24 junho 2010

DIGA NÃO AOS SACOS PLÁSTICOS

Cada vez que utilizo o meu saco com rodas para ir às compras lembro-me que tenho este artigo para publicar e nunca mais passo à publicação. Mas de hoje não passa!
Julgo que muitas de vocês já evitam a todo o custo trazerem para casa aqueles sacos que nos dão juntamente com as compras de supermercado. Conheço pessoas que têm um monte de sacos plásticos a ocupar um espaço considerável dentro dum armário ou despensa. O dito monte nunca diminui, simplesmente aumenta e vai cada vez ocupando mais espaço útil de arrumação.
Também eu já sofri desse mal. E o maior desafio foi diminuir até ao ponto de extinguir todos os sacos plásticos existentes cá em casa. Mas quando o fiz, senti um alivio enorme e uma satisfação imensurável por ter conseguido reutilizar todos os sacos plásticos armazenados por mim.
Desde há 4 ou 5 anos a esta parte que nunca mais ultrapassei a posse de 5 a 6 sacos de plástico de stock, até porque não gosto dos utilizar para lixo já que muitos deles vêm furados. Para pôr lixo uso sacos biodegradáveis de compra. Uma vez que gasto poucos em virtude de separar o lixo e colocar a maior parte no ECOPONTO. Portanto os sacos de compra são só para o lixo organico que não é por mim destinado à fabricação de composto organico para vasos.
Voltando aos saco com rodas, não só permite-nos evitar a acumulação dos ditos sacos plásticos como também facilita a nossa coluna. O transporte das compras sobre rodas facilita a deslocação sem esforço.
De modo a não cair na tentação de ir às compras sem saco com rodas, guardo-o no porta-barragem do meu carro e anda sempre comigo. Quando vou ao supermercado é só retirar o saco com rodas, entrar no supermercado já com ele e voltar para o carro de saco cheio. É tão prático! Nem imaginam a facilidade que é. Em vez de 10 sacos de plástico a cortarem-nos os dedos da mão ou a prejudicarem a nossa coluna, conduzo um saco com rodas "leve".
Vocês ainda não tem um???? Uuiiiiiiiiiiiiiiiii não sabem o que estão a perder!!
O meu lindo saco azul comprei na conforama.
Há várias cores primaveris à vossa espera.

20 comentários:

  1. Concordo plenamente,pois faço o mesmo!!!!
    Amiga,no Lidl estão à venda as nozes Pecan( nas tais feiras que te tinha falado),comprei várias em balagens, se quiseres é só dizer!!!
    Beijinhos grandes.

    ResponderEliminar
  2. Cinha, obrigada pelo aviso amiga.
    Mas por enquanto tenho de gastar aquelas que mandei vir de Inglaterra (biologicas).
    Beijinhos.
    Fico contente que também tu tenhas estas boas páticas implementadas.

    ResponderEliminar
  3. Eu geralmente uso os sacos plasticos do supermercado para o lixo. E fico sempre com muito poucos em stock. Como o predio onde moro nao tem elevador, torna-se complicado usar um saco desses com rodas, pois fica bem mais pesado do que carregar 2 ou 3 sacos em cada mao, e em vez de fazer uma viagem fazer 2 ou 3 a subir e descer as escadas. Mas apesar de tudo tenho um saco verde com rodas que utilizo muito raramente, mas para quem tem elevador ou mora num res-do-chao ou 1 andar, acho que se justifica e muito. Gostei muito deste post e admiro muito a tua luta por um ambiente mais puro. Por falar em ambiente mais puro o Verao ja esta ai a estalar, mas ainda nao vi nenhuma receita este ano com o forno solar, lol!

    Beijinhos e bom fds

    ResponderEliminar
  4. Minha linda, eu tenho saco com rodas e dos outros que o pingo doce, tem a 0.5.E andam sempre 2 sacos desses no carro.Quando preciso está lá.Se a Cacahute utilizasse estes sacos deixaria de ter esse problema, não é Rute?

    Beijinhos grandes

    ResponderEliminar
  5. Ora aqui está um belíssimo post. Tenho sacos reutilizáveis comigo (sem rodas mas tudo bem), só vou á caixa eco em que não dão sacos, porque a casa é pequena e não ha espaço no espaço.
    Concordo com tudo, já vi diversos sacos destes mas ainda não me decidi a comprar nenhum até porque tenho um grnade do jumbo que tem servido na pefeição. quando não há saco, as comras vêm no carrinho, passam para o porta bagagens e de lá para casa, td sem saco mesmo.
    Beijinhos e viva a vida saudável.

    ResponderEliminar
  6. Também quero um saco desses! Como é bonito, eu tenho uma sacola retornável mais não cabe nada! Amei a sua! Bjokas

    ResponderEliminar
  7. Eu uso muito sacos de pano e um grandalhão do pingo doce. Mas realmente tenho que fazer o upgrade das rodas!!! He, he, he...
    Ando há tanto tempo para comprar umas rodinhas dessas!
    Acho que já se começam a mudar as mentalidades e concordo com a cobrança dos sacos plásticos.
    Beijinhos!
    (Cheguei das mini-férias! O que andei eu a perder? lol Já vou ver tudo...)

