25 setembro 2010

BOLO DE ARROZ CRÚ COM QUEIJO E CANELA

Inacreditável o bom que este bolo fica. Ainda na série Bolos de liquidificador, vagueei na net à procura de bolos rápidos que não levassem farinha de Trigo e encontrei este, exclusivamente de arroz crú!! Mais prático não há!! Estou verdadeiramente encantada!

A receita original descobri-a no blog Mil e uma coisas.

A canela em pó de topping e a casca de laranja é invenção minha. Desta forma quase que podia mudar o nome para Bolo de Arroz Doce ;)

INGREDIENTES (chávena = xicara):
  • 2 chávenas arroz crú demolhado 12 horas;
  • 1 cháv. de leite de soja natural;
  • 4 ovos Médios;
  • 3/4 cháv. óleo de milho;
  • 1 cháv. de açúcar mascavado claro;
  • 3/4 cháv. queijo flamengo ralado;
  • 1 colher (sopa) fermento Royal;
  • Canela em pó;
  • 4 cascas de laranja biológica.
CONFECÇÃO:

Colocar o arroz de molho em água dum dia para o outro.

No dia seguinte liquidificar o arroz com o leite. Usando a Bimby são 3 minutos na velocidade 9 com temperatura 40º (achei importante amornar a mistura porque o leite estáva frio).

De seguida juntar os ovos, óleo, açúcar mascavado claro e o queijo flamento ralado. Triturar 1 minuto na velocidade 5 da Bimby ou noutro liquidificador. Quase no fim juntar o fermento e terminado o tempo, programar velocidade Espiga, 3 a 4 voltas.

Untar uma forma com óleo de milho, deitar o preparado, povilhar de canela em pó, espetar 4 cascas de laranja à volta. Levar a forno quente a 200º, baixando depois para 150º. Ao fim de 40 minutos espetar palito para conferir cozedura da massa.

36 comentários:

  1. Opá com Bimby é sempre andar, nada mais rápido.
    Costumo comer é um pudim de arroz crú.
    bjsss

    ResponderEliminar
  2. Pois, realmente também deve dar. Provavelmente leva menos arroz e mais ovos. Publica esse na Colmeia Bimbando para eu ver!
    Beijinhos amiga.

    ResponderEliminar
  3. Rute, que receita mais diferente! Nunca comi bolo de arroz e achei esta mistura de ingredientes bem interessante.
    O bolo ficou lindo, isso é indiscutível!
    Beijos,
    Fabi

    ResponderEliminar
  4. mesmo que um oceano nos separe, os relatos de nós mães são sempre muito parecidos, rs!
    fiquei com vontade de provar o bolo, parece simples mas com um sabor...
    um bj doce e bom fim de semana
    roberta

    ResponderEliminar
  5. mais um que deu-me uma vontade enorme de experimentar.....o de farinha de milho ainda cá anda aos "pontapés" só eu o como, mas enche-me bastante, tenho que comer fatias bem finas.

    ResponderEliminar
  6. Meninas,
    este ainda é melhor que o de milho.

    Kombi, experimenta torrar o de milho na torradeira e comer com queijo ou com doce. É divino. Comi bastante aos peq almoços.

    Beijinhos a todas.

    ResponderEliminar
  7. Guria que criativo...adorei

    parabens mesmo

    bjsssssssssssss

    ResponderEliminar
  8. Deve ter ficado bem gostoso. Lá no meu blog tem uma receita de bolo de chocolate sem farinha de trigo e também um de milho, depois dê uma olhada para ver se lhe agrada.

    Quero também lhe convidar para participar do sorteio de 2 anos do blog Eu Mulher.

    Bjs

    ResponderEliminar
  9. Que bolo curioso... fiquei tentada a experimentar....Babette

    ResponderEliminar
  10. Querida Rute,
    fiquei muito surpreendida: nunca tinha imaginado essa possibilidade: um bolo de arroz crú! E com queijinho e polvilhado de canela, com essa cor tão bonita, já ganhei hoje o meu dia pois levo comigo uma receita que tenho a certeza que irá encantar todos aqueles que provarem. Sabes Rute, nunca me canso de dizer e digo-o muito sinceramente: tenho aprendido muito com este blog, tens aberto os meus horizontes alimentares fazendo-me descobrir novas possibilidades na cozinha tão ou mais deliciosas mas sempre mais saudáveis do que as tradicionais.
    Saio do Publicar encantada com a sugestão.
    Um grande beijinho para ti Rute e um bom fim-de-semana! Muito obrigada pela simpatia sempre presente no meu cantinho com os teus comentários muito construtivos!

