (granulada fina)! Penso que este é o melhor para misturar na carne picada, certo?
    Tenho que pesquizar umas ideias aqui no teu blog...
    Quanto ao D&T continuo a postos!
    Um beijo grande e bom fim-de-semana!

    ResponderEliminar
  4. Que óptima noticia Marina! Nem imaginas o meu sorriso de contentamento de teres comprado a soja granulada fina.

    Sim, essa é a melhor para misturar com a carne. É preferivel fazeres umas almondegas ou um rolo de carne do que bolonhesa. Também há a hipotese de hamburgueres mistos de vaca e soja.

    Se quiseres envio-te uma receita dum rolo de carne com cenoura picada e chouriço picado, muuuuitissimo boa onde podes juntar a soja sem que os esquisitos notem :)
    Grande beijinho e óptimo fds,
    Rute

    ResponderEliminar
  5. doro este tipo de receitas, super práticas! Óptima para os meus dias frenéticos! :)

    ResponderEliminar
  6. deve de ser uma delicia, e que bom aspecto.

    ResponderEliminar
  7. A decoração fica mesmo engraçada. Abençoados cortantes :) Espinafres e queijo de cabra parecem-me muito bem!

    ResponderEliminar
  8. Olá Rute!
    Vou experimentar esta tua receita!
    Ontem também fiz uma tarte de cogumelos e alho francês que ficou deliciooooosa! :=)
    Beijos

    ResponderEliminar
  9. ficou bem bonita! :)
    e quiche é sempre uma boa escolha para acompanhar a sopa num jantar mais leve.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  10. Adoro tartes com legumes e a tua ficou de babar... Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Que maravilha! E o requeijão é tão bom!!! Belíssima sugestão para um jantar de domingo! Bjs

    ResponderEliminar
  12. Rute,

    é mesmo deste tipo de quiches que eu adoro. Irei reproduzir esta quiche cá por casa em breve.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Que linda!!!
    Gostei dos ingredientes.

    Bjs

    ResponderEliminar
  14. Obrigada a todas pela visita e comentário.
    Desculpem a ausência. Ando outra vez com falta de tempo mas aos pouquinhos visito-as a todas, ok!?
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  15. Que bonita tarte, já utilizaste mais os cortadores que eu, os meus continuam guardados, é o que faz ter muita "tralha".
    Adoro reuqueijão, nunca usei em tartes salgadas.
    Bjs

    ResponderEliminar
  16. wooow Rute! Que linda! E que boa!! Parabéns menina!!
    :)

    ResponderEliminar
  17. Estou espreitando seus últimos posts e essa torta ficou muuito interessante. Nunca provei leite de cabra, mas o queijo de cabra gosto bastante. O problema é que sou a única a gostar aqui em casa e o queijo é bem caro por aqui.
    Mas essa eu aprovaria, tenho certeza!
    Bjs.

    ResponderEliminar
  18. ai Rute...
    socorro....
    me explica o que são as tais natas de soja.
    tem substituto por aqui?
    bjs.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Liliane,
      penso que nós chamamos natas e vocês chamam creme de leite.
      Neste caso usei creme de leite de soja. É fácil encontrar isso por aí?
      Caso não encontre, pode usar creme de leite de vaca.
      É aquele que se usa para bater com a máquina até virar chantilly. Só que no chantilly você junta açúcar.
      A quiche não leva açúcar hein!
      Bjs

      Eliminar