16 junho 2010

TOFÚ MAGGIco "directo ao forno"

Tinha de experimentar, não é verdade! Embora estes preparados são sempre um pouco duvidosos, mas tinha de experimentar o Directo ao Forno da Maggi. Andei lá a ver no supermercado os que tinham menos E´s e decidi-me pelo Directo ao Forno com ervas aromáticas pois os ingredientes pareceram-me mais inofensivos.

A "coisa" é muito fácil de pôr em prática. Neste link do
site PtitChef podem ver uma explicação detalhada do blog Doces e Cia.
A adaptação do Directo ao Forno na versão Tofú resultou muito bem, porém requer mais tempero extra visto o tofú não conter gordura, e a carne sim.
INGREDIENTES:
  • 500 gr Tofú fresco;
  • 1/2 embalagem Maggi "Directo ao Forno";
  • Azeite q.b.;
  • 4 dentes de Alho;
  • Flôr de sal q.b.;
  • Sumo de limão;
  • Arroz de cenoura e pimentos;
  • Salada de couve-roxa laminada.
CONFECÇÃO:
Cortar o tofú aos cubos médios e temperar de sal, pimenta e alho picado. Deitar no saco Maggi, juntar metade do pó maggi, salpicos de água e fio de azeite. Fechar, chocalhar e levar ao forno. A outra metade de pó pode usar noutro dia com papel de aluminio.
No fim dos 30 minutos recomendados, cortar o saco, regar com sumo de limão e mais azeite. Fechar o forno desligado e deixar repousar um pouco.
O acompanhamento é ao vosso gosto. Eu optei por arroz e salada, mas uma batatinha frita também ia muito bem. Ou um arroz mais malandrinho que o meu, já que o tofú fica muito saboroso mas com pouco molho.

22 comentários:

  1. Olá,

    O meu nome é Daniela e gostava de apresentar o meu blog, com peças feitas por mim:

    www.coisasmimeticas.blogspot.com

    Dúvidas ou sugestões: coisasmimeticas@gmail.com.

    Muito obrigada!

    Daniela - Coisas Miméticas

    ResponderEliminar
  2. Rute ficou com um aspecto hummm! Tenho que procurar esses sacos.
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Adorei esta tua refeição.
    E agora como tenho de utilizar parte destes produtos (meios esquesitos pelo menos para mim)nas nossas refeições vou me apoiar neste teu maravilhoso blog.
    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Ai, Rute, "c'horror" isso de enfiar tudo no saco e chocalhar, é mesmo à americana! Então e depois o saco, vai para o lixo? Mmm, a comida ficou com óptimo aspecto, como é hábito, mas o processo não me agrada...

    ResponderEliminar
  5. Tenho um pedaco de tofu la em casa que nao sei o que hei-de fazer com ele, destas vez. Mas depois de ver esta tua receita, ja pus a cabecinha a trabalhar.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Olá linda Rute :)
    Vi estes saquinhos mágicos pela primeira vez há poucos dias num blog, e fiquei bem curiosa. Eis que vejo de novo a magia aqui reproduzida por mais umas sábias mãos! Vou mesmo ter de experimentar!
    Um grande beijinho :))

    ResponderEliminar
  7. Meninaaaa! Sua refeição ficou com excelente aspecto. Adoro tofu, e o seu deve ter ficado uma delícia! Bem temperado. Achei bastante interessante esta forma de preparo.
    Bjk

    ResponderEliminar
  8. Que horror mesmo, Ana :)
    Tipicamente americano.

    Bem, mas experimentar estas coisas não quer dizer que se fique cliente delas, nem que sejam assim tão más quanto parece. Há sempre o aspecto positivo de alargar horizontes. Ou seja, analisando os ingredientes do pacotinho percebe-se que leva essêncialmente especiarias e ervas em pó e daqui retira-se a ideia de como fazer caseirinho. Ora vejam, o que o preparado leva:

    Alho em pó;
    Cebola em pó;
    Pimentão vermelho;
    Açúcar;
    Tomate em pó;
    Extracto de levedura em pó;
    Coentros;
    Pimenta preta;
    Manjerona;
    Manjericão;
    Oregãos;
    Tomilho;
    Salsa;
    Gengibre em pó;
    Concentrado de beterraba;
    Chilli;
    Aipo;
    Mostarda;
    Proteina de trigo;
    Amido de milho (maizena);
    Maltodextrina;
    Sal;
    Aromas (sem gluten).

    Quanto ao saco plástico penso que será facilmente substituivel por folha de aluminio ou algum recipiente apropriado para criar uma atmosfera com vapor.

    Vá, ponham a cabeça a pensar e surpreendam-me com uma versão caseira e ecologica do Tofú Mágico :)
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  9. Cenas de violência na cozinha:
    Ainda não conhecia esta técnica e mal vi a imagem do saco arregalei as pestanas e pensei: que lhe terá feito o pobre do Tofu para o asfixiar desta forma e acabar dentro do forno????

    Hehehe...são muitos filmes é o que é!:)

    ResponderEliminar
  10. O processo não me parece assim tão americano: a Nigella, que é "so british", faz o mesmo: tudo ao molho para dentro de um saquinho, para não sujar loiça! :))
    Parece-me bem, o processo e o resultado final. Como disseste, pelo menos valeu pela nova experiência.

    Mas, menina Rute, eu há séculos que não mudo nada no meu blog (excepto um postzito de vez em quando...), mas qto ao resto, já está assim há uns bons meses.

    beijocas

    ResponderEliminar
  11. Que ideia, espectacular.
    Mas eu cá prefiro a ideia caseira.
    Lá vou eu colocar os neurónios a funcionar.:)

    Bjs

    ResponderEliminar
  12. Confesso não ser muito fã de tofu...mas este ai eu provava sim...hehehehe

    bjsssssssssssssss

    ResponderEliminar
  13. Olá. Gostei da apresentação do prato, está lindo! Quanto a estes sacos e conteúdos, não conheço...mas para um desenrrasca devem ser bons!lol. Beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Hum... que prato mais apetitoso, que receita bacana, vou salvar aqui! Bjinhos

    ResponderEliminar
  15. Aqui nos EUA eles tem mania de temperar tudo num saco zip loc.
    Eu, particularmente, acho que sai caro. Prefiro colocar tudo numa vasilha funda, temperar e depois cobrir com papel filme.
    Eu confesso que não consigo comer tofu, mas já fiz algumas vezes para o meu marido. Por questões de saúde, ele ingere soja todos os dias.
    Bjs :)

    ResponderEliminar
  16. Eu não consigo comer nada dessas misturas pré-feitas, mas o teu Tofu tem um ar delicioso! Bjs

    ResponderEliminar
  17. Desconhecia esse produto, o aspecto é bom :)

    ResponderEliminar
  18. Sinceramente gosto mais de tudo caseiro, quando morava em Inglaterra usava muito este tipo de saco, mas o conteudo tinha tanta "trapalhada" que acabei por desistir.
    No entanto o teu Tofu ficou com um óptimo aspecto :)

    ResponderEliminar
  19. Hummm, não sei se gosto de tofu,mas os seus pratos ficam tão lindos que eu certamente experimentaria!!! Mil beijos e um lindo final de semana!

    ResponderEliminar
  20. Olá,Rute!
    Que belo aspecto que tem essa refeição.Tenho que experimentar o tofu!
    Rute em ao de gelado de Kiwi não ficou verdinho só pode ter sido do leite condensado que tem uma cor amarelada.Mas ficou bom de sabor!

    Bjinhos e bom fim se semana

    ResponderEliminar