    ResponderEliminar
  11. Arroz cru?! Nunca imaginei...!

    Entao e pulverizar o arroz nao resulta?' Digo isto naqueles ataques do " apetece-me um bolo e e jaaaaaaaaa ", e nao tenho arroz demolhado ha 12 horas! eheh

    ResponderEliminar
  12. Olá olá olá a todas!
    Ando eléctrica com a descoberta dos bolos sem gluten. Se o que tenho no forno sair bem, será a próxima publicação. Me aguardem!

    Anita, é demais não é? Um hino à criatividade na cozinha.

    Ana, gostei muito do bolinho de chocolate que vc me apresentou. Ficou curiosa! Se não visse lá a foto julgava que não resultaria. Bolo sem farinha alguma, que máximo!

    Babette, experimenta. É muito saboroso. Talvez seja bom para aquelas ocasiões em que os miúdos andam com desarranjos intestinais. Será? As tipicas viroses do tempo lectivo.

    Conceição, é um bolo muito docinho, quase arriscava a dizer para diminuires açúcar.

    Isabel, é por estas e outras que não me canso da vida. Há um mundo de alterantivas alimentares a descobrir. Ficarmos presos a conceitos transmitidos de geração em geração estagna a nossa evolução. A experiência conduz-nos ao conhecimento. Vou tentar continuar a surpreender, a ti e a mim :)

    Verdinha, julgo que sim, que deve ser possivel com farinha de arroz. Mas não tenho as medidas certas para isso e desconfio que o bolo de farinha de arroz fica areado. Enquanto que o arroz ao ser hidratado durante a noite, forma um creme liso quando é liquidificado com o leite. Só vendo. É super giro confeccionar o bolo de arroz crú. Prova o leite com o arroz triturado. Até me deu umas ideias para leite de arroz crudivoro!

    Beijinhos amigas.
    Até breve.

    ResponderEliminar
  13. Uma bela ideia para ajudar a gastar o meu arroz integral, que na família ninguém curte, só eu (e em forma de bolo nem desconfiam)! :)
    Nem imaginas a quantidade de coisas que tenho para dar vazão, por ser a única a consumi-las...
    Mas essa das cascas de laranja espetadas na forma é que fez rir...tenho que experimentar a técnica! Hihihi

    ResponderEliminar
  14. Olha que bolinho tão original com arroz cru, ainda nao tinha visto tal coisa. Ja anotei...hehehe.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  15. Que original!! Já percebi que andas numa de bolinhos rápidos.E tens mostrado umas tentações.
    Bjs

    ResponderEliminar
  16. Bom dia alegria!

    Maryzita, realmente é uma boa ideia para arroz integral mas tenho um certo medo que não resulte a 100% por causa das casquinhas do arroz. No entanto, faço a seguinte sugestão, antes de colocares o arroz integral de molho dá-lhe um polimento para retirar parte da casca.

    Como é que isso se faz!? Fácil. Colocas o arroz seco dentro de um liquidificador e trituras poucos minutos com velocidade média. Vais reparar que o arroz não tritura, simplesmente larga pó. É a casca a ser lapidada :)

    Só dps pões o arroz de molho e como é integral, sugiro ainda outra coisa: mais horas de molho, por ex. 24 horas. Experimenta.

    Cacahuette, ao que parece este bolinho não é novidade, mas para nós é. Por isso resolvi trazê-lo ao nosso conhecimento pois nunca o tinha visto nos blogs das amigas.

    Sandrinha, verdade. Ando numa de tudo rápido. De "intantaneo" caseiro. Nada de E´s mas sim de velocidade aluciante :) Preciso de tempo útil para outros interesses pelo que não posso despediçar-me na cozinha, ah ah ah.

    Beijinhos a todas. Boa semana de trabalho.

    ResponderEliminar
  17. Polir arroz! Ai as coisas que aprendemos contigo...que nunca nos faltes, miúda! hehehe:)

    ResponderEliminar
  18. Olá, querida Rute
    Já conhecia o rocambole de arroz cozido e outros quitutes de fora daqui mas esse exatamente não... creio que vou experimnetar,gosto da mistura com queijo.
    Deve ficar muito bom!
    Tenha ótima tarde abençoada aí.
    Bjs

    ResponderEliminar
  19. A bimby é uma ajuda brutal mesmo na cozinha.. Foi coisa k nunca imaginei mas k tem um excelente aspecto...
    Quanto aos chakras, conheço sim kida :)...
    beijinhos

    ResponderEliminar
  20. Olá Rute!
    Eu já ví esse bolo na net e fiquei curiosa mas não tive coragem de fazer,estou curiosa...ele fica fofo
    como um bolo de farinha ou pesado?
    Desde já obrigada se puder responder-me.
    Boa noite uma ótima semana.

