16 julho 2010

FETUCCINI CRUDIVORO COM PESTO E SHITAKI

Aqui estou eu para mais uma provocação :)
A minha ideia é instigar-vos a comer crú. Não imaginam a maravilha que estão a perder!
A versatilidade da courgette é espantosa! Como é possivel prestar-se a tantos formatos e ser uma alternativa saudável às massas alimenticias? Mistééééério!
Já estão prontas/os para desvendá-los?
INGREDIENTES do pesto económico:
  • 75 gr de folhas manjericão fresco;
  • 0,75 dl de azeite;
  • 2 colheres (sopa) sementes girassol demolhadas;
  • 1 dente de alho;
  • 1 colher (sopa) levedura de cerveja.
INGREDIENTES do fetuccini:
  • 1 courgette biológica descascada;
  • Nozes pecãs biológicas;
  • Pitada de flôr de sal.
INGREDIENTES do shitaki marinado:
  • Shitaki sem pé e cortado aos pedaços;
  • Molho de soja;
  • Sumo de gengibre ralado;
  • Vinagre de ameixa (pouco);
  • Sal e pimenta.
DECORAÇÃO:
  • Abóbora manteiga ralada;
  • Rebentos de alho francês.
CONFECÇÃO:
Colocar as sementes de girassol de molho em pouca água uns 20 minutos antes.
Preparar o shitaki e deixar a marinar. Também pode prepará-lo na véspera e guardar no frigorifico.
Triturar todos os ingredientes do pesto num copo misturador com a liquidificadora de mão. Reservar no frigorifico.
Laminar a courgette descascada na mandolina com o utensilio de cortar em tiras.
Partir as nozes pecãs e montar o prato. Para decorar pode juntar abóbora manteiga ralada e rebentos de alho francês. Como gosto bastante de levedura de cerveja povilhei a massa com ela, como se fosse queijo parmesão.

16 comentários:

  1. Como sempre surpreendes!
    Essse pesto deve ser uma delicia e bem original, a mandolina para cortar a courguete não conheço podes mostrar?
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Olha eu comprei neste link:

    http://www.cristaleriasgarcia.com/mandolina-inox-ccarro-bron-profesional-p-551.html

    Mas parece-me que já há por cá, por Portugal. Só não sei onde!

    Pode ser que as pessoas que venham comentar a seguir saibam.
    ALGUÉM SABE???

    ResponderEliminar
  3. Um estilo de vida que vejo estares a adoptar em força querida Rutinha!! Gostaria de ser assim como tu e abrir a minha mente a novas abordagens mais saudáveis. Esta é a meu ver a simplicidade total e imagino a intensidade dos sabores dos alimentos que tens o privilágio de desfrutar, para além de dever ser uma fonte de Vitalidade e longevidade, uma vez que as toxinas não se casam com ela!! Mas também é preciso ter uma boa dose de criatividade para inovar, penso eu... Mas isso é coisa que nunca faltou à minha Amiga!! Tem muito bom aspecto e tenho a certeza de que iria gostar...Mas para quem ainda não consegui largar a "chichinha" (perdoa-me Rutinha pois sei que devia, pelo factor saúde mas também ambiental), nunca conseguirá mudar para esse intrigante tipo de alimentação! Tiro-te o chapéu menina Rute! Beijinho grande e bom fim-de-semana.

    ResponderEliminar
  4. Hummmmmm... Essa massa deve ter ficado duplamente gostosa, com esse ingredientes, uma tentação hein! Bjos

    ResponderEliminar
  5. Ó minha brisa de Paredes!

    Mudaicetea não precisas. Podes simplesmente juntar o crú à chicha que ninguém se chateia e faz bem à saúde na mesma.

    Eu publico a visão total, tu e as outras meninas aproveitam o que conseguirem.

    Umas provavelmente acham mais piada ao pesto, outras ao fetuccini crú, outras ainda ao shitaki marinado :)

    Pode-se usar junto ou separado.
    É à vontade do freguês.
    Dá um toque de criatividade aos teus pratos de sempre ;)
    Beijinhos linda.

    ResponderEliminar
  6. Paula,

    tá mesmo deliciosa. Pena eu não ter tirado foto depois de misturar o molho. Parecia mesmo fetuccini normal :)
    Bjos

    ResponderEliminar
  7. :DDDD
    Rutinha, uma brasa como tu pode ir a festas sem preocupações dessas!!
    Um grande beijinho minha amiga tão divertida!

    ResponderEliminar
  8. Ah só agora li a tua resposta :)))
    Pois Na minha próxima postagem me aguarda!!!
    beijoquinha minha Aragem fresca de Lisboa!!

    ResponderEliminar
  9. Como sempre, bastante inovativa e diferente.
    Feliz fim de semana ♥

    ResponderEliminar
  10. Rute, k aspecto maravilhoso :)...
    Super original, como sempre...
    beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Pois realmente gostava de ter a coragem e papila gustativa para poder aderir a esta forma de alimentação muito mais saudável.
    Parabéns.
    bjsss

    ResponderEliminar
  12. Rute, tudo o que você faz parece delicioso e tem uma aparência fantástica! Seu capricho e cuidado com a comida revelam que você faz tudo com muito carinho e dedicação! Parabéns por mais uma receita de sucesso! Beijão!

    ResponderEliminar
  13. Bem que este prato podia estar na montra do Vitamina :) Eu comia!

    ResponderEliminar
  14. Obrigada a estas meninas lindas que por aqui passaram.
    Beijinhos e boa semana para todas.
    Experimentem o crú!

    ResponderEliminar
  15. Impressionante, parece mesmo massa de verdade! E eu que nem sabia que as curgetes se podiam comer cruas!

    ResponderEliminar
  16. Podem sim Ana. Bem me parecia que desconhecias a possibilidade.
    Não deixes de ver os outros artigos da courgete esparguete, ou da courgette lasanha, canelones... E podes juntar a courgette a sumos~de fruta.

    Estão na etiqueta Crudivorismo. É possivel que depois de seleccionar a etiqueta, vás ter de ir até ao fim da página e clickar em mensagens antigas para continuar.

    Beijinhos e boa courgetada :)

    ResponderEliminar