08 junho 2010

CARAMEL-LATTE DI SOIA E NOCCIOLE

Mais uma variação deslumbrante de leite caseiro com frutos secos. Desta vez, trouxe-vos as avelãs que em italiano chamam-se Nocciole :)
INGREDIENTES:
  • 1 Lt leite de soja quente;
  • 1 chávena (chá) avelãs ao natural;
  • 1 chávena (café) de cajú ao natural;
  • Flôr de sal, frutose e aroma baunilha;
  • Caramelo liquido;
  • Cacau em pó;
  • Canela em pó;
  • Palhinhas.
CONFECÇÃO:
O leite de soja que utilizei é caseiro. Podem obter mais informação de como confeccionar leite soja caseiro nos artigos relacionados: Capuccino e Choco-Latte.
Como é caseiro necessita de ser temperado de sal, frutose e aroma de baunilha. Se for de compra com aromas, simplesmente precisa de ter bastante quente.
Hidratar as avelãs 1 hora antes em pouca água para ficarem mais moles aquando da trituração. Junte as avelãs e os cajús ao leite de soja quente e triture 2 minutos na velocidade 7/9 da Bimby. Ou com a liqudificadora de mão em alta potência.
Unte os copos por dentro de caramelo liquido, sirva o leite de avelã e decore com cacau em pó, mais canela em pó.
Preferi usar cacau em vez de chocolate porque o caramelo é muito doce. Dai fazer a compensação para o cacau amargo.

20 comentários:

  1. Ficou delicioso e nutritivo!
    O meu marido toma leite de soja todos os dias.
    Bjs :)

    ResponderEliminar
  2. Cá está o de avelãs! :)
    Gostava tanto que fosses minha vizinha...sabes que andei no conservatório e encarno o papel de cobaia muito bem! hehehe:)

    ResponderEliminar
  3. Minha mãe fez leite de soja, vou pedir a ela um pouco pra fazer esta delicia..

    bjsssssssss

    ResponderEliminar
  4. ai minha nossa que maravilha hummmm.

    ResponderEliminar
  5. Menina! que delícia! Suas fotos ficaram lindas. Parecem de publicidade de restaurante.

    ResponderEliminar
  6. Amiga, tenho andado com pouco tempo e hoje vim aqui ver as novidades!
    Tanta coisa boa - nunca páras. :)

    Bejihnos

    ResponderEliminar
  7. Que maravilha de bebida, mesmo aspecto reconfortante.
    Tenho saudades tuas.
    bjssssss

    ResponderEliminar
  8. Bem este batido com o copo untado em caramelo deve ser tão bommmmmmm. Acho que esta noite vou ter sonhos com estas fotos.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Ao ler a receita ocorreu-me logo: E porque não usar directamente bebida de avelã (em vez de leite de soja com avelã)?
    Acho que deve ficar igualmente bom e deve ser mais rápido de preparar.

    ResponderEliminar
  10. Oba, mas isso deve ser muito bom.Adoro caramelo!!!
    Para a próxima faz mais um copo e avisa,que eu vou buscar.:)

    Bjs

    ResponderEliminar
  11. Rute, já sabes que eu alinho sempre num copo untado de caramelo! Aposto que é delícioso! Ficou com um aspecto tremendo!
    Agora deu-nos para a "copofonia"... lol
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  12. Olá a todas,
    Obrigada pelos comentários :)

    Cristina, sim de facto podes logo usar bebida de avelã mas duvido que faça aquela espuminha. Mas não há nada como tentar. No entanto como fiz leite soja caseiro prefiro usar as avelãs cruas batidas com o leite.