    ResponderEliminar
  21. Olá de novo,

    Maryzita, ainda bem que vieste conferir a resposta :)

    Ameixinha, tem bom aspecto e sabe bem. Lembra os bolos de arroz pequenos.

    Orvalho que bom que vc comentou. Adorei a ideia do rocambole de arroz. É possivel que dê com arroz crú, vou tentar fazer um rocambole de arroz crú. Vamos ver se tenho sucesso.

    Xana, ahhhhhhhhhh então entendeste as cores :) Um bolinho para equilibrar energias :)

    AnaKoelho, sim ele fica fofo. Não é tão pesado como o de farinha de milho. Lembra os bolos de arroz pequenos, aqueles com a fita à volta. Todos gostamos muito. Morninho então!!!!

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  22. CONVITE VIP
    Olá, querida Rute
    Passa amanhã em meu Blog... dia 01/10... a partir das 10h... e não teremos hora para acabar a festividade...
    Oferecei um coquetel de 7 botões de rosa orvalhada...
    Não falte, vai me fazer MUITO feliz e desejo fazer-lhe também.
    Abraços fraternais

    http://espiritual-idade.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  23. Rute, adoro suas receitas e suas lindas fotos! Esse bolo parece bem diferente, acho que nunca comi nada parecido! Beijão!

    ResponderEliminar
  24. Bom Dia Rute,
    voltei a este post para te dizer que este bolo é verdadeiramente delicioso: fi-lo no Domingo de manhã e não passou de Domingo!!!Muito bom mesmo!
    Tenho uma surpresa para ti no meu cantinho, passa lá quando tiveres um tempinho Amiga :)
    Beijinho grande e Boa Semana.

    ResponderEliminar
  25. Rute, onde ficou a fatia das colegas......

    ResponderEliminar
  26. Olá!

    Fiz este bolo hoje à noite. Estava toda entusiasmada...mas o bolo saiu enqueijado por dentro, é mesmo assim tipo queijada?

    ResponderEliminar
  27. Olá, Gisa.
    Não, o meu não ficou enqueijado. O interior do meu ficou tipo os bolos de arroz pequeninos.
    Eu usei arroz carolino de produção integrada. Terá influência?

    ResponderEliminar
  28. Eu também usei arroz carolino. Sinceramente não sei o que se passou. Tive muita pena poque estava cá com uma ansiedade por fazer e comer este bolo... Não sei o que correu mal. Talvez tente outra vez. Alterei algumas coisas mas nada de especial. Não fiz na bimby, deixei o arroz a demolhar por 24h. E bati as claras em castelo. Será que foi alguma destas coisas?

    ResponderEliminar
  29. Gisa,

    tente da seguinte forma:

    Trocar a água do arroz a meio do tempo, pois pode ser um arroz com muita goma.

    Não bata as claras em castelo, liquidifique os ovos inteiros.

    E é muito importante não bater muito tempo o fermento.
    Espero que resulte, na 2ªtentativa.

    ResponderEliminar
  30. Ahhhhhhhh li agora algo que pode ter influênciado. Não é 24h de molho, é 12h de molho, conforme está na receita.

    ResponderEliminar
  31. Eu deixei mais tempo de molho porque como n tenho bimby pensei que triturasse melhor. Porque a minha tia tambem fez o bolo e diz que se notou bocadinho de arroz. Será que foi o tempo? Lavaste o arroz?

    ResponderEliminar
  32. Gisa, sim lavei o arroz. Mas só deixei de molho 12 horas. Talvez mais um bocadinho mas não 24 horas. É muito!

    ResponderEliminar
  33. Olá Rute, agradeço imenso a tua simpática visita, é claro que assim que pude vim saber como tinha corrido a tua experiência com esta receita, até porque a Vini do Amélia Digital ao comentar o meu bolo fez o favor de colocar o link deste post. Gostei imenso das tuas alterações, hei-de experimentar da forma como o fazes. Hoje curiosamente estava ainda mais fofinho que ontem, uma delicia!
    Gosto dos assuntos que tratas aqui no teu blog, também voltarei mais vezes, um beijinho:)))

    ResponderEliminar
  34. Olá Duxa,
    fiquei agradávelmente surpreendida de receber a tua visita. Obrigada pelo comentário e pela simpatia.
    Vou incluir-te no blogroll da coluna da direita para acompanhar as novidades do teu blog. Também gostei do que vi por lá.
    Beijinhos e até breve.
    Rute

    ResponderEliminar