28 junho 2010

ICE TEA CRUDIVORO DE ERVA PRINCIPE E LIMÃO

INGREDIENTES:

2 folhas compridas de Erva Principe fresca;

1 litro de água purificada fresca;

Sumo de 3 limões pequenos;

Agave Nectar a gosto para adoçar.


CONFECÇÃO:

Lavar e cortar a erva principe em pedaços médios (usei fresca da minha horta de varanda). Deitar no copo da bimby com água fresca (usei purificada do meu sistema de osmose inversa). Triturar 2 minutos, velocidade 8/9. Verificar se triturou a erva toda.

Juntar sumo de limão acabado de espremer. Usei 3 pequenos mas se quiser menos ácido diminua quantidade. Adicionar agave ou mel para adoçar. No entanto o agave não altera o sabor do ice tea e o mel irá alterar de certeza, impondo-se sobre os sabores da erva principe e do limão. Triturar mais uns segundos para misturar.

Coar num passador de rede fina e guardar no frigorifico para gelar bastante.

24 comentários:

  1. Era mesmo disto que andava à procura!
    Não imaginas como foste útil :))
    Obrigada e boa semana!

    ResponderEliminar
  2. Mas que frescura de chá! Adoro chás e gosto de experimentar ervas diferentes. Esse vou ter de fazer para experimentar o seu sabor. Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Rute, que cor magnífica! :)
    Mata a sede só de olhar!
    Adorava experimentar, mas não sei onde encontrar a erva...

    ResponderEliminar
  4. Rute, você me encanta mais a cada dia! Sou realmente sua admiradora!!!! Será que você aceitaria ser a CONVIDADA DA BONFA por um dia e compartilhar uma receita com meus leitores? Seria uma honra pra mim, você é muito talentosa!!!! Amei esse suco e a cor esverdeada linda! E a decoração? Que esplendor!!!! Bjs!

    ResponderEliminar
  5. Que rico ice tea, este sim :) até me está a dar sede :*

    ResponderEliminar
  6. Rute que linda a cor deste chá! Parece muito bom.
    Eu não conhecia esta erva ainda.
    Bjs :)

    ResponderEliminar
  7. Que bom aspecto! Eu tenho feito chá de menta, mas da forma tradicional, em infusão, depois deixo arrefecer e ponho no frigorífico, com as folhas lá dentro. Fica lindo e é uma delícia!

    ResponderEliminar
  8. que cor linda fica... e eu tenho esta erva na minha horta... farei tbem...

    bjs amiga

    ResponderEliminar
  9. Excelente aspecto e cor. Bem refrescante ♥

    ResponderEliminar
  10. aiii que assim de repente deu-me cá uma sede :D

    é muio bom vir aqui e ver receitas sempre diferentes daquilo que estou habituada....é que com a erva principe ou erva limão, simplesmente fervo as folhas com água.

    ResponderEliminar
  11. Obrigada a todas pela vossa presença e contribuição.

    Kombi, da mesma forma como fico maravilhada com as minhas descobertas, imagino que vocês também fiquem positivamente surpreendidas. O objectivo é mesmo esse, proporcionar e partilhar novidades. Do trivial já anda toda a gente aborrecida.

    Maryzita, a erva principe há à venda no continente na zona das ervas frescas (nos frigorificos) junto aos vegetais embalados.

    Katia, minha querida, claro que aceito!!!! Que honra, eu convidada da Bonfa! Nossa!! Vamos combinar.

    Samma, olá! Ah qto tempo! É bom ver-te por aqui.

    Caudia L., vc não sabe o que está perdendo. O chá de erva principe é divino. Um dos meus preferidos. E qdo falo chá, refiro-me ao chá normal das folhinhas secas em água fervente. Bom, mas agora que descobri o chá crú não quero outra coisa. Pode até ser amornado.

    Ana, mas podes fazer chá crudivoro de menta. Tem propriedades muito mais beneficas.

    O Crudivorismo tem potêncialidade para se assumir como uma alternativa bem saudável e criativa. Nem sempre é possivel confeccionar pratos crudivoros principais mas há uma panóplia de outras confecções mais simples que podemos incluir na nossa alimentação. Este ice tea é uma boa sugestão.

    Beijinhos a todas.
    Vou continuar a desbravar caminho no Krud ;)

    ResponderEliminar
  12. Rutinha, minha amiga!! Que imagem mais linda a deste chá! Deu para sentir o frescor e o aroma. Rsss. Adorei!
    Menina, agora que vc ne falou quero conhecer Bolivna! Deve ser lindo!
    Não conheço a Europa ainda, e com criança pequena fica mais difícil! Estou esperando Sophia crescer um pouco para fazermos uma viagem bem legal por aí. Deve ter lugares de sonho ne?
    Bjk

    ResponderEliminar
  13. Lindo!! Adoro erva principe, excelente...

