04 junho 2010

PAPA DOCE DE FARINHA DE MILHO C/ FRUTA

Andei aí uma semana a papas ao pequeno almoço. Primeiro comecei com a Papa de flocos de aveia caseiros, depois fiz a Papa crudivora de trigo sarraceno e por fim, a Papa de farinha de milho.
Esta última, já a repeti 2 vezes e foi aprovadissima pela minha filha. Lembra a maizena que é confeccionada com fécula de milho, no entanto esta leva farinha de milho amarelo.
Na época quente sabe bem uma papa morna carregada de fruta e sumo. Qualquer uma destas papas aconchegam o estômago a manhã inteira pois são verdadeiramente nutritivas e não contêm demasiadas calorias vazias de açúcares simples. Confeccionadas por nós, é-nos possivel controlar a quantidade de doce. Para mim isto é fundamental pois já estou naquela fase que tudo o que compro acho demasiado enjoativo. Não aguento excessos de açúcar ou até mesmo de sal!
INGREDIENTES (para 2 pessoas):
  • 500 gr de leite soja aromatizado baunilha;
  • 50 gr de farinha fina de milho;
  • 2 colheres (sopa) açúcar mascavado claro;
  • Casca de meio limão;
  • Sumo de laranja q.b.;
  • Banana q.b.;
  • Canela em pó;
  • Açúcar granulado para povilhar (opcional).
CONFECÇÃO (no modelo antigo da bimby):
Coloque a borboleta no copo da bimby. Deite o leite, a casca de limão, o açúcar e a farinha de milho. Programe 8 minutos, temperatura 90º, velocidade 2.
A meio do tempo retire o copinho do bucal da tampa para evaporar liquido.
Prepare a banana, cortando-a e regando-a com sumo de laranja. Sirva a papa de milho decorada conforme a foto. Regue com parte do sumo e povilhe de canela em pó. Pode ainda povilhar com granulado de açúcar mascavado claro, mas é opcional.

15 comentários:

  1. Ficou com excelente aspecto, com a fruta por cima. Infelizmente,por estes lados ainda não se arranja farinha de milho biológica. E com os trangénicos que andam por aí e os regulamentos cada vez mais permissivos da CE, prefiro não arriscar nos milhos nem nas sojas...

    ResponderEliminar
  2. No inverno eu gosto muito destas papas bem quentinhas...me deu uma boa idéia para fazer por aqui...

    bjsssssssssss

    ResponderEliminar
  3. Amiga que papas deliciosas.Adoro farinha de milho.
    Estou como tu, já me não consigo comer as coisas muito doces.

    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Que bom miga, também sou fã destas papas, são muito boas e fazem muito bem! :)
    Beijinhos carinhosos!

    ResponderEliminar
  5. Eu adoro esta papinhas desde criança, mas nunca comi feita com farinha de milho.
    Parece realmente deliciosa!
    Eu tb controlo muito o açúcar e ultimamente tenho usado bastante o Néctar de Agave, que contém um índice glicêmico mais baixo o do açúcar.
    Bom findi! :)

    ResponderEliminar
  6. Uma delícia. Eu faço uma papa parecida mas com aveia.
    Bjs

    ResponderEliminar
  7. Rute, a milha filhota não resistia a essa canela toda... ela adora!
    Vou tentar adaptar... à comum maizena e ao fogão!
    Se calhar até faço daqui a nada! Estou à espera que a pequinina acorde...
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  8. Nada como um pequeno-almoço equilibrado e que nos encha a barriguinha para aguentarmos as aventuras e desventuras do dia-a-dia. Esta papa faz-me lembrar as que a minha avó me fazia quando era pequena. Uma delícia...

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Mas que belas papinhas!!! Vou ser franca contigo, não sou muito adepta de papas porque acho que contêm imensas calorias. Pode ser burrice minha, mas prefiro uma boa fatia de pão integral em vez da papa. Não quer dizer com isso que não gosto,não! Gosto mas evito fazer. Beijinhos e as tuas papas estão de abrir o apetite.

    ResponderEliminar
  10. Vou ser muito franca, detesto mapas desde que me lembro não sou fã mesmo, talvez porque têm muitas calorias, não sei o facto é que nunca gostei, no entanto para quem gosta parece muito bem :)e Da Bomby também não sou nada, mas nada fã.

    Bjo

    ResponderEliminar
  11. Querida Amiga Rute,

    Nada como começar a manhãzinha com uma alimentação assim equilibrada,enérgica e nutritiva e plena de sabor! A apresentação e os ingredientes conquistaram-me totalmente!! E depois tendo a tua "marca", estou certa de que são excelentes!
    Um grande beijinho e uma bela semana Linda Rute!

    ResponderEliminar
  12. Gosto muito, tenho feito muitas papinhas para gastar as farinhas.
    Bjs

    ResponderEliminar
  13. Olá a todas,

    demorei mas aqui estou eu para responder.

    Rosanne, penso que não terá qq tipo de dificuldade em fazer sem bimby. Pode experimentar da seguinte maneira:

    Coloque leite ao lume com casca de limão. Entretanto deixe ferver, junte a farinha de milho e mexa sem parar durante uns 5 minutos. Junte o açúcar e mexa durante outros 3 minutos, ou até ganhar consistência de papinha. Se ganhar grumos, retire a casca de citrino e triture com a liquidificadora de mão.

    Beijinhos a todas.
    AnaG a ti já respondi per mail :)

    ResponderEliminar