    ResponderEliminar
  8. Tu es incrivel Rute, eu uso sacos de plastico mas so eu que ponho as coisas lá dentro para trazer muito menos sacos para casa e depois utilizo-os para colocar o lixo.
    Gostei muito do teu carrinho de rodas.
    Bjs

    ResponderEliminar
  9. Estou a verificar que as minhas meninas comentadoras são todas muito bem comportadas a nivel ecologico! Sim senhora!

    Repetindo o que a Marina disse e que achei um piadão:

    Toca a fazer Upgrade para o bem da vossa coluna ;)

    Claro que no caso de não terem elevador, não sei se vale a pena fazerem upgrade rodas, conforme disse a Cacahuette.

    Fico feliz que vcs também dizem Não ao monte de sacos plásticos ;)
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  10. ainda vão aparecendo alguns sacos plásticos aqui por casa, alguns por culpa do Jumbo, das raras vezes que lá vou as senhoras das caixas colocam as compras nos sacos ( que eu odeio pois é uma perda de tempo ficar ali a olhar) e fazem quase sempre o mesmo, é quase 1 produto por saco.....tudo bem os sacos são fraquinhos mas não há necessidade de tantos sacos.

    em outros estabelecimentos, além dos de pano e daqueles que já foram referidos por ex do Pingo Doce, aqueles bem grandes, adoro uns que são agregados a uma bola plástica que comprei no decathlon....adoro "sacar" da bola e puxar o saco, normalmente deixo sempre alguém a olhar para mim.

    quanto aos de rodinhas, tenho um que vei-o numa promoção á uns anitos que é muito interessante pois dá para levar dentro da bolsa, é dobravel e num instante se monta e se transforma em saco rolante.

    já em outras lojas,por ex roupas, normalmente recuso os de papel, levo uma bolsa que já tem esse fim, mas é estranho recusar o saco e abro a bolsa, a funcionária fica quase sempre surpreendida....bom lá se vai a publicidade á loja.

    uiii que isto já vai grande...

    ResponderEliminar
  11. Pois é tinha que vir uma comentadora mal comportada :-(
    Eu ainda não aderi e esses sacos reutilizáveis, com rodas nem sem rodas, já ofereci um á minha mãe mas eu nada!!

    É que eu ainda utilizo os sacos para o lixo e principalmente para levar para a minha sogra que não faz compras em hipermercados e por isso não tem sacos e precisa muitos, nem que seja para nos mandar os produtos da agricultura biológica que por lá tem :-)

    Mas nem tudo é mau!! reciclo tudo lá em casa e separo tudo direitinho para o ecoponto, ao pouco e pouco chegamos lá :-)

    ResponderEliminar
  12. Ah ah ah, não pensei que este artigo tivesse tantos comentários engraçados. Obrigada pela boa disposição :)

    Com que então "tinha de vir uma comentadora mal comportada" hein (risos).

    E com que então, "a culpa é do Jumbo" hein (mais risos).

    Nem sei se devo responder a estas meninas mal comportadas LOLOLOL pois ambas sabem que a culpa é sempre nossa (mia culpa, mia culpa, minha tão grande culpa!).

    Mas aqui não se procuram culpados. Este artigo serve apenas para dar ideias e mostrar que já muitas de nós se esforçam por melhorar ainda mais.

    É claro que já é louvável separar o lixo e depositá-lo no ecoponto. E também reutilizar os sacos para o lixo. Porém, no caso da Alcina se calhar era possivel usar umas caixas plásticas reutilizaveis para trazer os vegetais da sogra. Penso que vinham mais direitinhos. A meu ver os sacos machucam os vegetais por não terem base e cairem quando colocados no chão.

    Bem...mas não estou a dar na cabeça a ninguém. Só gostava que as pessoas reflectissem um pouco na possibilidade de fazerem ainda melhor. Reutilizar é o que está a dar :)

    Quanto ao Jumbo, já sou conhecida por lá (ah ah ah). Assim que começa a minha vez de receber os produtos digo à menina: -Desculpe mas passe-me os produtos sem saco em cima do balcão. Prefiro ser eu a ensacar, ou digo, não preciso de sacos porque tenho carrinho.

    Por falar nesses sacos com rodas que se dobram, parece-me que vi desses no IKEA. Também conheço os da bola da Decathlon. São todos óptimos. No entanto, a minha preferência vai para este da Conforama porque é mais rigido e segura-se bem em pé sem a minha ajuda. Logo, posso andar às compras com ele dentro do supermercado como se fosse um carrinho normal e movimentar-me livremente deixando-o às vezes parado do inicio do correndor enquando me desloco até ao fim do corredor.

    Mais ainda, ao segurar-se sozinho, aguenta o peso todo em si. O transporte das compras não pesa nada em altura alguma.