    ResponderEliminar
  14. Adorei!Hum...e transformar esta infusão num sorvete??? Está decidido, amanhã vou alucinar :)

    ResponderEliminar
  15. Cada receita que fazes, consegue ser mais surpreendente que a anterior.
    Uma bebida de certeza bem refrescante.
    Bjs

    ResponderEliminar
  16. Uauuuu...mas que taca tao linda e fashion. Adorei, adorei, adorei...

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  17. Rute,

    Adoro o seu blog. Visito praticamente todos os dias (mesmo!), mas é a primeira vez que lhe deixo uma mensagem.

    Tenho uma dúvida em relação à utilização do sumo de limão nesta receita. Tem algum propósito adicional, para além de acidificar a bebida? Devido à sensibilidade dentária, tenho de reduzir a quantidade de citrinos e ácidos na minha alimentação.

    Espero que continue a postar com a mesma frequência, Rute!

    Um beijinho
    Clara

    ResponderEliminar
  18. Olá Clara,

    eu queria responder-lhe mas o seu comentário não ficou registado, não sei porquê! Mas como chegou ao meu email, vou transcrevê-lo:

    «Rute,

    Adoro o seu blog. Visito praticamente todos os dias (mesmo!), mas é a primeira vez que lhe deixo uma mensagem.

    Tenho uma dúvida em relação à utilização do sumo de limão nesta receita. Tem algum propósito adicional, para além de acidificar a bebida? Devido à sensibilidade dentária, tenho de reduzir a quantidade de citrinos e ácidos na minha alimentação.

    Espero que continue a postar com a mesma frequência, Rute!

    Um beijinho
    Clara»

    Antes demais, obrigada pelo ânimo. Sempre que recebo um comentário de quem não costuma comentar, fico mais empolgada para actualizar publicações :)

    Quanto ao limão, não é absolutamente necessário, mas o icetea não tem a mesma graça se fizer só de erva principe.

    O limão apesar de ser acido, mas no estomago transforma-se em alcalino. E tem propriedades óptimas. Nunca deviamos desistir do limão.

    Um truque para o limão não fazer mal aos dentes é beber por uma palhinha. E diluido claro.

    Espero ter ajudado.
    Beijinhos. E volte sempre!

    ResponderEliminar
  19. Boa tarde, Rute.

    Que coisa estranha. Consigo ver o meu comentário perfeitamente deste lado.

    Obrigada pela resposta, Rute. O uso da palhinha já me ocorreu várias vezes, por sinal. Vou mesmo adoptar o hábito. Utilizo muito limão para temperar e como muitos frutos, que para quem tem sensibilidade dentária, erosão ácida e retracção gengival nem sempre são saudáveis. Também já descobri que não devo lavar os dentes mais de duas vezes por dia e apenas devo enxaguar a boca depois de comer alimentos ácidos. Se mais alguém sofrer do mesmo, ficam aqui estas dicas.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  20. Sim Clara, agora o seu comentário já aparece mas à hora que comentei, quase 4 da tarde ainda não tinha aparecido.

    Antes demais peço desculpa de ainda não ter ido ao seu blog. Já vi que tem um mas ainda não tive tempo. Dei prioridade a responder-lhe aqui. Mas a seu tempo quero demorar-me por lá.

    Quando à sua sensibilidade dentária e ao problema de só poder lavar os dentes 2 vezes por dia penso que terá a ver com as pastas dentifricas, não?

    Convido-a a visitar este meu post da escova ecologica que não usa pasta dentifrica:

    http://publicarparapartilhar.blogspot.com/2009/07/ecoprodutos-escova-dentes-ecologica.html

    Os comentários desse post estão encerrados porque estavam a ser alvo de pirataria internética :)
    Beijinhos e até breve no seu espaço.
    P.s.-Quanto aos frutos secos opte por leites crús de amêndoa, cajú, noz. Assim já não ficam agarrados aos dentes.

    ResponderEliminar
  21. adoro erva de principe... tenho plantada!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  22. Rute, a foto está fenomenal!!! Não há como não quere beber!! Realmente, és uma pessoa invulgar com muito para nos ensinar: admiro-te imenso, do fundo do coração!!
    beijinho.

    ResponderEliminar