    Abelhinha, querida, também tenho saudades tuas! Tenho de telefonar para ti! Espero que esteja tudo a correr como planeado na tua nova casa e nova vida :)

    Beijinhos a todas.
    Desculpem não deixar um textinho para cada uma de vcs. Mas não faço distinções, ok! Gosto de todas! O tempo é que não dá para tudo :(

    ResponderEliminar
  13. Bela Rute,
    Tu és A Poeta da Culinária! A sério...As tuas criaçóes são verdadeiros poemas gustativos!
    Quem criaria uma bebida com tão belo aspecto, num copo maravilhosamente untado de CARAMELO, com leite de soja CASEIRO com Flor de Sal e BAUNILHA tão ESPUMOSO, com NOCCIOLES E CAJÚ e tudo polvilhado com CACAU E CANELA?!! Só Tu!! O conjunto soa a poema que deleita todo os meus sentidos!! Maravilhosa Bebida, Maravilhosa Rute!
    Um grande beijinho amigo.

    ResponderEliminar
  14. levei daqui a dica da flor de sal e foi o sucesso cá em casa. a minha filha mais velha já só quer comida assim.
    estas fotos e estas receitas... olha! só de aspecto dá vontade de experimentar logo...
    MARAVILHA!
    Obrigado pela partilha!

    ResponderEliminar
  15. Rute, eu é que vim agradecer seu comentário tão gentil e simpático!!!!! Seus pratos são simplesmente lindos e montados com muita criatividade, delicadeza e bom gosto! Já estou apaixonada pelo seu cantinho virtual e quero me declarar sua mais nova fã, admiradora e seguidora! Posso colocar o link do seu blog na minha lista de blogs sobre culinária preferidos? Parabéns pelo talento!!!! Bjs!

    ResponderEliminar
  16. Rutinhaaaa! Que fofa, que vc é amiga! Muchas gracias pela indicação do blog. É bem legal mesmo. Vou segui-lo para ver se participo de algum desafio lá.
    Tenha um lindo fim de semana e Dia dos Namorados!! Amanha é Dia dos Namorados no Brasil. Aqui na Venezuela não é, mas vamos comemorar mesmo assim. Rsss. Creio que aí em Portugal também não seja ne?
    Bjk.

    ResponderEliminar
  17. Rute andei a navegar neste blog e achei que este smoothie te podia interessar... e tem mais coisas boas e coloridas. Acho que vais gostar.
    Beijinhos e bom fim-de-semana!

    ResponderEliminar
  18. E cá estou eu de volta para vos agradecer e responder :)

    Isabelita, os teus comentários são sempre uma graça. Com que então Poeta da Culinária. Agradou-me imenso esse título super original. A junção da poesia com a culinária à partida pode parecer que não tem nada a ver mas TEM! Vou-me esforçar por escrever mais poemas comestiveis :) Os meus visitantes merecem!

    Sol e Mar, também gostei imenso do teu blog. É óptimo todas nós fazermos parte desta partilha continua nos blogs. Aproveitando as dicas umas das outras aumentamos conhecimento.

    Katia que simpatia vc é! Sim, claro que pode. De seguida vou fazer o mesmo, anexar o seu blog ao meu blogroll. O seu cantinho é muito criativo. É uma brisa fresca de originalidade. Parabéns.

    Mónica, seu festival já tá dando frutos, viu? Graças a vc conheci a Kátia e o espaço virtual maravilhoso que ela partilha connosco. Vou-me esforçar por participar no desafio da luminária. Achei tão interessante! Por enquanto ainda não brotou nenhuma ideia, mas eu chego lá!

    Querida Marina (distraida), qual blog amiga? qual smoothie? :) Lá vou eu ao teu blog "dar-te na cabeça" ah ah ah. Olha, mas mesmo sem teres deixado link, agradeço-te na mesma a atenção de vires aqui partilhar comigo uma novidade. És uma querida.

    Beijinhos a todas.
    Gosto muito de vcs, fazem-me muita companhia :) Companhia de qualidade ;)

    ResponderEliminar
  19. Me desculpe Mónica,
    esqueci de responder à sua questão:
    O dia dos namorados em Portugal a 14 FEV.
    Não sabia que era comemorado também nos outros paises e em datas diferentes :)
    No blog da Claudia L. também fiquei sabendo que o Dia do Pai é em data diferente da nossa, no Brasil.
    Esta é a parte boa de visitar blogs de outras nacionalidades :)
    Beijinhos e bom fds pra vc.

    ResponderEliminar