    Obrigada pela vossa participação e testemunho.
    Está a ser um debate muito engraçado. Venham mais participações e testemunhos.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  13. Obrigada amiga pelos comentários!! Olha, em relaçao a este post, eu não os evito de todo pois utilizo para lixo, mas separo na mesma para reciclar. O que faço nas compras é dizer para encherem os sacos pois às vezes vêm quase vazios. Só assim evito trazer mais 2 ou 3 para casa. Mas também tenho um de pano bem bom!!

    Olha, em relação ao vegetarianismo, nem fazes ideia da vontade que tínha em deixar de comer carne e peixe, mas é muito complicado!! São coisas que adoro. No entanto vou tentando è reduzir o seu consumo. Tenho também pena pois os produtos biológicos e vegetarianos serem tão caros. Preciso de umas dicas para sair mais baratinho.
    Beijo grande

    ResponderEliminar
  14. Eu uso sacos de pano é que na mala do carro estão os carinhos de bebé e não cabe mais nada :)))
    Bjs

    ResponderEliminar
  15. Rute,
    Esse post combinaria bem com o desafio da minha irmã, do blog Espiritual-Idade, sobre partilha.
    Só faltaria o enfoque espiritual para ficar perfeito.
    Olhe, se você quiser participar dos próximos, vou relacionar os temas:
    03/07 - escuta x espiritualidade (SILÊNCIO, INTERIORIZAÇÃO, ESCUTA DE DEUS, DO MUNDO E DE NÓS MESMOS)
    10/07 - compaixão x espiritualidade (SENTIR PROFUNDAMENTE A DOR DE QUALQUER PESSOA EM QUALQUER PARTE DO MUNDO)
    Grata pela preocupação com minha saúde.
    Bjs.

    ResponderEliminar
  16. Pois, os sacos dos hipers nem os quero para o lixo. São pequenos, normalmente rasgam-se todos, e não tapam o balde todo e é 1 guerra..lol..
    Quando vou aos hipers lá vou eu com os sacos do pingo doce, e evito ao máximo trazer sacos.
    Nas outras lojas é k é mto engraçado a reacção do pessoal da caixa quando digo "obrigado, mas não quero saco", é que fazem com cada cara..lol :)...
    Enfim, temos de fazer a nossa parte..
    Parabéns pela lembrança do post...
    beijinhos

    ResponderEliminar
  17. Eu já me deixei dos sacos plasticos, mas há imenso tempo, tenho um carrinho como tu, assim as comprinhas estão sempre bem :)

    É que esse teu carrinho, parece mesmo o meu, ehhhh ... :)
    Bjo

    ResponderEliminar
  18. Eu já disse adeus aos sacos plásticos à "bués" hehehe
    Tenho uma coisa dessa com rodinhas que se transforma numa maleta tamanho A4 e um saco muito giro que me trouxeram da Holanda e que fica do tamanho de um porta chaves que anda sempre comigo na carteira.
    Confesso que aderi à coisa de imediato porque sou forreta e detesto ter que pagar pelos sacos plásticos e ainda ter que lhes fazer publicidade à borla ;)
    Beijocas

    ResponderEliminar
  19. Rute, também adquiri um carrinho desses há pouco tempo. Genial, não e? Aqui na Venezuela é meio complicado usa-lo porque a maioria dos estabelecimentos não permite que se adentre com eles e não tem lugar pra guardar. Mas, como volto para o Brasil no próximo mês, creio que lá será mais fácil usa-lo.
    Bjk.

    ResponderEliminar
  20. Olá querida Rutinha!!!
    Vinha eu toda "lampeira" dar-te um xi-coração muito apertadinho, mas antes de comentar o que quer que fosse, pus-me a ler as tuas publicações (que tenho andado a perder) de uma ponta à outra, e devo dizer-te querida Rute que o Verão faz-te bem!! Estás ainda mais excelente (se é que é possível!!!!!!!) Adorei tudo o que vi e li: colhi preciosas informações, aprendi, sorri, ri-me e recebi a tua sabedoria tão linda de coração aberto, pois tens o poder de nos tocar com os teus textos e nos despertar e sacudir consciências!! És extraordinária Rute!!! Adorei o teu lindo saco azul: combina mesmo contigo, é lindo, prático, ecológico e muito fashion e ainda cuida da nossa saúde... Lembra-me alguém!!! O meu saco das compras é aquele grandalhão e conhecido de todas, SACOdo Pingo Doce...tenho 3 que vou também guardando na mala do carro...Mas como por vezes sou cabeça no ar e ficam por casa, lá vem de vez em quando algumas pecaminosas sacas plásticas para casa, que vou guardando na despensa :((( Mereço umas palmaditas!!! Agora, docinha amiga vou dar-te o meu xi-coração muito apertadinho e ficar mais um cadito por aqui enquanto a Sarita deixar!!!!
    XXXXXXIIIII-CORAÇÃO!!!!

    ResponderEliminar