22 julho 2010

PICA-PAU TROPICAL C/ PURÉ HOLANDÊS

O pica-pau tropical de seitan foi um rasgo de criatividade que me deu derrepente! Estáva a cortá-lo às fatias finas para outra confecção quando apeteceu-me cortá-lo, também, aos pedacinhos. Entretanto os quadradinhos lembraram-me o prato pica-pau que é feito com bife e pickles, mas como não tinha cá pickles, optei por juntar fruta e ficou uma delícia!
Julgo que o nome pica-pau vem do facto de ser uma iguaria servida como petisco. Dai que se use palitos de madeira para petiscar os bifinhos junto com os pickles, comendo-os entalados num pouco de pão :) Resumindo, para comer, há que picar o pau na frigideira de barro onde é servido o petisco.
O puré holandês foi-me ensinado por um casal de holandeses. Não sei se realmente é um prato tipico de lá, mas na altura, há 13 anos atrás, ensinaram-me a fazer umas almondegas fritas na frigideira que acompanhavam com um puré esmigalhado com garfo. O puré holandês em vez de levar leite leva natas. Andou esquecido na minha casa desde o tempo que deixei de usar natas de origem animal e entretanto resgatei-o da memória, modifiquei-o, usando natas de soja.
INGREDIENTES do puré holandês:
  • Batatas cozidas;
  • 1 pacote de natas soja;
  • Flôr de sal;
  • Pimenta em pó;
  • Noz moscada em pó;
  • Pimento vermelho para decorar (opcional).
INGREDIENTES do pica-pau Seitan:
  • 250 gr de Seitan;
  • Sumo de gengibre crú ralado;
  • 2 dentes de alho ralados;
  • Molho de soja;
  • Sumo de 1/2 limão;
  • Coentros frescos picados;
  • Pimenta em pó;
  • Azeite para fritar;
  • Pêssego e meloa aos cubos.
CONFECÇÃO:
Cozer as batatas. Escorrê-las e esmigalhar grosseiramente com um garfo. Levar novamente ao lume com natas de soja e tempero de sal, pimenta e noz moscada.
Cortar o seitan em fatias finas e depois aos quadrados. Temperar com sumo de gengibre ralado, molho de soja, alho ralado, sumo de limão, pimenta e coentros frescos picados. Em principio não precisa de sal porque o molho de soja é salgado e os coentros também.
Regar uma frigideira anti-aderente com azeite, saltear o seitan.
Enquanto isto, cortar a fruta em cubos. Não convém ser fruta muito madura. Caso contrário larga muito sumo na frigideira. O seitan não precisa de muita fritura dai que pode de imediato juntar a fruta, deixar saltear mais um bocadinho, misturar e apagar o lume.
Sirva e bom apetite!

16 comentários:

  1. Hum... Que prato lindo, deve ter ficado muito gostoso! Bjinhos Rute

    ResponderEliminar
  2. Não conhecia nenhuma das receitas, mas tem um aspecto excelente.
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Pica-pau nunca ouvi falar como prato, mas nem seitan eu conheço. Descobri na net que é derivado da proteína do trigo, o glúten.
    O lema é aprender sempre!
    Bjs.

    ResponderEliminar
  4. Pois bem, o pica-pau tradicional pode ser feito com bife de vaca ou de porco. É cortado aos pedacinhos, temperadinho com alho, pimenta, e por vezes piri-piri, frito em margarina e no fim leva pickles picadinhos.

    Na época que eu fazia pica-pau juntáva um pouco de cerveja para fazer molhinho e deixava evaporar o alcool. É um petisco saboroso. Óptimo para uma tarde de futebol :)

    Deixo-vos o link do blog da Isabel que publicou um pica-pau em Maio (para verem o aspecto do original):

    http://sitiodasdelicias.blogspot.com/2010/04/pica-pau-de-vaca.html

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  5. Nunca comi pica-pau, nem de carne, nem de seitan mas sei que gosto de puré :)

    ResponderEliminar
  6. Eu gosto de pica paus! Mas o seitan ainda não provei...
    Com frutas só pode ficar uma delicia! É um dos meus truques para comer fruta: servir com a refeição principal! Ainda hoje o jantar foi com ananás.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  7. Não conheço este prato chamado pica-pau Rute, mas adoro receitas vegetarianas!
    Vou tentar fazer sua receita quando tiver seitan.
    Bjinhos

    ResponderEliminar
  8. Olá a todas :)
    Olá Catarina que é nova visita neste espaço.
    Não deixem de experimentar. É muuuito bom!
    E até podem juntar pickles. Também tenho de experimentar com pickles.
    Beijinhos e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  9. Parece delicioso esse prato, Rute! Gostei da dica de experimentar com picles, adooooro! Beijão!

    ResponderEliminar
  10. Adoro pica-pau...do outro. deste não eu mas com é feito por ti deve estar delicioso.
    Cor linda.
    bjssss

    ResponderEliminar
  11. Sabes que ando a esforçar-me por reatar a amizade com o seitan...
    Em grande parte, graças às tuas receitas super coloridas, com esse aspecto irresistível...
    Em vez da vizinha enjoada que me saiu na rifa (e até enfezada - deve comer 1 ervilha e um copo de água às refeições, lol), bem podia ter antes uma Rute Veggie! hehehe:)
    Bom FDS, linda*****

    ResponderEliminar
  12. Olá a estas 3 lindas meninas que chegaram por último :)

    Katia, estou em dívida para consigo! Estive lá no seu blog, vi o video, o passatempo mas já não deu para comentar. A ver se vou lá entretanto... tá dificil arranjar tempo de lazer :(

    Abelhinha, tenho de te fazer um pratinho veggie para desmistificar a noção que tens de pratos vegetarianos. Depois de provares não queres outra coisa de certeza :)

    Maryzita! Isso é que era o delirio! Eu e tu, vizinhas! Ui...grandes parties na cozinha uma da outra e muitas oferendas a toda a hora para partilhar experiências :) De enfezada não tenho nada, ah ah ah, antes pelo contrário, sou bem roliça!

    Beiiiiiiiiiiiiiiiiijos pra vcs!
    Bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  13. Rute linda,

    Adoraria estar pertinho de ti para me alimentar com os teus rasgos de criatividade de onde saem engenharias deliciosas como esta! Até o Seitan que nada tem de atraente, consegues dar esta aspecto tão apetitoso e que convence o mais resistente à comida vegetariana! Adorei também o puré! (adoro puré). Obrigada por teres "linkado" o meu picapau: a verdade é que recebi nos últimos dias algumas visitas nesta página e agora entendi porquê: foi obra da querida Rute!!
    Um grande beijinho. Vou ler o teu artigo da blogagem espiritual que me parece deveras interessante!

    ResponderEliminar
  14. Isabelita,

    eu, tu e a Mary seriamos as vizinhas mais felizes que já alguma vez existiu!

    Já nos estou a imaginar a trocar iguarias. Em vez de sermos aquelas vizinhas chatas que pedem 1 ovo, uma cháv disto e daqueloutro, passavamos a vida a perguntar umas às outras: -Olha, queres provar a minha nova criação??

    Até alinhava convosco no festival da canção só para degustarmos juntas um banquete caseirinho ;)

    ResponderEliminar